A partir desta terça-feira (5/1), estará disponível o Cartão de Confirmação de Inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Entre outras informações, o cartão contém número de inscrição, data, hora e local do exame. O documento poderá ser acessado na Página do Participante. As provas do Enem 2020 ocorrerão em 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas.

Embora não seja obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão nos dias de aplicação. O documento também registra que o candidato deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

Para acessar a Página do Participante, o inscrito deve, obrigatoriamente, cadastrar-se no portal do Governo Federal. O login e a senha únicos são necessários para acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição.

Aplicativo auxilia o participante

Entre os canais de informação sobre o exame, o Inep disponibiliza também o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante também pode fazer um simulado, como preparação para a prova. O aplicativo está disponível na Play Store, para usuários dos sistemas Android e na Apple Store, para os usuários de IOS.

Já no site do Enem, é possível verificar o cronograma, além de instruções para antes, durante e depois do exame. No Sistema Enem, o participante também pode acessar diversas informações que ficam disponíveis desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos, como manuais, guias e cartilhas.