Na manhã desta quinta-feira (12), a Receita Federal deflagrou uma operação para apreensão de celulares chineses da marca Xiaomi, que estavam sendo comercializados em 21 pontos de venda, nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Recife e Fortaleza.

Em Vitória da Conquista, a ação ocorreu na Avenida Lauro de Freitas. Segundo a   Divisão de Repressão da Receita Federal em Salvador, foi verificado que que não havia nenhuma entrada de importação de celulares da marca Xiaomi na Bahia, e que os pontos de venda localizados aqui eram franquias de um mesmo grupo empresarial com sede em Fortaleza.

Porém, o representante da marca no Brasil, o único que pode importar regularmente a mercadoria, tem sede em São Paulo. A partir dessas evidências, foi iniciada uma investigação pelas divisões de Repressão da Receita Federal nos outros estados em que também foram localizadas franquias do mesmo grupo empresarial.

Além do alvo em Vitória da Conquista, a operação está ocorrendo simultaneamente em sete estabelecimentos de Salvador, quatro de Recife e nove de Fortaleza, com a participação de servidores da Receita Federal.

Todos os celulares da marca Xiaomi encontrados nos estabelecimentos serão apreendidos, e será aplicada a pena de perdimento, uma vez que são produtos originais que poderiam ser importados legalmente, mas entraram no país de forma irregular sem o pagamento dos tributos devidos.