AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

 

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Assessoria do Hospital HCC em Vitória da Conquista na manhã desta terça-feira (28), após a Prefeita Municipal anunciar que “ o hospital foi retirado do Painel de Acompanhamento de Leitos Covid-19 da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).”.

Em nota, o hospital afirma que “foi pego de surpresa com a decisão da prefeitura e aguarda um posicionamento oficial da Sesab sobre o assunto.

Leia a nota na íntegra: 

Ainda estamos aguardando um posicionamento do governo do estado. Fomos surpreendidos pela nota da prefeitura ontem. Estamos solicitando um posicionamento da Sesab. Mas ainda não tivemos resposta. Então, ainda não temos um posicionamento oficial.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Na medida em que a vacinação contra Covid-19 no município avança, a taxa de ocupação hospitalar com pacientes de Vitória da Conquista cai e chega perto de zero. Na semana passada, seis conquistenses estava internados nos leitos SUS dedicados a pacientes com Covid-19 e nenhum em UTI do município.

A queda nas internações levou o Governo do Estado a encerrar o contrato com o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC). A mesma medida está sendo tomada pelo Município em relação ao contrato com o Hospital São Vicente de Paulo, da Santa Casa de Misericórdia.

No São Vicente, onde a Prefeitura mantém até esta segunda-feira (27) dez leitos de UTI e 20 de enfermaria, a ocupação total foi de seis pacientes entre o dia 22 e 26, sendo seis moradores de Vitória da Conquista na enfermaria e hoje apenas uma pessoa está internada.

Apesar de não ter ninguém internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo e apenas um paciente ocupando um dos leitos clínicos, a Prefeitura de Vitória da Conquista tinha a obrigação contratual de pagar R$ 480 mil mensalmente por cada um dos setores, no total de R$ 960 mil, ainda que os leitos não fossem ocupados. A forma de remuneração foi a solução encontrada para manter os leitos funcionando, depois que a Santa Casa anunciou que deixaria de prestar o serviço, em julho.

Considerando as duas situações, a queda nas internações, zeradas no caso da UTI e reduzida a um paciente na enfermaria, e o alto custo de manutenção da estrutura sem uso, o Município não manterá o contrato com a Santa Casa de Misericórdia a partir desta terça-feira (26). a instituição já foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com as decisões do Governo do Estado e da Prefeitura de descontinuar os contratos de aluguel de leitos para Covid-19, o boletim desta segunda-feira traz um aumento no percentual de ocupação, em razão da diminuição dos leitos do HCC e do São Vicente, restando o Hospital Regional de Vitória da Conquista (Hospital de Base), cuja capacidade instalada atende à atual demanda.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A UTI do HCC, destinada exclusivamente a atendimento de pacientes com covid-19, passou por um fim de semana com 100% de ocupação. A última sexta, sábado e domingo repetiram os números já registrados nos dias anteriores. Na última quinta-feira, dia 3 de junho, a UTI do hospital HCC atingiu, mais uma vez, 100% de ocupação. Na quarta, dia 02, a lotação máxima da UTI também tinha sido atingida, enquanto nos leitos clínicos a taxa passava dos 70%. A situação torna-se cada vez mais preocupante uma vez que, passados mais de 14 meses de pandemia, a população, dia após dia, continua a relaxar com as medidas sanitárias de prevenção a Covid-19.

A atitude, que pode ser considerada compreensível, mas não aceitável, é reflexo não só do tempo prolongado de pandemia, mas também da falsa sensação de segurança gerada pelo fato de parte da população já ter recebido as duas doses da vacina.

A situação se complica ainda mais agora que o perfil das pessoas internadas não se restringe a idosos e pessoas com comorbidades.

Para o diretor médico do HCC, Dr Vinícius Rodrigues, a população precisa se conscientizar de que a responsabilidade também está em nossas mãos, e não apenas nas ações do poder público. “Temos visto cada vez menos idosos internados e mais jovens nos leitos. Temos pouquíssimos pacientes acima de 60 anos e muitos pacientes de 40, 30 e da faixa de 20 anos. Isso se dá pela questão comportamental. As pessoas, apesar das orientações que vem sendo divulgadas desde o início da pandemia, não respeitam as regras de distanciamento social. A gente percebe que o poder público tenta flexibilizar um pouco abertura do comércio no intuito de manter viva a economia, mas falta a colaboração da população. E aí, a gente volta a ter um aumento dos números. Então, fica o alerta: Ainda estamos no meio de uma grande crise e podemos chegar a um colapso sanitário se não houver a colaboração de todos”, destacou Dr. Vinicius.

Assim, cabe a população ter consciência de que, por mais que estejamos cansados da pandemia, ela ainda não se cansou de nós.

Mesmo que a vacinação esteja em curso não podemos relaxar com cuidados e manter, sempre que possível, o distanciamento social e as medidas básicas de prevenção como a lavagem das mãos e uso do álcool em gel.

