Durante reunião do Comitê Gestor de Crise da Covid-19, do qual a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) é membro ocupando duas cadeiras, o Poder Legislativo Municipal manifestou o seu apoio ao toque de recolher determinado pelo Governo do Estado através do Decreto nº 20.233 (http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html), publicado nesta quarta, 17, no Diário Oficial do Estado.

Com o decreto, ficam proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 22h às 05h, de 19 a 25 de fevereiro de 2021.

Presidente da Casa, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB) ressaltou que as ações devem ter como norte a preservação de vidas. “Estamos fazendo o papel fiscalizador, como devemos fazer, mas também de apoio à prefeitura. É melhor darmos um passo atrás para depois avançarmos cinco à frente. Nós precisamos salvar vidas”, disse ele.

Membro da Comissão de Crise e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, a vereadora Viviane Sampaio (PT) parabenizou a prefeitura por atender ao decreto do Estado.  “A gente quer parabenizar a prefeitura por estar atendendo ao decreto do Governo Estadual”, disse a parlamentar. A vereadora apontou que o momento é de adotar cautela, uma vez que o cenário é preocupante. “São apenas sete dias, mas o cenário epidemiológico ainda tende a medidas mais drásticas”, analisou.

Representando o setor de bares e restaurantes, um dos setores mais afetados pela decisão, Dante Gusmão, vice-presidente da Associação de Bares e Restaurantes da Indústria Alimentícia Fora do Lar de Vitoria da Conquista (Abracon) reconheceu que, apesar das dificuldades que a decisão provoca, é preciso entender que a medida se faz necessária. “Estamos preocupados, mas queremos ajudar”, disse ele.

Ele apontou, porém, que a preocupação é grande. “Nossa preocupação é isso se prolongar e o setor vir à falência. Essa é a realidade. Estamos falando de 5 mil empregos diretos e indiretos”, disse Gusmão,  contabilizando o número de empregos gerados pelo setor. “Essa pandemia fechou nosso comércio por cinco meses. Muitos não voltaram”, emendou ele, apontando o quanto o fechamento prolongado pode ser prejudicial.

O outro representante da Câmara Municipal, o vereador Ivan Cordeiro (PTB) parabenizou a Abracon pela compreensão e colaboração. “O momento é mesmo de somar esforços”, analisou o parlamentar. Cordeiro apontou também que com o apoio de todos, esse momento será superado. “Juntos, a gente pode vencer essa pandemia”, finalizou ele.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Hélio Marques, registrou o apoio da entidade à decisão. “A CDL apoia esse processo. Estamos juntos para o que for preciso”, disse o gestor. Marques pontuou ainda que nos últimos meses, algumas situações geraram aglomerações, como as campanhas eleitorais e as festas de final de ano, possivelmente gerando um maior índice de aglomerações.

Presidente do Comitê Gestor de Crise, o secretário Municipal de Administração, Kairan Rocha, apontou que o toque de recolher se fez necessário devido à situação da Saúde Pública em Vitória da Conquista, principalmente por ser uma cidade que atende a diversos municípios da região. “Um dos grandes motivos que nos fizeram acatar é entender o momento de possível colapso”, justificou.