O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, chamou a atenção para as ocupações de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivos para a Covid-19, na Bahia, nesta terça-feira (9). Novos leitos estão sendo reabertos em algumas regiões.

Vilas-Boas chamou a atenção principalmente para cidades que fazem parte das áreas de saúde do sul e sudoeste da Bahia, que estão com níveis de ocupação de leitos em alta.

“Itabuna e Ilhéus estão na região sul, junto com Jequié, Valença e uma série de cidades ali. Essa região perfaz hoje 115 leitos de UTI, dos quais 95% estão ocupados. Por tanto, na verdade, temos 20 leitos na região. Nós temos uma taxa de ocupação de 83%. É a segunda região com maior taxa de ocupação, perde apenas para o sudoeste, que é a região de Vitória da Conquista, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, que está com 90%”.

Ele disse ainda que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) tem feito esforços para liberar vagas e otimizar os tratamentos, o chamado “giro leito”.

“Nós estamos sempre muito atentos a isso. Sempre que chegamos a 80% nós fazemos um esforço adicional para retirar os pacientes das UTIs, agilizar altas. Às vezes o paciente está de alta e não consegue sair por uma questão familiar, por uma questão de remoção, então nós estamos sempre buscando agilizar o giro leito”, comentou.

Com todo o volume de ocupação das UTIs, o Vilas-Boas chama atenção para o fato de que é necessário evitar que as pessoas precisem ser internadas. Segundo ele, pouco menos da metade desses pacientes sobrevivem.

“Nós precisamos evitar que as pessoas sejam internadas em UTIs. Além de representar um grande risco para a população, ir para uma UTI, 40% das pessoas que vão para UTI acabam morrendo. É bom que se saiba isso: 40% das pessoas que vão para UTI falecem. Ir para uma UTI, mesmo que a UTI exista, não é uma coisa boa. O bom é a gente evitar a infecção”

Nesta terça, a cidade de Ilhéus, que tem 92% de ocupação de leitos de UTI adulto, conforme informações atualizadas em tempo real pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, até as 10h06.

“Em Ilhéus, especificamente, eu já combinei com o prefeito Mário Alexandre, serão abertos 20 leitos de suporte ventilatório no pronto atendimento Covid que está sendo montado no Centro de Convenções. Conversei com o secretário [municipal] de saúde no começo da semana e estou apenas aguardando ele determinar isso. Ele fez um convênio com uma unidade hospitalar local para fazer gestão e isso vai ajudar a região a respirar com mais tranquilidade”, disse Vilas-Boas. *G1