A técnica da seleção feminina, Pia Sundhage, anunciou nesta quinta-feira a o nome das 23 jogadoras que disputarão os amistosos contra Inglaterra e Polônia, nos dias 5 e 8 de outubro, respectivamente, nas cidades de Middlesbrough e Kielce. A lista traz Marta de volta e algumas mudanças com relação à primeira convocação da treinadora.

Antes do anúncio, no entanto, Marco Aurélio Cunha, coordenador das Seleções Femininas da CBF, divulgou uma novidade: a chegada de Lilie Persson para o cargo de auxiliar-técnica de Pia Sundhage. A sueca de 53 anos estava comandando as categorias de base da seleção da sueca e vai reeditar com Pia a dupla que levou a Suécia à medalha de prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Pia Sundhage e Lilie Persson na coletiva da seleção brasileira feminina — Foto: Bruno Egger / MoWA Press

           Pia Sundhage e Lilie Persson na coletiva da seleção brasileira feminina — Foto: Bruno Egger / MoWA Press

– Lilie é a pessoa ideal para integrar a comissão técnica da seleção brasileira feminina. Há anos trabalhamos juntas e a conheço muito bem. É uma técnica muito inteligente, tem grande conhecimento de futebol e experiência no cenário internacional. Ela vai agregar muito – declarou Pia, com a nova auxiliar ao lado.

– Estou muito feliz de trabalhar com Pia de novo. Talvez eu possa trazer algo para a seleção brasileira – afirmou Persson, por sua vez.

No que diz respeito à lista, Marta está de volta. Ela havia sido chamada na primeira convocação de Pia, mas foi cortada por lesão (seu último jogo foi no dia 24 de agosto, fez um gol na derrota por 2 a 1 para o Washington Spirit), desfalcando o Orlando Pride nas últimas três partidas. O próximo jogo do Pride será apenas no dia 29 de setembro, contra o Sky Blue.
Pia anuncia a convocação de Marta para a seleção brasileira — Foto: Raphael Zarko

                                       Pia anuncia a convocação de Marta para a seleção brasileira — Foto: Raphael Zarko

Já era de conhecimento do público, mesmo antes do anúncio, a presença de cinco jogadoras na lista. Isso porque o Corinthians publicou em suas redes sociais as convocações de Lelê, Érika, Tamires e Victoria Albuquerque, e a Juventus, da Itália, embarcou na onda e “furou” o anúncio de Pia ao badalar a convocação de Maria Alves nos últimos dias.

Letícia, do Corinthians, Daiane, do Tacón (Espanha), Giovanna, do Avaldsnes (Noruega), Poliana, do São José, e Maria, da Juventus, são as novidades com relação à primeira lista de Pia.

A sueca estreou no comando da seleção brasileira feminina no Torneio Internacional de seleções em São Paulo. No primeiro jogo, goleada por 5 a 0 sobre a Argentina. Depois, contra o Chile, empate em 0 a 0 no tempo normal, na decisão do torneio, e derrota do Brasil nos pênaltis.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADAS:

  • GOLEIRAS: Aline Reis (Tenerife-ESP), Bárbara (Avaí) e Letícia (Corinthians);
  • DEFENSORAS: Bruna Benites (Internacional), Daiane (Tacón-ESP), Erika (Corinthians), Giovanna (Avaldsnes-NOR), Kathellen (Bordeaux-FRA), Mônica (CFF Madrid-ESP), Poliana (São José) e Tamires (Corinthians);
  • MEIO-CAMPISTAS: Aline Milene (Ferroviária), Formiga (PSG), Luana (KSPO Women-COR), Maria (Juventus), Thaisa (Tacón-ESP);
  • ATACANTES: Andressa Alves (Roma), Bia Zaneratto (Incheon-COR), Chú (Changchun Dazhong-CHI), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Ludmila (Atlético de Madrid), Marta (Orlando Pride-EUA) e Victória (Corinthians).

Por Raphael Zarko e Tébaro Schmidt — Rio de Janeiro
Fonte: G1