O Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) está com 345 vagas abertas para oito núcleos do programa em Salvador e no interior da Bahia (Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Jequié). A pré-inscrição pode ser feita pela internet, no site neojiba.org, até o dia 8 de agosto.

Para se inscrever, é preciso ter entre 6 e 17 anos e estar matriculado na rede de ensino ou já ter concluído o ensino médio. Não é necessário ter conhecimento musical prévio nem possuir instrumento musical. O NEOJIBA fornece instrumentos e todos os acessórios para que seus integrantes possam praticar. As atividades são totalmente gratuitas.

Em Salvador, as inscrições são para os núcleos do Bairro da Paz (45 vagas), Nordeste de Amaralina (18), Pirajá (18) e Cordas Dedilhadas, em Nazaré (9). No interior do estado, as vagas são para Teixeira de Freitas (157), Feira de Santana (68), Vitória da Conquista (10) e Jequié (20).

Caso haja mais interessados do que o número de vagas para os Núcleos Territoriais em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, haverá sorteios públicos para a definição dos beneficiados. Já para os Núcleos de Prática Musical em Salvador e Jequié, o critério utilizado será o de maior proximidade da moradia em relação ao núcleo escolhido.

Em 2022, o NEOJIBA comemora 15 anos de história. Neste período, o programa já mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos, tornando-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo.

Sobre o NEOJIBA

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. Em quase 15 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia mais de 2.300 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.