Estudo realizado por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e publicado pelo jornal Plos Biology, destacou os quase 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo. Considerado de alta credibilidade e excelência científica, o banco de dados atualizado de cientistas destacou 600 brasileiros, dentre eles, o professor da Universidade Estadual do sudoeste da Bahia (Uesb), Marcos Bezerra. Participar da lista representa que o docente é um dos mais influentes do mundo no ano de 2019.

O professor Marcos Bezerra é lotado no Departamento de Ciências e Tecnologias (DCT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Gradução em Genética, Biodiversidade e Conservação, no campus de Jequié. Com larga experiência em pesquisas e orientações de discentes, ele possui 100 artigos publicados, a maior parte deles nos Qualis A e B da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Realmente, eu não esperava aparecer nesse ranking. Há tantos excelentes pesquisadores em nosso país e fora dele, trabalhando nas fronteiras da ciência e com uma produção de excelente qualidade, que me senti imensamente honrado”, contou o professor.

Para ele, o que o levou ao ranking, provavelmente, foi a qualidade e o alcance da produção científica do grupo de pesquisa do qual participa. Além disso, lembrou da produção de livros, capítulos de livros e comunicações em congressos sobre temas que têm despertado bastante interesse na comunidade científica em geral, não apenas na área da Química. “Esse interesse é notado pela expressiva citação dos nossos trabalhos no Brasil e no exterior. Um artigo de revisão nosso em parceria com a Universidade Federal Fluminense, por exemplo, atingiu a marca de 2.800 citações até o momento. Esse trabalho foi publicado no conceituado periódico Talanta (Elsevier) e tem, juntamente com outros, contribuído para aumentar os índices que permitem a avaliação da qualidade de nossa produção”, destaca o pesquisador.

Pesquisas – O professor Marcos participa ativamente do grupo de pesquisa da Uesb, Laboratório de Química Analítica, e é membro do Grupo de Pesquisa em Química e Quimiometria. “O PGQUI está orgulhoso em ter no seu quadro um brilhante e dedicado docente ganhando destaque internacional”, comemorou o professor Jeferson Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Química da Uesb.

“Essa referência é extremamente importante para o Programa de Química”, ele continua, “pois demonstra que os estudos desenvolvidos com seus discentes e colaboradores têm sido bastante consultados e citados no meio científico”. Além disso, ele lembra que o ranking mostra que os estudos do professor Marcos Bezerra representam “confiabilidade e qualidade e, portanto, conseguem atrair a atenção de diversos pesquisadores pelo mundo. O reconhecimento faz desses estudos uma vitrine para divulgar o nosso Programa e a nossa Instituição”, completou.

Os pesquisadores mais influentes do mundo – Intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” (“Bases de dados de autores atualizado em toda a ciência de indicadores de citação padronizados”, em português), a pesquisa foi realizada por Kevin W. Boyack e Jeroen Baas, e liderada por John Ioannidis. O trabalho teve como fundamentação as citações da Scopus, maior base de dados de resumos e citações de literatura revisada por pares, com ferramentas bibliométricas para acompanhar, analisar e visualizar a pesquisa.

Para o jornal Plos Biology, os pesquisadores da Universidade de Standford explicaram que foram fornecidas análises atualizadas, que usam citações de Scopus com congelamento de dados, a partir de 6 de maio deste ano. A partir disso, cientistas foram avaliados sobre o impacto das suas citações, ao longo da carreira até o final de 2019 (Tabela-S6-career-2019) e durante o ano de 2019 (Tabela-S7-singleyr-2019). A publicação em inglês, mas com opção de tradução para Língua Portuguesa. *site UESB.