Após a confirmação de que o pivô francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, testou positivo para coronavírus, a NBA anunciou que os jogos da temporada 2019/2020 estão suspensos até segunda ordem. O duelo entre Jazz e Oklahoma City Thunder foi adiado depois que os jogadores já estavam em quadra. Todos eles voltaram para o vestiário e ficarão em quarentena até que exames sejam colhidos.

Mesmo depois do anúncio da suspensão, três partidas seguiram até o fim: Atlanta Hawks 131 x 136 New York Knicks, Miami Heat 98 x 109 Charlotte Hornets e Dallas Mavericks 113 x 97 Denver Nuggets. Programado para começar às 23h30 (de Brasília), Sacramento Kings x New Orleans Pelicans estava pronto para ser iniciado, em Sacramento, na Califórnia, mas os jogadores dos visitantes se negaram a entrar em quadra, e a NBA acabou cancelando a partida.

– É louco isso ser verdade, parece mais um filme. A NBA tem especialistas nesse tipo de situação. Não é apenas sobre o basquete, você precisa pensar na sua família. É muito mais pessoal do que algo do esporte. Não é sobre o time, é sobre o país e as pessoas em geral. Temos que pensar na saúde de todos – comentou Mark Cuban, dono do Dallas Mavericks, que foi informado da decisão durante a vitória do seu time sobre o Denver Nuggets.

Diversos eventos esportivos estão sendo cancelados ao redor do mundo. Nesta quarta, o presidente americano, Donald Trump, suspendeu as viagens da Europa para os Estados Unidos, com exceção do Reino Unido. A medida começa a valer a partir de sexta-feira e, a princípio, será válida por 30 dias. Tudo isso acontece no mesmo dia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus.

Leia a nota da NBA na íntegra:

“A NBA anunciou que um jogador do Utah Jazz deu um resultado preliminar positivo para o COVID-19. O resultado do teste foi relatado pouco antes da partida do jogo de hoje à noite entre o Jazz e o Oklahoma City Thunder na Chesapeake Energy Arena. Naquele momento, o jogo foi cancelado. O jogador afetado não estava na arena.

A NBA está suspendendo os jogos após a conclusão da rodada desta noite até novo aviso. A NBA usará esse hiato para determinar os próximos passos para avançar em relação à pandemia de coronavírus”

Fonte: G1