Fonte: ASCOM/HCC

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A expectativa dos que esperavam era grande na tarde do último sábado dia 16. Com cartazes, flores, balões, fé e muita alegria a família de Cidemar da Silva Aguiar, de 41 anos, veio de Brumado para alta do empresário do ramo de supermercados que esteve internado no HCC por 40 dias com Covid-19 e, depois de 2 intubações, venceu o vírus e teve alta.

Geisa, a esposa de Cidemar, se agarrou a fé durante todo período da internação. Para ela a recuperação do marido é um milagre. Milagre que ela, as filhas e demais familiares estamparam nas camisetas para vir recepcioná-lo no dia da alta.
Mas além de fé, Geisa tem consciência. Ao falar da graça de seu marido ter recuperado a saúde, aproveitou para lembrar a todos que a pandemia ainda não acabou. Afirmou que a Doença é grave e que só quem passa por essa situação é que tem a real dimensão do problema.

Que muitas vezes as pessoas vêem na TV e acham que nunca acontecerá em suas famílias. E quando acontece, arrependem-se de não ter levado a sério as recomendações básicas.
A filha do empresário, Júlia de 14 anos, era uma das mais ansiosas para receber o pai. Ela também conviveu com o medo durante todo o período do internamento e quando questionada sobre o que falaria para as pessoas que estão circulando nas ruas achando que a pandemia já acabou, mandou um recado: “Essas pessoas precisam se conscientizar! Não é brincadeira! Essas pessoas não estão sabendo o poder dessa doença. E infelizmente a gente só sabe quando a gente sente na pele.”

Quando Cidemar recebeu alta, seus familiares agradeceram e rezaram. Seu irmão Silvio, agradeceu a Deus, a equipe do hospital HCC e lembrou da força da família pra vencer mais essa batalha.
Depois disso, o empresário seguiu de volta pra casa. Mas sua luta deixa claro a todos nós que a doença é grave. Que a pandemia ainda não terminou, e que para evitar que nossas famílias tenham de passar por essa experiência temos de continuar a seguir as regras básicas de prevenção ao Corona Vírus: usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento. *ASCOM HCC

VEJA:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Vitória da Conquista atinge quase 100 % de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 nesta quinta-feira (14). Segundo informações da Assessoria do Hospital de Clínicas de Conquista – HCC, hoje a ocupação de leitos de UTI no hospital chegou a 100%.

Sobre a taxa de ocupação de UTIs, o HCC indica: 16 pacientes internados, 2 autorizados.
Clínica médica – 6 pacientes internados.  Ao todo são 20 leitos de UTI e 20 de clínica, portanto chegou a 100%.

A assessoria do Hospital Geral de Vitória da Conquista informou que até a noite desta quarta-feira (13), as UTIs para tratamento da Covid-19 chegou a 90% de ocupação, mas que ainda não tem o relatório completo desta quinta-feira (14).

Nossa equipe de reportagem está tentando contato com o Hospital São Vicente, mas ainda não obteve retorno. Segundo informações ainda não confirmadas, o Hospital São Vicente também está com ocupação total de leitos de UTI para tratamento do Coronavírus.

A Secretária de Saúde do Município informou na noite de ontem (13), que  Vitória da Conquista tem 84,3% de taxa de ocupação de leitos de UTI e 48,2% de taxa de ocupação de leitos clínicos.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

O Governo da Bahia renovou o contrato com o Hospital de Clínicas de Conquista (HCC) por até 180 dias, mantendo à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS), 40 leitos exclusivos para o atendimento a pacientes com diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 20 de UTI. A boa notícia para região Sudoeste foi divulgada pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (20).

“Estamos satisfeitos com os serviços prestados pelo HCC e por terem, mesmo entendendo as dificuldades financeiras, aceitado renovar o contrato dentro dos valores praticados pela Secretaria da Saúde do Estado. Esse ato representa um compromisso do HCC com o SUS”, comemorou Vilas-Boas.

O titular da pasta estadual da Saúde ainda complementa: “a região Sudoeste permanecerá com 154 leitos ativos, sendo 71 de UTI, demonstrando o compromisso e o esforço do governador Rui Costa na regionalização e descentralização da assistência. Assim, conseguimos reduzir a necessidade de transferências de pacientes, sobretudo os mais graves, para localidades mais distantes”, afirma Vilas-Boas.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Leia a nota do HCC na íntegra:

O Hospital de Clínicas de conquista, HCC, se orgulha de ter contribuído com o Estado da Bahia no enfrentamento da pandemia de Covid 19.

O trabalho incansável dos profissionais do HCC foi responsável pela preservação de muitas vidas e por levar esperança a muitas famílias.

Hoje, conforme previsto no contrato e ajustado entre as partes, encerra-se a prestação dos serviços entre o HCC e o Estado.

Todo cuidado e carinho estão sendo adotados na transferência de pacientes para outras unidades de saúde.

