Foi anunciado na tarde desta quarta-feira (01), pela Fundação Abrinq  os vencedores  Prêmio “Prefeito Amigo da Criança” e Herzem Gusmão foi um dos vencedores.  O Prêmio faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança – PPAC, iniciativa da Fundação Abrinq, criado em 1996. O objetivo é mobilizar, apoiar e motivar os gestores públicos em relação a uma das questões mais sensíveis do país: a dos meninos e meninas em situação de risco pessoal e social.

A Fundação Abrinq avaliou as gestões 2017-2020. Ao todo, 2.346 municípios brasileiros concorreram,  125 foram certificados. Nesta edição, a avaliação levou em consideração dois eixos de análise para o reconhecimento das ações: Gestão Pública e Políticas Sociais.

Os municípios que aderem ao Programa firmam um compromisso de mais de três anos, em que cumprem as exigências para participação efetiva; mobilizando órgãos, setores e organizações; planejando e executando ações; participando de eventos técnicos; e prestando as informações demandadas pelo Programa.

Na Bahia, dos 190 municípios participantes apenas 9 foram reconhecidos na gestão 2017-2020. Além de Vitoria da Conquista, Camaçari, Conceição do Jacuípe, Irecê, Itambé, Juazeiro, Mutuípe, Uauá e Várzea da Roça também foram premiados.