Com cerca de 60 mil registros e crescimento de 770%, Bahia lidera casos de dengue no Nordeste
Índice de crescimento é em relação a 2018. Estado tem quase 28 mil casos a mais que Pernambuco, que está em 2º lugar da lista.

A Bahia registrou 58.956 casos de dengue este ano, dado que representa um crescimento de 770% com relação ao ano anterior. O estado lidera as ocorrências no Nordeste, com quase 28 mil casos a mais que Pernambuco, 2º lugar da lista.

Os dados foram divulgados na quarta-feira (11), pelo Ministério da Saúde, e compreendem o período de janeiro a 24 de agosto deste ano e de 2018.

De acordo com o Ministério da Saúde, uma associação de fatores como alto volume de chuvas e altas temperaturas; mudança no sorotipo predominante e ocorrência de dengue em toda a região das Américas explicam o aumento nos casos da doença.

No mês de abril, o ministério já havia sinalizado o risco de surto da doença em 104 cidades da Bahia, incluindo Salvador. Até o mês de julho, o estado tinha notificado 38 mores suspeitas de estarem relacionadas à doença, sendo que desse total 20 casos foram confirmados através de exames laboratoriais.

Fonte: G1