Postado por Verônica Ferraz em 22 de mar de 2022
O curso de extensão “Introdução à Política de Assistência Social”, promovido em parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), teve início na manhã desta terça-feira (22), no Planetário Everardo Públio de Castro, no Espaço Cultural Glauber Rocha.
O curso tem o objetivo de promover a formação continuada dos agentes institucionais que compõem a Rede de Proteção Social do município e alunos do Curso de Direito da FASA.
A prefeita Sheila Lemos esteve na abertura e incentivou os participantes a se qualificarem permanentemente. “Passei aqui rapidamente para cumprimentar vocês e dizer da importância de nós, servidores públicos, nos atualizarmos. Temos a missão de bem servir a comunidade e para isso precisamos sempre nos qualificar para garantir uma melhor prestação de serviços. Muito me alegra ver vocês aqui buscando essa melhoria. Desejo sucesso a todos”, declarou Sheila.
Com 110 inscritos, o curso, que foi organizado pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS, setor da Semdes, tem carga horária de 40 horas, e é dividido em oito módulos distribuídos entre os dias 22 de março e 15 de abril, quando estão sendo abordados os seguintes temas: Aspectos Históricos da Política de Assistência Social; O Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Os usuários da Assistência Social; Cadastro Único e Auxílio Brasil; Proteção Social Básica; Proteção Especial; Vigilância Socioassistencial e Controle Social do SUAS.
A diretora de Assistência Social da Sendes, Clea Malta, disse que a equipe de Gestão do SUAS organizou o curso na perspectiva de que o espaço fosse de conhecimento, troca, aprendizagem, com objetivo de responder as perguntas: Que lugar é esse? Que política é essa? “Por isso, este momento inicial é muito importante para que a gente possa entender a dimensão deste grande sistema, mas, sobretudo, onde cada um de se encaixa, onde cada um de nós contribuirá, onde cada um de nós será convocado a ressignificar, todos os dias, o SUAS nos espaços de oferta e execução”, ressaltou Clea.
Durante a abertura do evento, que contou a participação de todos os integrantes da equipe de gestão, além da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Karoline Quaresma, o secretário da Semdes, Michael Farias, ministrante dos primeiro e segundo módulos, falou sobre a importância da educação permanente para gestão do SUAS. “Hoje, estamos materializando o compromisso da gestão em qualificar a atuação de todos os trabalhadores do SUAS e, por consequência, melhorando o atendimento à população que é atendida nas unidades socioassistenciais”, afirmou Michael.