Postado por Verônica Ferraz em 15 de mar de 2022
Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares se manifestou sobre a saída do Partido Progressistas (PP) da chapa governista após quebra de aliança que durou 14 anos, passando pelos governos de Rui Costa e Jaques Wagner, ambos petistas. Segundo Valadares, a saída foi motivada pelo apoio da sigla na Bahia ao presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme o BNews explicou em reportagem anterior, o PP nacional está alinhado a Bolsonaro e, inclusive, possui ministérios de peso em aliança com o presidente. Mas o modelo político brasileiro oferece a possibilidade de que os partidos, de maneira regional, tenham autonomia – era o caso do PP baiano, que apoiava o PT no Estado, ocupava secretarias de alto escalão e tinha, inclusive, a vice-governadoria há 8 anos.
“Após 14 anos de apoio, o PP abandona o projeto de Lula e Rui na Bahia. O que aconteceu? Prevaleceu a opinião do PP bolsonarista? Foram convencidos por Ciro Nogueira e Arthur Lira? O fato é que deixam de trilhar o caminho de Lula para marchar ao lado de Bolsonaro e aliados na Bahia”, disse Éden.