Paralisado há quase 3 meses, o Campeonato Baiano por enquanto não tem data para um retorno, mas a Federação Bahiana de Futebol (FBF) planeja finalizar a competição dentro de campo e para isso aguarda autorização das autoridades de saúde da Bahia para definir um cronograma de volta.

“Estamos na expectativa. Vamos seguir o cronograma após a liberação das autoridades. O próximo passo será fazer um conselho técnico e uma nova inscrição dos atletas, mas tudo depende do aval das prefeituras e do governo do Estado. Vamos cumprir todas as determinações. É aguardar. Já temos um plano definido para a retomada com os protocolos exigidos”, disse o presidente da FBF, Ricardo Lima, em entrevista ao Bahia Notícias.

Em entrevista ao jornalista Alexandre Praetzel numa live no YouTube, o presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellitani, afirmou que o Baianão pode ser retomado no mês de julho, mas para isso deve haver um controle satisfatório da pandemia no estado.

“Estamos discutindo muito isso. Se tudo correr bem no mês de junho nos índices da Bahia que tem procurado cada vez mais ter muita responsabilidade tanto governador quanto prefeito. Isso tem se refletido nos índices que tem melhorado, tem caído, a curva está achatando de fato. Se isso seguir assim em junho, espero que em julho, já no próximo mês, a gente consiga ter as primeiras partidas, lógico que sem público ainda. Mas espero que isso aconteça, repito, sempre estando na pauta do governador e do prefeito essa responsabilidade principal. Vamos seguir o que eles entenderem o que é prioridade na gestão da pandemia”, disse.

Ainda segundo o Bahia Notícias, a tendência é que a Prefeitura de Salvador autorize o retorno dos clubes aos treinos já na semana que vem, o que também pode ser adotado por outros municípios.

O Baianão foi suspenso na 7ª rodada, faltando duas para o término da fase de classificação. O Vitória da Conquista tem pela frente, jogos contra Juazeirense (fora) e Jacobina (em casa). O Estadual é liderado pelo Bahia, com 15 pontos ganhos.

Igor Novaes/ Diário Esportivo.