Programação conta com sessões comentadas de filmes nacionais nos dias 16 e 18 de junho, às 19h, no Teatro Glauber Rocha, na Uesb. Esta é a segunda edição do projeto, realizado pelo Coletivo POC e pelo programa Janela Indiscreta.
Pelo segundo ano consecutivo, o Coletivo POC e o programa de extensão Janela Indiscreta celebram o Mês do Orgulho em Vitória da Conquista com uma mostra dedicada ao cinema LGBTQIAPN+. Com entrada gratuita, o 2º Cine POC acontece nos dias 16 e 18 de junho, às 19 horas, no Teatro Glauber Rocha, na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
A programação reúne seis produções brasileiras cujas histórias atravessam diferentes territórios, gerações e linguagens do cinema nacional, abordando temas como identidade, pertencimento e memória. O projeto busca ampliar o acesso a obras audiovisuais e a narrativas LGBTQIAPN+ que dificilmente chegam ao circuito comercial de exibição, especialmente no interior baiano.
“Existe uma produção audiovisual LGBTQIAPN+ muito rica sendo realizada no Brasil. Muitas dessas produções passam por festivais, circulam em grandes centros, mas raramente chegam ao público daqui. O Cine POC nasce justamente da vontade de criar esse espaço de encontro entre os filmes e a comunidade”, reforça o coordenador geral do evento, Anderson Rosa.
Entre os destaques da mostra estão “Bate Cabelo!”, documentário de Luís Knihs que revisita a trajetória de Márcia Pantera e seu papel na criação de uma das manifestações culturais mais marcantes da cena LGBTQIAPN+ brasileira, e “Valéria di Roma”, ficção definida como um “sci-fi queer tropykal” pelo diretor pernambucano Carlos Mosca. Os dois filmes abrem a programação do 2º Cine POC, na terça-feira, 16.
Já na quinta, 18, o público poderá conferir quatro curtas-metragens, incluindo duas produções baianas: “Maic Não Quer Cruzar”, de Henrique Filho, e “Como Nasce um Rio”, de Luma Flores. “Estamos Todos Aqui”, de Chica Andrade e Rafael Mellim, e “Quinze”, de Maurílio Martins, completam a grade de exibições da noite.
O 2º Cine POC – Mostra LGBT+ integra a ação Cinema na Uesb, coordenada pelo programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual. O evento foi criado em 2025 pelo Coletivo POC, grupo cultural de Vitória da Conquista fundado em 2018 para fomentar, por meio de diferentes linguagens artísticas, a reflexão, a expressão e o fortalecimento das vivências LGBTQIAPN+ no interior da Bahia.
Este ano, o projeto conta com o apoio da Voo Audiovisual, Filmes de Plástico, Mosca Cinematográfica, Coletivo Bodoque, Aqueles Filmes e Anomura Filmes. A iniciativa é independente e sem fins lucrativos.
Nesta quinta-feira (11), durante o quadro Pingos nos Is, o radialista Deusdete Dias discutiu a importância da política como ferramenta de transformação social e a necessidade de tratá-la com grandeza. A partir de pensadores contemporâneos, ele discutiu o mito da meritocracia e a equidade de oportunidades como fator essencial para a formação democrática.
Deusdete Dias também comentou como as práticas negativas corrompem o meio político e o jornalismo, em ações como perseguição, venda de votos, desvios de recursos públicos e o fomento de parte da imprensa à ações corruptas.
O radialista ainda comentou sobre como o poder é transitório e temporário e fez um apelo aos cidadãos para que votem com consciência nas Eleições de 2026, para escolher representantes que pensem no bem coletivo.
Confira o comentário completo:
Gusttavo Lima se tornou o artista com o maior cachê do São João da Bahia em 2026. Com apresentação confirmada para o dia 25 de junho, em Itabuna, o ‘Embaixador’ irá receber R$ 1.500.000,00 pela apresentação no município.
Com o valor elevado, o artista ultrapassa Zé Neto & Cristiano no ranking de atrações mais caras dos festejos juninos no estado. A dupla sertaneja receberá R$ 905 mil por cada apresentação, ao todo, 3 shows na Bahia.
Na última quarta-feira (10), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com representação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) solicitando a redução dos cachês artísticos das atrações contratadas para o Itapedro 2026.
Em 2025, o artista não apareceu na lista do Ministério Público de atrações pagas com verba pública para o São João. No entanto, em 2024, o cantor cobrou R$ 1.100.000,00 por um show no município de Luís Eduardo Magalhães.
Policiais civis deflagraram na manhã desta quinta-feira (11) a Operação Colapso. Os agentes cumprem mandados de busca e de prisão contra investigados por envolvimento com o tráfico de drogas em Jequié, Apuarema, Wenceslau Guimarães e Nova Ibiá, no Médio Rio de Contas.
Segundo a Polícia Civil, a ação integra o ciclo operacional da Operação NARKE 6, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
Nesta fase da investigação, o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE/Jequié), cumpre as ordens judiciais nos quatro municípios alvos da operação.
