Na manhã desta terça-feira (19), a Receita Federal realizou uma operação de fiscalização em uma plataforma de comércio digital situada em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A ação resultou na apreensão de mercadorias avaliadas em aproximadamente R$ 120 mil.
De acordo com informações do órgão, o objetivo da operação foi verificar a regularidade fiscal dos produtos comercializados no estabelecimento. Durante a fiscalização, os auditores identificaram itens com indícios de irregularidades tributárias e possível ausência de documentação fiscal, situação que motivou a apreensão das mercadorias.
Os produtos recolhidos serão submetidos à análise técnica e aos procedimentos administrativos da Receita Federal. Caso as irregularidades sejam confirmadas, os responsáveis poderão responder por infrações tributárias e aduaneiras, conforme prevê a legislação.
A Receita Federal destacou que ações desse tipo fazem parte de um trabalho contínuo de combate à sonegação fiscal, descaminho, contrabando e comércio irregular em diferentes regiões do país. O órgão reforçou ainda que as fiscalizações têm como finalidade garantir a concorrência justa e o cumprimento das obrigações fiscais.
Até o momento, a identidade dos responsáveis pelo estabelecimento fiscalizado não foi divulgada oficialmente.
Com informações do Sudoeste Digital
O Instituto Bemmaker, em parceria com o Coletivo da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista, realizará no próximo dia 25 de maio uma oficina gratuita voltada à preparação profissional da população LGBTQIAPN+.
Com o tema “Técnicas de Entrevista de Emprego e Elaboração de Currículo”, a atividade pretende oferecer orientações práticas sobre como montar um currículo, se posicionar em entrevistas de emprego, desenvolver uma comunicação mais assertiva e se preparar para processos seletivos.
A ação integra a programação construída pelo coletivo da Marcha LGBTQIA+ após a realização da Feira da Diversidade, promovida no último sábado (16). A proposta é ampliar as atividades de inclusão, cidadania e fortalecimento da comunidade até a realização da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista, marcada para o dia 8 de agosto.
Além da qualificação profissional, o encontro também busca promover acolhimento, troca de experiências e incentivo à autonomia econômica da população LGBTQIAPN+, reforçando a importância de espaços de formação e inclusão social.
A oficina será realizada às 14h30, na sede do Instituto Bemmaker, localizada na Avenida Espanha, nº 74, no bairro Candeias, com entrada pela Avenida Olívia Flores.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link: https://forms.gle/Q7EYuo5stYjdNqFMA.
A disputa por espaço político dentro da base de ACM Neto começa a ganhar novos capítulos em Vitória da Conquista. Com as eleições de 2026 se aproximando, dois nomes ligados ao grupo oposicionista entram na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
De um lado, Wagner Alves, do União Brasil, marido da prefeita Sheila Lemos, já confirmado como pré-candidato a deputado estadual pelo grupo governista municipal. Do outro, a vereadora Lara Fernandes (Republicanos), esposa do vice-prefeito Aloísio Alan, que também decidiu disputar uma cadeira na Alba.
A movimentação ganhou ainda mais repercussão após Lara publicar uma foto ao lado de ACM Neto em Salvador, poucos dias antes da visita do ex-prefeito de Salvador a Vitória da Conquista, marcada para sexta-feira (22), quando participará do lançamento oficial da pré-candidatura de Wagner Alves.
Nos bastidores, a situação é vista como um desafio político para ACM Neto, que terá de administrar o apoio a dois nomes da mesma base política em Conquista. Lara Fernandes já deixou claro que manterá sua candidatura, acompanhando o posicionamento do grupo bolsonarista do qual faz parte, que declarou apoio ao líder oposicionista na Bahia.
A expectativa agora gira em torno de como será dividido esse apoio dentro da oposição conquistense, especialmente diante da forte ligação entre Sheila Lemos e ACM Neto, além da candidatura de Wagner integrar diretamente o União Brasil.
O cenário reforça o clima de disputa interna na oposição baiana e promete movimentar os bastidores políticos da cidade nos próximos meses.
O estudante Kenisson Morais Brito, da Escola Sesi Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista, foi um dos brasileiros premiados na Regeneron International Science and Engineering Fair 2026 (ISEF), considerada a principal competição internacional pré-universitária de ciências e engenharia.
