Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira (22), realizada pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Fernando Jacaré (PT) parabenizou a atuação da Casa nas ações de combate à pandemia causada pelo novo coronavírus. Ele destacou a Comissão de Enfrentamento à Covid-19, criada pela Câmara. “A Comissão tem feito um grande trabalho”, detalhou. Ele ressaltou ações recentes como a fiscalização feita no Núcleo de Referência ao Coronavírus e reunião com representantes do comércio. “Essa Casa tem um papel fundamental e tem feito isso, tem discutido, tem debatido a preocupação nossa com a população, principalmente da periferia e da zona rural”, disse.

Em sua fala, Jacaré pediu urgência na resposta do executivo às solicitações da Casa. Ele frisou que a Câmara tem muito a contribuir, pois “tem como único objetivo ajudar a cidade com ideias e soluções” para se resolver a crise.

Jacaré criticou o anúncio de corte em salários de professores da rede municipal que atuam na zona rural. A prefeitura poderá cortar gratificações por exercício do cargo fora dos limites urbanos da cidade. O valor corresponde a 20% do salário que recebem atualmente. “É algo gravíssimo”, afirmou Jacaré.

Para o vereador, o momento exige união, independente das diferenças partidária. Ele citou o trabalho conjunto entre o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador Rui Costa (PT), apesar de estarem em campos políticos opostos. “Vamos lutar juntos. Lá na frente a gente debate a questão partidária e ideológica. Mas agora é a saúde. Agora são as pessoas”, falou.

Para a reabertura do comércio, o vereador defende uma conversa urgente entre o segmento e a prefeitura. Ele advertiu que é necessário estabelecer medidas de segurança em qualquer cenário. Jacaré ressaltou que o município ainda não alcançou o pico de contaminação.

Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.