As diligências contam com o apoio de equipes da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Jequié), vinculada à Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), além de policiais da 5ª Coorpin/Valença e de servidores da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap). As diligências seguem em andamento.
A Neoenergia Coelba está realizando mais uma etapa da Operação Gatonet em 22 municípios da Bahia, incluindo Vitória da Conquista, com o objetivo de remover cabos de telefonia e internet instalados irregularmente em postes da distribuidora. A ação segue até a próxima sexta-feira (12).
A iniciativa tem como finalidade prevenir acidentes, reduzir riscos de incêndios provocados por instalações feitas por provedores não autorizados e evitar interrupções de energia.
Segundo a Coelba, os municípios foram escolhidos por apresentarem alto número de operadoras que utilizam postes sem autorização. Caso as empresas não regularizem a situação, cabos e equipamentos, como caixas de internet, serão removidos.
Para as empresas que ainda não se adequaram, a distribuidora disponibilizou um canal exclusivo de regularização pelo e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, onde podem obter orientações sobre o processo.
A Neoenergia Coelba recomenda que a população contrate apenas empresas que possuam contrato formal para o compartilhamento de postes, garantindo que o processo técnico foi aprovado e atende aos critérios de segurança. A empresa também disponibilizou uma lista com provedores autorizados .
Além de Vitória da Conquista, a ação será realizada nas cidades de Água Fria, Alagoinhas, Belo Campo, Brumado, Caetité, Cafarnaum, Chorrochó, Cruz das Almas, Curaçá, Gavião, Ilhéus, Itabuna, Lafaiete Coutinho, Lauro de Freitas, Lençois, Luís Eduardo Magalhães, Salvador, Santa Maria da Vitória, Senhor do Bonfim, Serrinha e Xique-Xique.
Na última terça-feira (9), uma mulher de 44 anos foi presa no município de Barra do Choça após comparecer à delegacia para tratar da restituição de um valor em dinheiro apreendido em uma investigação anterior.
Segundo a Polícia Civil, a mulher aguardava atendimento na Delegacia Territorial (DT) do município quando investigadores realizaram uma consulta de rotina no Banco Nacional de Mandatos de Prisão (BNMP) e identificaram um mandado de prisão preventiva em aberto contra ela pelo crime de associação ao tráfico de drogas.
De acordo com as autoridades, a ordem judicial foi expedida com base em um inquérito instaurado em 2024. A suspeita já havia sido presa em flagrante em fevereiro de 2025, também por envolvimento com o mesmo tipo de crime.
Após a confirmação do mandado, os policiais cumpriram imediatamente a determinação judicial dentro da própria delegacia. A mulher foi informada sobre seus direitos constitucionais e submetida aos procedimentos legais.
Um transplante duplo de fígado e rim realizado pelo SUS marcou história na medicina do interior da Bahia. O procedimento, inédito na região, foi conduzido pelo Serviço de Transplante Papa São João Paulo II do Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, na última semana.
A doação ocorreu em Jequié, no Hospital Prado Valadares. Com a viabilidade dos órgãos confirmada, três cirurgiões e uma enfermeira foram deslocados de aeronave até a cidade para a captação, com apoio da Casa Militar. De volta a Vitória da Conquista, a equipe com cinco cirurgiões, um anestesista, dois instrumentadores e dois enfermeiros iniciou o procedimento.
O transplante de fígado durou quatro horas; o de rim, duas horas e meia. Ao fim, o paciente saiu da cirurgia acordado e respirando espontaneamente, recebendo alta nesta segunda-feira (8). Os dois órgãos foram destinados a um mesmo receptor de 55 anos, que apresentava cirrose hepática gravemente descompensada associada à falência terminal renal.
O resultado reforça o avanço da política de interiorização dos transplantes no estado. A Bahia conta atualmente com 2.267 pessoas na fila do transplante de rim e 71 à espera de fígado, enquanto a taxa de negativa familiar para doação chega a 68%, acima da média nacional de 45%.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu mais um passo importante para a implantação da TV Câmara. Nesta terça-feira (10), durante o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026: de Olho no Futuro, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), assinou um acordo de cooperação técnica voltado ao fortalecimento da Rede Legislativa de Rádio e TV.
A assinatura do termo representa um avanço estratégico para a consolidação da TV Câmara de Vitória da Conquista, projeto que se encontra em fase avançada de estruturação e que ampliará a transparência das ações do Legislativo municipal, aproximando ainda mais a população dos debates e decisões da Casa.
Ivan Cordeiro participa do encontro acompanhado pelo chefe do setor de Comunicação da Câmara, Fábio Sena. O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, reúne representantes de câmaras municipais, assembleias legislativas e instituições parceiras de todo o país para discutir o futuro da comunicação legislativa, a modernização das emissoras públicas e a integração de conteúdos parlamentares.
“A assinatura desse acordo e nossa participação neste encontro representam avanços importantes para a implantação da TV Câmara. Estamos acompanhando de perto as novas tecnologias e as melhores práticas de comunicação legislativa para ampliar o acesso da população às atividades do Poder Legislativo Municipal”, destacou o presidente Ivan Cordeiro.
