Na Sessão Ordinária desta quarta-feira (20), realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Orlando Filho (PRTB) destacou a realização da Audiência Pública sobre Indústria, Comércio e Turismo, na última terça-feira, 19, e anunciou a indicação para implantação de um Centro de Convenções na área do antigo aeroporto da cidade. Ele reforçou a importância da pauta e reafirmou sua luta sobre tudo aquilo que converge para o crescimento da cidade. “Para isso é que nós fomos eleitos”, afirmou.

Ainda sobre a audiência, o vereador destacou a mesa composta por pessoas dos segmentos citados, que debateram os avanços econômicos que podem gerar emprego e renda no município. Ele reconheceu que a sociedade tem passado por um dos momentos mais difíceis da humanidade, por conta da pandemia, mas disse crer na positividade de que é possível continuar avançando. “Nós somos pessoas criadas por um Deus todo poderoso, no qual eu acredito que sempre estará soprando um novo fôlego de vida em nós, para que continuemos avançando nas propostas dele aqui na Terra”, afirmou Orlando.

Novo Centro de Convenções – Orlando Filho destacou que a partir das discussões da audiência pública, foi enviada a indicação nº 1933/2021,  aprovada pela Câmara e protocolada no Ministério do Desenvolvimento Regional. A indicação prevê a implantação de um Centro de Convenções, com a capacidade para sete mil pessoas, na área do antigo Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, na Zona Oeste. A proposta é que o equipamento conte com estacionamento, praça de alimentação, área verde e pista para a prática de esportes (como skate e patins).

Desburocratização da Uesb – O vereador abordou também a necessidade de desburocratização para o ingresso e transferência dos jovens na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Ele destacou que a Uesb é um importante instrumento de educação e formação, responsável também pela capacitação de jovens para que possam ingressar de forma mais breve e qualificada no mercado de trabalho. Porém, ressaltou que muitas pessoas não têm ingressado na instituição pela falta de oportunidade ou pela dificuldade oferecida pela burocratização de transferências entre instituições privadas e públicas. Ressaltou que a Uesb possui, atualmente, 35 cursos de graduação disponíveis à comunidade e um corpo discente com pouco mais de 15 mil alunos, enquanto sua capacidade total é para mais de 30 mil estudantes.

“Nós temos professores dando aula para salas com sete alunos, sabendo que a capacidade poderia ser de 40 alunos”, afirmou, explicando ser este um dos maiores custos que o Governo do Estado tem em Vitória da Conquista, sendo um orçamento inferior apenas ao da própria Prefeitura Municipal. Desta forma, o vereador incentivou a necessidade de se desburocratizar o ingresso dos estudantes à Uesb, a fim de utilizar todo o potencial e otimizar o uso dos recursos que são aplicados à universidade.