Às voltas com a inauguração do novo aeroporto Glauber Rocha, Vitória da Conquista estará no centro do noticiário estadual e nacional na próxima semana por receber as visitas do governador Rui Costa (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para a inauguração do equipamento.

“Tudo bem, Igor, mas o que isso tem a ver com esporte?”, você pode estar se perguntando agora. Na verdade, não tem nada (risos), mas isso me faz refletir sobre a infraestrutura da cidade. No esporte, por exemplo, temos três grandes praças e sobre elas quero falar nessa e nas próximas colunas.

A começar pelo Murilão, o Estádio Municipal da Zona Oeste, inaugurado em dezembro de 1992 e localizado no bairro Bruno Bacelar, com capacidade para 6 mil pessoas, o local é diferenciado por si. Ao mesmo tempo que tem o velho campo de terra, também tem vestiários subterrâneos, algo que pode parecer uma cereja num bolo de puba, mas que dá um charme especial ao estádio destinado ao futebol amador e podemos dizer que enquanto esteve em uso, cumpriu bem o seu papel.

A questão toda é que desde janeiro de 2017, o Murilão foi fechado pela PMVC para reformas e até agora nada. Nada de reforma e sem perspectiva para que isso aconteça.

Caso o estádio seja realmente reformado, ganhando um gramado, reforma dos muros e revitalização da estrutura do local, poderia ser uma alternativa até mesmo para o futebol profissional, visto que ele supera a capacidade mínima exigida pela FBF para o Baianão (5 mil pessoas).

Também possibilitaria uma cobertura mais firme do futebol amador da cidade por nós da mídia, visto que diferente do Edvaldo Flores, o estádio da Zona Oeste possui cabines de imprensa (ainda falarei mais sobre isso).

O ponto todo de discussão é: o que será feito? Por que ainda não foi feito? Quando será feito? Cabe a todos da Zona Oeste e do esporte de Conquista estarem juntos para cobrar essas respostas da Prefeitura.

DOIS PONTOS:

PONTO 1:
Mata-mata da LCDT começou já com Grêmio e Biriguidy em vantagem nos seus jogos. Próximo final de semana teremos Santos x Ponte Preta, Jurema x Comercial. Promessa de dois bons jogos no Edvaldo Flores.

PONTO 2:
Vamos aos jogos de volta da Copa do Brasil neste meio de semana. Bahia x Grêmio, Atlético-MG x Cruzeiro, Flamengo x Atlético-PR e Palmeiras x Inter. Alguns já decididos (ou não?), outros ainda com uma gordura pra queimar (ou não?²). Acompanhemos…

Esta coluna volta antes que o Murilão se torne uma das novas arenas do Brasil. Um abraço e até a próxima.

Igor Novaes – @novaesigor

*Igor Novaes é jornalista, colunista de esportes do Redação Brasil, narrador e apresentador.