Postado por Daniel Morais em 25 de maio de 2018
Por Kamile Araújo – Economista
Hoje vamos falar de anuidade do cartão de crédito. Você sabe o que é isso? Trata-se de uma taxa paga anualmente pela prestação de serviços de administração, manutenção, gerenciamento e monitoramento do seu cartão de crédito. Os valores de anuidade variam muito de cartão para cartão.
Alguns bancos chegam a cobrar R$1.200,00 (R$100,00/mês) de anuidade. Muitos de nós concentramos as compras no cartão, seja para organizar os gastos, pra aproveitar o prazo ou pra acumular pontuação e trocar por algum benefício, como passagens aéreas e outros descontos. Mas, será mesmo que é necessário pagar todo esse valor, além da comissão que as empresas contratantes já garantem aos bancos? Jamais!
O que muitos não sabem, e agora eu vou contar, é que É POSSÍVEL NEGOCIAR O VALOR DA ANUIDADE! Sim! Você pode conseguir um grande desconto nessa taxa e até mesmo a isenção. E como fazer isso? Bem, você vai precisar de um telefone, 20 minutos e muita paciência.
Ligue para a central de atendimento e converse com a moça sobre a possibilidade de reduzir o valor da anuidade. Apresente os seus argumentos e deixe claro que concentra a maioria dos seus gastos nesse cartão, sendo até injusto pagar uma anuidade tão alta. Ressalte que recebeu diversas propostas de cartões sem anuidade e com vários benefícios interessantes pra você, ex: Nubank. Deixe claro que está sempre pagando em dia a sua fatura.
É bem provável que ela te faça algumas propostas de desconto, mas não aceite de primeira! Insista na possibilidade de isenção e ameace de cancelar. Caso necessário, peça para falar com o supervisor e repita todos os argumentos iniciais. Diante de uma resposta negativa, a recomendação é sugerir um desconto de 75% ou aceitar o desconto máximo que eles ofereceram (já é uma economia, né), faça isso se você não quer abrir mão do cartão de jeito nenhum. Mas, se você tiver outras opções de cartão isentos de anuidade ou que te garantam melhores condições, cancele o cartão! Não dependa do cartão de crédito! Com as suas finanças organizadas, você consegue fazer com que ele também trabalhe em seu favor!
Você já negociou anuidade de cartão? Qual foi a sua estratégia? Me conte aqui nos comentários!
Kamile Araújo
–
Economista
Mestra em Economia Regional e Políticas Públicas
Consultora de Finanças Pessoais e Investimentos na Poup & Invest