A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida a personalidade do ano pela revista “TIME”. O título é concedido anualmente a pessoas que, por diferentes razões, se destacaram pelas suas atividades. Greta, chamada na última terça-feira de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro, se tornou internacionalmente conhecida pelas mobilizações no seu país natal que inspiraram jovens de todo o mundo a cobrar ações concretas de governos contra as mudanças climáticas.

A “TIME” destacou na capa da sua próxima edição, junto à nomeação da jovem de 16 anos, o “poder da juventude”. Greta está em Madri, onde acompanha a COP-25. A jovem, na última sexta-feira, foi a principal estrela de uma manifestação de 500 mil pessoas pelas ruas da capital espanhola. Desde que chegou à conferência, fez duras críticas ao assassinato de indígenas ao redor do planeta, incluindo o Brasil, o que irritou Bolsonaro.

A jovem sueca defende que lideranças políticas globais assumam suas responsabilidades diante das metas firmadas pelo Acordo de Paris, em 2015. Nesta manhã, na COP-25, Greta acusou chefes de Estado de não agirem na intensidade necessária para contornar a crise climática, já sentida por vários países do mundo.

No passado, ela também atraiu a irritação de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, durante a Cúpula do Clima organizada pela ONU em Nova York. Na ocasião, o presidente americano fez referências irônicas à adolescente após um duro discurso proferido por ela no evento.

Fonte: O Globo