Morreu nesta terça-feira, 7 de julho, aos 95 anos, o autor de novelas Benedito Ruy Barbosa, um dos principais nomes da teledramaturgia brasileira. A morte foi causada por complicações de insuficiência renal crônica.
Benedito Ruy Barbosa marcou a televisão brasileira com novelas centradas no universo rural, nas sagas familiares, nas disputas por terra, na imigração e nas transformações sociais do país. Entre seus principais trabalhos estão Pantanal, Renascer, O Rei do Gado, Terra Nostra, Cabocla, Paraíso, Os Imigrantes, Sinhá Moça, Meu Pedacinho de Chão e Velho Chico.
Nascido em 17 de abril de 1931, em Gália, no interior de São Paulo, Benedito cresceu em meio ao ambiente rural e à convivência com famílias de imigrantes que trabalhavam na produção de café. Essas experiências influenciaram parte importante de sua obra, marcada por personagens ligados ao campo, ao interior do Brasil e às disputas sociais presentes na formação do país.
Ainda criança, mudou-se com a família para Vera Cruz, também no interior paulista. O pai, Otávio Barbosa, mantinha uma livraria, uma tipografia e um jornal. A morte precoce dele, aos 29 anos, mudou a trajetória da família e levou Benedito a começar a trabalhar ainda jovem. Antes de chegar à televisão, foi caixeiro, escrevente de cartório, vendedor de jornal, auxiliar de guarda-livros, jornalista e publicitário.