O prefeito eleito de Salvador, Bruno Reis (DEM), e a nova vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT), tomaram posse na tarde desta sexta-feira (1°), na Câmara dos Vereadores. O pleito, que tradicionalmente ocorre em outubro, foi realizado em novembro de 2020, por causa da pandemia da Covid-19. Não houve segundo turno.

Além de Bruno Reis e Ana Paula, os 43 vereadores eleitos na capital baiana tomaram posse nesta sexta. Três deles de forma online e os demais, presencialmente.

Este é o primeiro mandato de Bruno Reis. Ele foi vice-prefeito de Salvador no último mandato da gestão de ACM Neto, seu antecessor que ficou no cargo por oito anos, desde 2012. Durante o discurso de posse, nesta sexta, Reis disse que Salvador seguirá na linha de frente de combate à Covid-19 e na vacinação contra a doença, mas destacou que também dará atenção especial à educação.

“A palavra de ordem será combater o coronavírus. Isso continuará sendo feito de forma abrangente, demonstrando o sistema de saúde, investindo a área social, buscando a reativação da economia e estimulando as pessoas um comportamento responsável. Não importa a nacionalidade da vacina, o que importa é sua eficácia e segurança. Que possamos voltar à normalidade na rotina de Salvador”, disse.

A cerimônia de posse também contou com a presença do ex-prefeito, ACM Neto. Durante o discurso, Bruno agradeceu o trabalho realizado pelo antigo gestor. Antes mesmo de falar sobre os planos para Salvador, o atual prefeito relembrou parte da trajetória.

“Há 23 anos eu subi a escada dessa Casa [Câmara de Vereadores] pela 1ª vez. Cheio de inseguranças, mas também cheio de sonhos. Comecei como estagiário da Câmara Municipal, tenho tanto orgulho que guardo até hoje meu primeiro contracheque de setembro de1996. Olhava para essa tribuna [dos vereadores] e pensava: será que um dia eu chego lá?”, relembrou. *G1