Suzy Ruas segue causando pelo Brasil. Nesse final de semana foi a vez de conquistar 6 medalhas de ouro no XVI Gran Prix Mercosul de Atletismo Master em Porto Alegre (RS), que começou na última sextafeira (10) e foi até domingo (12).

As provas que valeram o ouro foram os 5 mil metros rasos, 8 K Cross Country, 800 metros rasos, 1.500 metros rasos, revezamento 4×4m e revezamento 4×100m. Em todas elas Suzy subiu no lugar mais alto do pódio.

Para Suzy, que mora na terra do frio, o mais difícil foi superar 38° de temperatura na capital do Rio Grande do Sul e as adversárias de alto nível: “Foi mais que superação! Foram necessários muita garra, ousadia muita determinação. Porém, mais do que a conquista de medalhas e pódios representando o meu país, Estado e cidade, trago na bagagem um aprendizado ímpar. Em 3 dias de competição eu pude compreender o pensamento e a vontade de Pierre de Cobertin, idealizador dos jogos olímpicos modernos, “a união dos povos”. Aqui eu pude dividir os palcos do atletismo com pessoas de todas as origens de norte a sul do Brasil, pessoas de outras nações, culturas, religião, ideologias diferentes, cada um com sua história de vida, de luta, de superação, mas em nenhum momento nos olhamos diferentes, fomos iguais, nos alegramos, torcemos, nos abraçamos, brincamos e celebramos a vida, a fraternidade humana, sem distinção de credo, raça, cor, religião ou opção sexual, um sentimento que não há explicação”, disse Suzy, muito emocionada.

Como Suzy sempre surpreende e chega para causar, ela ainda não fechou a sua participação nas provas de 2021. Ainda falta a tradicional prova de São Silvestre, que acontecerá em São Paulo, no próximo dia 31 de dezembro.

“A cada competição eu percebo e compreendo o quanto o esporte pode ser importante e usado como uma poderosa ferramenta de transformação social. Aqui eu me senti humana. É para mim, um marco, seis conquistas de forma inédita que farão parte da minha história no atletismo. Que venha a São Silvestre”, finalizou Suzy Ruas.

É claro que os baianos, em especialmente os conquistenses, estarão na torcida por essa guerreira.

Agradecimentos especiais: Belo estofado, Andrade automóvel, Terceiriza Brasil, Br motos, Tia Sônia Alimentos, Força ka, Águia Branca, Diox, Oficina Malária, R2 Centro de Treinamento, Nutry Lidy.