O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em apoio à campanha mundial Outubro Rosa, promove ações de conscientização e sensibilização ao câncer de mama.

No dia 14 foi dado início às marcações de exames de mamografias,  promovido pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) e o setor de Bioimagem da Unidade, o mutirão de mamografias com conta com 800 exames disponibilizados para mulheres acima de 45 anos. Na segunda-feira (14) ocorreu, também, um dia de beleza com maquiagem, corte de cabelo, escova e sobrancelha  voltado para as Servidoras do HGVC, promovida pelo Projeto Florescer, a ação foi feita na intenção de sensibilizar as mulheres ao autocuidado.

Na manhã de quarta-feira (16) o setor de Bioimagem do HGVC realizou uma Blitz Educativa, a ação ocorreu na sala de espera da Bioimagem, com intuito de desmitificar o câncer, esclarecer dúvidas e incentivar a prevenção, o setor trouxe para palestrar na unidade um grupo alunos do 8° semestre de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) que instruiu e ensinou a maneira correta de fazer o autoexame das mamas. Para tornar a ação mais leve, o Projetar Cursos ofereceu serviços de massoterapia e  de estética.

Após as palestras houve um momento e que mulheres que já enfrentaram o câncer de mama puderam dar depoimentos e falar como foi a vivência quando estava com a doença.

Para finalizar as ações do Outubro Rosa a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e o Projeto Florescer Vão promover no dia 21 um dia de Beleza  e no dia 23 uma roda de conversa com Nutricionista e Psicólogo voltado para as paciente da Unacon.

*Ascom / HGVC