Javier Milei foi declarado presidente da Argentina no final da manhã deste domingo (10) pelo Congresso, o que faz parte do rito institucional da passagem de governo. O presidente eleito fez um juramento em uma cerimônia de posse no Congresso Nacional.

Milei foi eleito ao derrotar o peronista Sergio Massa nas urnas em novembro.

Veja um trecho do discurso:

“Hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país”, disse Javier Milei.

“Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Brigas que só conseguiram destruir o nosso país e nos deixar na ruína. Hoje começa uma nova era na Argentina, de paz e prosperidade”, discursou o presidente.

E acrescentou que “nenhum governo recebeu uma situação pior do que a que estamos recebendo”. Milei disse que “a solução implica, por um lado, um ajuste fiscal (…) que, diferentemente do passado, cairá sobre o Estado e não sobre o setor privado”.