O Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista aproveitou a visita do governador Rui Costa (PT) ao município nessa sexta-feira, 18, para entregar ao gestor um documento com demandas locais do segmento. O mesmo material já havia sido entregue à Câmara de Vereadores e à Prefeitura Municipal no dia oito de março, quando o Fórum realizou a Marcha das Mulheres, que reuniu mulheres em manifestação que percorreu ruas do Centro da cidade.

Representantes do Fórum estiveram na Feira Cidadã, ação do Governo da Bahia, para realizar a entrega das demandas a Rui Costa. “Foi um momento rápido, mas muito importante. O governador recebeu o documento com muito cuidado. Avaliamos como positivo o momento e agora esperamos um retorno do Governo da Bahia”, afirmou Maria Otília, presidente do Conselho Municipal da Mulheres. Estiveram no ato Lídia Rodrigues, presidente da União de Mulheres, Viviane Sampaio, vereadora pelo PT e integrante do Conselho da Mulher, Gilmara Braga, da OAB – Vitória da Conquista e Lucimeire Passos, do Instituto Mata de Cipó.

Entre as demandas cobradas, destacam-se o pedido para que a Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM) funcione 24 horas; realização de concurso e qualificação do quadro de profissionais da delegacia; implementação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; implantação de uma Casa Abrigo, que seja flutuante e ofereça creche e escola para as crianças que acompanham as mães em situação de violência; e melhor estruturação da rede estadual, com prioridade no atendimento às crianças e adolescentes, ampliação dos serviços de Pronto Socorro e UTIs pediátricas no HGVC, mantendo e remunerando equipes especializadas, realizando seleção pública para o preenchimento de vagas.