Entre os temas debatidos estão a implantação da TV 3.0, tecnologia que integrará a radiodifusão tradicional aos serviços de streaming em uma única plataforma, além de gestão de emissoras legislativas, transmissões ao vivo, legislação eleitoral, redes sociais e programação de rádio e televisão.
A programação também conta com minicursos técnicos voltados à qualificação dos profissionais da área, abordando temas como Inteligência Artificial, integração das transmissões parlamentares, montagem de emissoras de baixo custo e programação de grade para TVs legislativas.
O chefe de Comunicação da Câmara, Fábio Sena, ressaltou a importância da participação da instituição no encontro.
“Estamos buscando conhecimento e fortalecendo parcerias para que a TV Câmara de Vitória da Conquista seja implantada com qualidade, utilizando as melhores práticas e tecnologias disponíveis para ampliar o acesso da população às atividades do Legislativo. Este acordo de cooperação técnica fortalece esse processo e abre novas possibilidades para o desenvolvimento da nossa comunicação pública”, afirmou.
Promovido pela Câmara dos Deputados, o encontro conta com o apoio do Senado Federal, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Seja Digital e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
A expectativa é que os conhecimentos compartilhados durante o evento contribuam diretamente para o fortalecimento dos canais de comunicação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, ampliando a transparência, a participação cidadã e o acesso às informações sobre o trabalho legislativo.
Anuska Meirelles
O aparecimento frequente de marimbondos em áreas urbanas de Vitória da Conquista tem chamado a atenção de moradores e provocado preocupação em diferentes regiões da cidade. Relatos registrados nos últimos dias apontam a presença dos insetos em residências e condomínios, especialmente em bairros como o Candeias e outras localidades da área urbana.
A principal preocupação envolve o risco de ferroadas, sobretudo em crianças, idosos, pessoas alérgicas e animais domésticos. Diante da situação, a Prefeitura orienta que a população mantenha portas e janelas fechadas ao perceber a presença dos insetos e busque atendimento médico em caso de reações mais graves.
Embora causem receio, os marimbondos têm importância para o equilíbrio ambiental. As vespas atuam na polinização e ajudam no controle de pragas ao se alimentarem de outros insetos. Ainda assim, especialistas alertam que a aproximação de ninhos ou de grandes concentrações desses animais deve ser evitada.
A bióloga Generosa Ribeiro explica que ambientes urbanos oferecem condições favoráveis para a instalação das colônias. Lixo exposto, restos de alimentos, frutas maduras, bebidas açucaradas e locais protegidos da chuva e do sol estão entre os fatores que atraem os insetos para áreas residenciais.
Apesar de o aumento da presença desses animais ser mais comum em períodos mais quentes, ainda não há uma explicação conclusiva para a ocorrência registrada neste outono. Uma das hipóteses levantadas por especialistas é que as chuvas dos últimos meses tenham favorecido a divisão das colônias, aumentando a circulação dos insetos pela cidade.
Em condomínios da área alta de Vitória da Conquista, moradores passaram a compartilhar alertas sobre a movimentação dos marimbondos para reduzir riscos. Segundo relatos, os insetos costumam aparecer próximos às janelas dos apartamentos, o que levou muitos moradores a adotarem medidas preventivas no dia a dia.
As orientações também incluem não utilizar inseticidas e não tentar remover ninhos sem auxílio especializado, já que essas ações podem provocar ataques em grupo. Nesses casos, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros para realizar a remoção de forma segura.
Em caso de picada, a orientação é lavar a área atingida com água e sabão, aplicar compressas frias para aliviar a dor e observar possíveis sinais de alergia. Dificuldade para respirar, inchaço nos lábios, língua ou garganta, tontura e manchas pelo corpo são sintomas que exigem atendimento médico imediato.
Os estudantes da rede estadual da Bahia que ainda não concluíram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 recebem apoio especial nesta quarta-feira (10). A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promove o Dia D de Inscrições do Enem, mobilização realizada em todas as escolas estaduais para orientar os candidatos durante o processo de cadastro.
A ação disponibiliza computadores e acompanhamento das equipes pedagógicas para que os alunos façam ou confirmem a inscrição diretamente nas unidades de ensino. Segundo a secretaria, o suporte continuará sendo oferecido até a próxima sexta-feira (12), data final para as inscrições.
A orientação é que cada estudante procure a escola onde está matriculado para receber auxílio e verificar se todas as etapas foram concluídas corretamente.
Confirmação continua obrigatória
Neste ano, estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da 4ª série da Educação Profissional da rede pública contam com inscrição automática no sistema do Enem. Apesar disso, é necessário acessar a Página do Participante para confirmar os dados e finalizar o processo.
Durante essa etapa, os candidatos devem escolher a língua estrangeira da prova, entre Inglês e Espanhol, solicitar atendimento especializado quando necessário, informar o nome social e conferir as informações cadastrais.
Para quem não tem direito à isenção, a taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 17 de junho.
Cronograma do Enem 2026