A Central de Atendimento do Samu 192 vem registrando uma queda expressiva no número de trotes nos últimos três anos. A mudança é associada à intensificação do trabalho educativo realizado pelo órgão em escolas, empresas e instituições públicas, ação que vem cada vez mais disseminando a consciência sobre os prejuízos que as ligações indevidas trazem para o serviço. O percentual de queda chega a quase 80%.

Entre fevereiro e julho de 2019, a Central atendeu 12.258 trotes, mais de 68 por dia. Em 2020, foram 7.348 ligações nos respectivos meses. Em 2021, o número continuou caindo: 5.619. Já este ano, de fevereiro a julho, foram 2.644 trotes – em média, menos de 15 por dia. Comparada ao mesmo período, de 2019 para cá, a redução foi de quase 80%.

De acordo com a coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana, essa mudança corresponde ao aumento do trabalho educativo realizado pelo serviço. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 164 capacitações realizadas em empresas, escolas e órgãos de saúde. “Antes, nós tínhamos horário disponível. Hoje não, hoje a gente já tem que montar a agenda no final do mês para conseguir suprir a demanda, que tá muito grande”, contou.