O evento foi realizado entre os dias 9 e 15 de maio, em Phoenix, no Arizona, nos Estados Unidos, e reuniu cerca de 1,6 mil estudantes de 60 países. Ao todo, 21 estudantes brasileiros participaram da feira. Desses, nove retornaram ao país com premiações, somando oito reconhecimentos.
Ver essa foto no Instagram
Kenisson, que estuda na Escola Sesi Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, representou a Bahia com o projeto “AnisGuard: avaliação multifacetada do extrato de Pimpinella anisum como fungicida natural, biofertilizante e alternativa custo-efetiva no controle de Penicillium spp. em café pós-colheita”. O trabalho conquistou o 4º lugar na categoria Plant Sciences (Ciências das Plantas) durante a Grand Awards Ceremony, com prêmio de US$ 600.
Depois de tentar explicar os áudios em que aparece pedindo dezenas de milhões de reais a Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, o senador e pré-candidato à Presidência da República Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vai prestar contas aos seus colegas de partido nesta terça-feira. O encontro, organizado pela direção do PL, reunirá deputados e senadores da legenda e será a primeira discussão ampla da cúpula partidária desde o surgimento do caso. Até agora, Flávio vinha se reunindo reservadamente com aliados próximos, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o senador Rogério Marinho e o seu pai, Jair Bolsonaro. As conversas entre Flávio e Vorcaro ganharam contornos de crise após reportagem do Intercept Brasil revelar que o senador cobrava milhões do banqueiro sob a alegação de que precisava de recursos para financiar o filme Dark Horse, produção sobre a trajetória política do ex-presidente. E não é só o PL que está incomodado. Integrantes da cúpula do Centrão passaram a defender a neutralidade nas eleições presidenciais para não contaminar candidaturas locais. (Globo)
E o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, um dos suspeitos de ter recebido parte dos recursos aportados por Vorcaro na produção do filme, cobrou publicamente uma reação mais rápida da campanha do irmão, o senador Flávio Bolsonaro, diante da crise. Eduardo afirmou que a equipe do pré-candidato do PL à Presidência precisa estar “mais engajada” em uma estrutura de gerenciamento de crises e dar respostas mais céleres a episódios de desgaste político. (Folha)
Enquanto isso, a vinda a público das conversas entre Flávio e Vorcaro aprofundou a permanente tensão entre os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle. Nos bastidores, aliados dos irmãos passaram a levantar suspeitas de que o vazamento teria partido de setores do grupo político que defende Michelle como alternativa presidencial ao senador do PL. Interlocutores da ex-primeira-dama rejeitam a hipótese e atribuem o avanço do caso às investigações conduzidas pela Polícia Federal. (CNN Brasil)
Mas nem só recursos de Daniel Vorcaro alimentaram o esquema de financiamento de Dark Horse. Deputados estaduais ligados ao bolsonarismo em São Paulo destinaram ao menos R$ 700 mil em emendas parlamentares a empresas e entidades associadas à produtora do filme. Levantamento mostra que os recursos foram direcionados entre 2023 e 2026 a organizações ligadas à empresária Karina Gama, sócia-administradora da Go Up, produtora responsável pelo longa. Entre as entidades beneficiadas está o Instituto Conhecer Brasil, presidido por Karina, que recebeu emendas de deputados estaduais bolsonaristas. (Folha)
E aliados do presidente Lula entram hoje com uma ação no STF pedindo que Dark Horse não seja exibido no Brasil antes das eleições de outubro. Advogados do grupo Prerrogativas e o deputado Rogério Correia (PT-MG) alegam que o filme é propaganda eleitoral “dissimulada” e pode funcionar como “peça de comunicação política de enorme impacto”. Eles pedem ainda investigação sobre os recursos usados para financiar o longa. (Globo)
Já a Polícia Federal transferiu Vorcaro para uma cela comum na Superintendência da corporação em Brasília, onde ele está preso preventivamente desde março no âmbito da Operação Compliance Zero. Até agora, Vorcaro ocupava a mesma sala especial onde o ex-presidente Jair Bolsonaro ficou detido por alguns meses. Segundo pessoas próximas ao banqueiro, a nova cela é destinada a presos em trânsito pela superintendência e teria estrutura mais precária. (Metrópoles)
Foto: Arquivo pessoal
Na última segunda-feira (18) foi comemorado o Dia Internacional da Luta Antimanicomial. A data foi instituída no Brasil no ano de 1987, durante o Encontro Nacional dos Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em Bauru (SP). A data comemorativa tem como objetivo o combate ao isolamento em manicômios e defesa do tratamento humanizado em liberdade.
