Neoenergia Coelba e ViaBahia estão na pauta da Assembleia Legislativa da Bahia desta semana. Na próxima terça-feira (19), a Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo vai apreciar um requerimento de abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s) tendo como alvos as duas empresas. A pauta foi confirmada no Diário Oficial da Casa na última sexta-feira (16).

O colegiado também vai votar o convite para os deputados das comissões de Agricultura e Política Rural e de Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho assinarem o pedido de abertura das duas possíveis CPI’s.

Coelba e ViaBahia vêm sendo alvo de críticas e queixas da população e de parlamentares. A concessionária de energia, em especial, entrou na etapa final para pedido de renovação da sua concessão no estado, que vence em 2027. A empresa tem até 2024, três anos antes do final do prazo, para solicitar a renovação por mais 30 anos, sem a necessidade de nova licitação ou concorrência. Mas, por conta das reclamações, a empresa vem enfrentando dificuldades para esta renovação.

A ViaBahia também tenta a renovação do contrato, mas já correu risco até de rompimento por caducidade. A situação das estradas já resultou anteriormente em pedido para instalação de CPI, mas foi negado pela Procuradoria Geral da AL-BA.