Na próxima segunda-feira (9), mulheres de diversos segmentos vão às ruas do Centro de Vitória da Conquista em defesa da vida e contra a retirada de direitos. A quarta Marcha das Mulheres integra a agenda de março, mês que tem se consolidado, em todo o mundo, como um calendário de luta das mulheres trabalhadoras e de celebração de conquistas históricas. A concentração está marcada para às 8h, em frente à Prefeitura Municipal, no Centro da cidade. Já a iniciativa é do Fórum de Mulheres, organismo que reúne cerca de 50 entidades, desde coletivos, sindicatos e ONGs, com atuação no campo e na cidade.

O grupo que organiza o movimento construiu um manifesto no qual aponta que “com o crescimento do conservadorismo na vida política de nosso país, ser mulher se torna cada vez mais uma resistência”.

São pontos defendidos pela 4ª Marcha das Mulheres: o fim da violência contra as mulheres com ações como a aplicação correta e integral da Lei Maria da Penha, ampliação da rede “Casa da Mulher Brasileira”, criação de mais delegacias de defesa da mulher e a ampliação do seu horário de funcionamento para 24 horas e preparo dos efetivos para acolhimento e acompanhamento das denúncias; defesa da Educação laica e da igualdade entre pessoas; defesa de políticas públicas direcionadas para a saúde da mulher; revogação da Reforma Trabalhista e da EC 26 /2020, que trata da reforma da previdência na Bahia; defesa da manutenção e ampliação dos limites constitucionais mínimos individualizados para os investimentos em saúde/educação e a revogação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos Públicos (EC 95/2016); defesa das liberdades democráticas; e combate ao avanço do autoritarismo no Brasil.

O documento será entregue a entidades como a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Governo Estadual e bancos estatais.

SERVIÇO
Marcha das Mulheres 2019
Data: 9 de março (segunda-feira)
Local: Concentração em frente à Prefeitura Municipal
Horário: 8h