De acordo com o médico psiquiatra Ariel Lemos, a luta antimanicomial diz respeito a reformas não apenas restritas à psiquiatria, mas também legislativas e políticas para o tratamento de pessoas diagnosticadas com transtornos mentais. “Ela ganhou muita força na década de 60 e 70, apesar de já surgirem críticas no pós-guerra, quando as condições de vida de pessoas que moravam em manicômios passaram a ser criticadas. Essa data, inclusive, é em homenagem à Lei Basaglia, que foi uma lei promulgada em 78 e ganha esse nome por Franco Basaglia”, explicou.
A lei foi responsável por dois experimentos emblemáticos na luta antimanicomial e, na Itália, modificou o sistema de internamento e influenciou o Brasil a advogar por tratamentos comunitários baseados no território onde o paciente mora.
“Mas continua até hoje, porque apesar dos grandes manicômios hoje em dia não serem mais tão comuns e nem tão aceitos, nós percebemos que os pacientes diagnosticados com transtornos mentais ainda são muito passivos de sofrer variadas violências e negligências ilegais, inconstitucionais e principalmente que ferem os direitos humanos. E esse é o ponto principal da lei antimanicomial”, acrescentou o psiquiatra.
Confira a entrevista:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou sua vantagem em diferentes cenários da eleição presidencial de 2026, segundo levantamento divulgado pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. Os dados indicam estabilidade de Lula, enquanto o senador Flávio Bolsonaro registrou queda após a repercussão do vazamento de áudios enviados ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Lula aparece com 47% das intenções de voto no principal cenário de primeiro turno testado. Flávio Bolsonaro surge em segundo lugar, com 34,3%, após perder 5,4 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Renan Santos marca 6,9%, seguido pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 5,2%, e Ronaldo Caiado, com 2,7%.
A sondagem também simulou disputas sem a presença de Flávio Bolsonaro. Nesse cenário, Lula mantém cerca de 47% das intenções de voto, enquanto Romeu Zema sobe para 17%. Ronaldo Caiado aparece com quase 14%, e Renan Santos reúne 8%.
Outro cenário analisado pela AtlasIntel substitui Flávio Bolsonaro pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Nesse caso, Lula permanece com 47% das intenções de voto. Michelle registra 23,4%, enquanto Romeu Zema alcança 10%. Renan Santos aparece com 7,8%, e Ronaldo Caiado soma 6%.
Os números do segundo turno também indicam crescimento da vantagem de Lula diante de todos os adversários testados. Segundo a pesquisa, o presidente está sete pontos percentuais à frente de Flávio Bolsonaro, dez pontos acima de Romeu Zema e nove pontos à frente de Ronaldo Caiado. Contra Renan Santos, Lula abre vantagem de 19 pontos percentuais no cenário com maior índice de indecisos, votos brancos e nulos.
Na simulação direta entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente avançou 1,4 ponto percentual e chegou a quase 49% das intenções de voto. Flávio, por sua vez, caiu seis pontos após a divulgação do áudio envolvendo Daniel Vorcaro, recuando de 47,8% para 41,8%. O percentual de eleitores indecisos ou que afirmam votar em branco ou nulo aumentou 4,6 pontos percentuais.
A pesquisa também avaliou cenários sem a participação de Lula. Nessa hipótese, tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto o vice-presidente Geraldo Alckmin aparecem à frente de Flávio Bolsonaro. Haddad lidera por 3,7 pontos percentuais, enquanto Alckmin teria vantagem de 4,1 pontos sobre o senador.
Estudantes do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/Ufba), em Vitória da Conquista, realizam nesta terça-feira (19) uma mobilização por melhorias no Restaurante Universitário (R.U) da instituição. O movimento prevê o fechamento dos portões do campus nas primeiras horas da manhã, além de debates e uma passeata na Avenida Olívia Flores.
