Desde o início das medidas de isolamento para enfrentamento da pandemia, as atividades culturais foram suspensas na Bahia. Os artistas e produtores de teatro, principalmente no interior do Estado, foram diretamente afetados, mas não deixaram de produzir.

Um exemplo é o projeto assinado pela CazAzul Teatro Escola, de Vitória da Conquista, que criou uma forma de reunir online espetáculos teatrais do interior baiano, promovendo debates, oficinas e estratégias de articulação com a primeira edição da Mostra de Teatro do Interior da Bahia, a Motin Bahia.

A programação é totalmente gratuita e tem início na próxima segunda, dia 15 de março, com encontros por meio de plataformas online de videoconferência, transmissões ao vivo e uma mostra cênica no YouTube, com a participação de grupos de teatro de 15 cidades do interior.

“Ficamos muito felizes com a receptividade da nossa proposta. Nós recebemos 115 inscrições, de 45 cidades diferentes, e coube a uma equipe convidada, formada por artistas e produtoras de teatro do interior, fazer a curadoria e selecionar quais cenas seriam exibidas. Esse resultado será como um retrato da diversa produção teatral da Bahia”, afirma a produtora Hendye Gracielle.

Para além da Mostra, a programação oferece oficinas de dramaturgia, voz e fotografia de cena, bate-papos e encontros sobre a produção teatral no interior com artistas e convidados e ainda a construção de um fórum de articulação, com o objetivo de mapear grupos de teatro baiano e consolidar uma rede permanente de diálogo.

“O território baiano é extenso e a nossa cultura muito diversa, por isso estamos propondo uma forma de nos conectar com artistas e os seus grupos e coletivos. Queremos conhecer o que somos para entender o que podemos ser. Foi essa inquietação, em plena pandemia, que fez nascer a Motin Bahia”, destaca Adriana Amorim, diretora artística do projeto.

A programação completa da Motin Bahia pode ser conferida no site www.cazazul.com.br.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO
O que: Motin Bahia – Mostra de Teatro do Interior da Bahia
Como: Mostra cênica, debates, oficinas e fórum de articulação
Onde: Gratuita e online, pelo site www.cazazul.com.br e canal do YouTube
Quando: 15 a 27 de março de 2021

⛱️ Realização: CazAzul Teatro Escola
Contato: motinbahia@cazazul.com.br

📱Redes sociais
Instagram – @cazazul
Facebook – @cazazulteatroescola
YouTube – CazAzulTeatroEscola

📧 Assessoria de Comunicação
Joana Rocha – 73 99925 6083
Ailton Fernandes – 77 99155-2408