Postado por Redação Brasil em 12 de mar de 2018
Chegamos, na terça-feira da semana passada, à marca dos 100 dias para a Copa do Mundo da Rússia. A cabeça da maioria dos brasileiros que gostam de futebol passam, dia a dia,a pensar mais na principal disputa do futebol mundial. Após a decepção dos 7 a 1, no Mineirão, uma das grandes questões é: quem Tite levará para buscar o sonhado Hexa, que poderá nos devolver a confiança na Seleção Brasileira?
Segundo o próprio treinador, se nada de extraordinário acontecer, ao menos 16 nomes já estão garantidos na lista: os goleiros Alisson (Roma – ITA) e Ederson (Manchester City – ING); o lateral direito Daniel Alves (PSG – FRA); os zagueiros Marquinhos (PSG – FRA), Miranda (Inter de Milão – ITA) e Thiago Silva (PSG – FRA); o lateral esquerdo Marcelo (Real Madrid – ESP); o volante Fernandinho (Manchester City – ING); os meias Casemiro (Real Madrid – ESP), Renato Augusto (Beijing Guoan – CHI), Paulinho (Barcelona – ESP) e Willian (Chelsea – ING); o meia-atacante Philippe Coutinho (Barcelona – ESP), os atacantes Neymar (PSG – FRA), Gabriel Jesus (Manchester City – ING) e Firmino (Liverpool – ING).
Tite pode levar até 23 jogadores para a Copa do Mundo, logo, com 16 jogadores praticamente garantidos, restam sete vagas (um goleiro, um zagueiro, dois laterais, dois meias e um atacante) que serão preenchidas a partir do que será observado nos próximos amistosos contra a Rússia (dia 23 de março, em Moscou) e contra a Alemanha (dia 27 de março, em Berlim).
Tite convocou nesta segunda-feira, 12, 25 jogadores. Neymar, se recuperando de uma cirurgia, ficou de fora:
Goleiros:
Alisson (Roma)
Ederson (Manchester City)
Neto (Valência)
Laterais:
Daniel Alves (PSG)
Fágner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros:
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Geromel (Grêmio)
Thiago Silva (PSG)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Meio-campistas:
Casemiro (Real Madrid)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Fernandinho (Manchester City)
Paulinho (Barcelona)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Barcelona)
Willian (Chelsea)
Anderson Talisca (Besiktas)
Atacantes:
Gabriel Jesus (Manchester City)
Roberto Firmino (Liverpool)
Douglas Costa (Juventus)
Willian José (Real Sociedad)
Taison (Shakhtar Donetsk)
Entre os convocados, brigam por um das sete vagas (e por terem sido convocados devem estar à frente nessa briga) o goleiro Neto, os laterais Fágner e Filipe Luís; os zagueiros Geromel e Rodrigo Caio; os meiocampistas Fred e Anderson Talisca; e os atacantes Douglas Costa, Willian José e Taison. Tite certamente testará todos eles durante os jogos, inclusive como titulares. Esta será a última chance de eles mostrarem que têm condições de compor a lista de atletas que irão para Copa da Rússia.
É importante destacar que testes serão feitos e, por serem testes, podem dar errado (né?!) e a Seleção Brasileira poderá ter apresentações abaixo da média nesses próximos dois amistosos e isso não poderá ser visto como o fim das esperanças na vinda do Hexa. Pra mim, a hora de cometer erros é agora. Testar se faz necessário para evitar um outro vexame como o de 2014.
Esse poderá (caso a Seleção Brasileira perca algum dos jogos) ser o momento de o torcedor ter paciência com Tite e levar em consideração o seu retrospecto, com 93% de aproveitamento: 17 jogos, 13 vitórias (Equador – duas vezes, Colômbia – duas vezes, Bolívia, Venezuela, Argentina, Peru, Uruguai, Paraguai, Austrália, Chile e Japão), 3 empates (Colômbia, Bolívia e Inglaterra) e 1 derrota (Argentina). Nesses 17 jogos, os comandados de Tite sofreram apenas 5 gols.
Calendário – Na primeira semana de maio, em data ainda a ser divulgada, Tite fará a convocação para a Copa do Mundo. Os jogadores convocados se apresentarão na Granja Comary, em Teresópolis, para o início da preparação, no dia 21 de maio. De lá, embarcam para Londres, na Inglaterra, no dia 27 ou 28 de maio, onde disputará, no dia 3 de junho um amistoso contra um adversário ainda a ser definido. No dia 10, outro amistoso deverá acontecer, mas a única definição é a data, não se sabe ao certo local, nem o adversário.
No dia seguinte, os convocados de Tite iniciam sua preparação em Sochi, na Rússia, onde ficarão até o jogo de estreia, em 17 de junho, contra a Suíça, na cidade de Rostov-on-Don.
Confira a programação completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo:
17 de junho, às 15h – Brasil x Suíça – Rostov-on-Don;
22 de junho, às 9h – Brasil x Costa Rica – São Petersburgo;
27 de junho, às 15h – Brasil x Sérvia – Moscou.