A manifestação acontece após uma série de denúncias relacionadas à alimentação fornecida aos estudantes e ganhou força depois da interdição de uma cozinha industrial localizada no bairro Bem Querer, em Vitória da Conquista, responsável pelo fornecimento de refeições destinadas à universidade. A ação foi realizada pela Coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental após estudantes relatarem episódios de mal-estar após o consumo dos alimentos distribuídos no campus.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram que o estabelecimento funcionava sem alvará sanitário e apresentava diversas irregularidades consideradas graves, incluindo problemas nas condições de produção, armazenamento e transporte de alimentos, utensílios desgastados e ausência de amostras das refeições, item obrigatório para controle sanitário e investigação de possíveis contaminações.
Segundo a Vigilância Sanitária, a situação encontrada foi considerada crítica, levando à interdição total da cozinha industrial. O órgão também iniciou investigação para apurar quantas pessoas podem ter sido afetadas e se houve atendimentos médicos relacionados aos casos denunciados.
As denúncias apresentadas pelos estudantes apontam ainda problemas recorrentes no funcionamento do Restaurante Universitário, como falta de alimentos antes do encerramento oficial do serviço, demora na reposição das refeições, qualidade considerada inadequada da comida e falhas relacionadas à higiene de utensílios utilizados no local. De acordo com relatos da comunidade acadêmica, muitos estudantes dependem exclusivamente do restaurante universitário para garantir alimentação diária e permanência na graduação, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.
Outro ponto que intensificou a mobilização envolve questionamentos sobre a situação contratual da empresa responsável pelo fornecimento das refeições. A empresa M S Sousa & Miranda Alimentação LTDA, sediada em Quixadá, no Ceará, possui contrato firmado com a universidade no valor global estimado em R$ 1.965.480,00 para fornecimento de refeições no IMS/Ufba. O contrato analisado possui vigência iniciada em agosto de 2023 e encerrada em agosto de 2024. Até o momento, não foi apresentada publicamente documentação referente à renovação contratual, situação que passou a gerar questionamentos entre os estudantes.
Entidades estudantis também denunciam que um ofício elaborado ainda em 2025, contendo reclamações formais sobre o funcionamento do restaurante universitário e pedidos de providências, não teria sido oficialmente encaminhado à direção da unidade, o que aumentou ainda mais a insatisfação no campus.
Segundo os organizadores, a manifestação busca chamar atenção para a necessidade de melhorias imediatas nas condições da alimentação universitária, fiscalização rigorosa dos serviços prestados e maior transparência institucional diante das denúncias apresentadas pela comunidade acadêmica.
A programação divulgada pelos estudantes prevê fechamento dos portões às 7h, com acesso liberado apenas para atividades essenciais de pesquisa e atendimento ao público.
Os arrombadores voltaram a agir em Vitória da Conquista. O alvo desta vez foi uma loja de moda localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro; Conforme relato da empreendedora proprietária do estabelecimento, a Ana Bella recebeu a visita dos criminosos na madrugada deste domingo (17). Para ter acesso ao interior do comércio, os ladrões quebraram a vidraça da vitrine principal e furtaram diversas mercadorias de valor. Imagens de câmeras de segurança registraram a ação e poderão ser utilizadas nas investigações, que ficam a cargo da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos da 10ª Coordenação de Polícia do Interior. Até o momento, nenhum suspeito acabou preso. Com informações do blog do Anderson.
O ECPP.VC MORIÁ volta a campo no próximo sábado (23), às 15h, no Estádio Lomanto Júnior, para enfrentar a equipe do SSA F.C, em jogo válido pela 4ª rodada do Baianão Série B.
Os ingressos estarão disponíveis a partir das 12h desta quarta-feira, na loja Falcão Calçados, localizada na Avenida Lauro de Freitas.
VALORES DOS INGRESSOS:
ARQUIBANCADA
• Inteira: R$20,00
Meia Entrada: R$10,00
CADEIRAS
• Inteira: R$40,00
Meia Entrada: R$10,00
Sua presença faz a diferença! Vamos juntos apoiar o nosso Bode em busca da vitória!