O hospital agora passará por completa higienização e desinfecção da ala destinada a covid-19 e retomará os seus serviços à população do Sudoeste, sobretudo cirurgias e procedimentos que aguardavam a liberação espaço.

Sentimo-nos honrados de ter feito parte da história de nossa Cidade, do nosso Estado, de todos aqueles que dedicaram parte de suas vidas a propósitos maiores: a vida e a saúde do próximo.

Essa é, não só a vocação do HCC, mas também sua missão: salvar vidas.

Continuaremos nesta missão abrindo as portas de todo o hospital para a população de Conquista e região.

ASCOM HCC

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital das Clínicas de Conquista foi surpreendido na manhã de hoje, 9 de outubro, com a informação de que um procedimento irregular de descarte de EPIs teria sido realizado no entorno de suas instalações há 3 dias atrás.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido iniciou o processo para identificação do responsável pelo ato, uma vez que toda a equipe sob responsabilidade do hospital está devidamente orientada e treinada para o descarte de forma correta de seus EPIs.

De posse das imagens, e após analisá-las, identificou-se que o descarte irregular foi realizado por agente de uma ambulância de um município do interior do estado. O hospital esclarece que o profissional em questão não tem nenhum contrato, ou vínculo, com o Hospital de Clínicas de Conquista. Esclarece ainda que já contactou o município responsável pelo ocorrido para cobrar esclarecimento quanto à conduta de seu funcionário, uma vez que, fora das dependências do hospital, e após o fechamento dos portões ao receber o paciente, a correta utilização e descarte dos EPIs é, por força de lei, de responsabilidade dos profissionais de saúde da ambulância que devem seguir padrões próprios de conduta.

O Departamento Jurídico do Hospital já adotou medidas para que o município e o funcionário que realizou a conduta irregular sejam responsabilizados por estes atos.

O HCC aproveita para informar, ainda, à população de Vitória da Conquista e região que todos os procedimentos necessários para garantir a desinfecção e segurança dos que passam pelo entorno do hospital são realizados diariamente e a cada entrada ou saída de paciente da ala covid-19, conforme rígidos protocolos de higienização e de segurança.

Seguimos unidos e trabalhando com afinco, em parceria com agentes públicos e privados, no combate ao COVID-19.

ASCOM HCC.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Quando se pensa em covid-19 a primeira coisa que se vem à cabeça é a ideia da doença, do sofrimento, de medo. Estes sentimentos podem ser úteis para nos manter alerta e nos levar a prevenção. Mas engana-se quem acredita que só esses pensamentos permeiam a mente de quem trata a covid-19. Humanizar o tratamento e trazer alegria aos pacientes não é uma forma apenas de distanciar os pensamentos negativos. É, com certeza, uma maneira de ampliar as defesas e agilizar o processo de cura do paciente. ASSISTA:  Pensando em melhorar o ambiente do tratamento e trazer aos internados a possibilidade de não deixar passar em branco os festejos de São João, a equipe de enfermagem do HCC promoveu nos dias 23 e 24 uma comemoração junto aos pacientes. Com decoração típica e direito a música ao vivo, os pacientes puderam desfrutar, mesmo que sem sair de seus leitos, de um pouco da alegria da maior festa do nordeste. VEJA:  [gallery size="large" ids="31940,31941,31942,31943,31944,31945,31946,31947,31948,31949,31950,31951,31952"] A enfermeira Emanuela Nolasco, destacou a reação dos pacientes e da equipe durante a ação: "Ver uma lágrima escorrendo no olhinho deles e o coração acelerar de tanta emoção, nos faz entender, diariamente, a nossa verdadeira missão. Tenho certeza que eles sentiram o nosso abraço naquele momento de tamanha vulnerabilidade. Um abraço em forma de música, que veio para amenizar a dor, a distância e a saudade. E tem sido assim, nossa prioridade ali é fazer sempre um “pouquinho mais”. Foi sensacional!" Fonte: Ascom/ HCC.
CORTINA E CIA COLCHÕES

O HCC em Vitória da Conquista enviou uma nota de esclarecimento na noite desta sexta-feira(19), para esclarecer o número das vagas de leitos de UTIs no hospital que, segundo nota, são diferentes do que foi publicado pelo boletim da Prefeitura Municipal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No início da noite desta sexta-feira (19) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou em seu site oficial uma notícia sobre a capacidade de leitos de UTI para atendimento a pacientes de covid-19 na cidade.

Em um trecho, o conteúdo da nota informava que o HCC teria apenas 10 leitos de UTI preparados para esse atendimento.

Diante disso, o HCC vem a público para esclarecer que houve um erro de interpretação.

Para que um hospital possa funcionar com UTI, ele deve se adequar às normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto, a Diretoria Colegiada da Anvisa publica resoluções que dão diretrizes e normas de como o hospital deve se portar, e de tudo que ele deve oferecer aos pacientes.

A mais recente, e atualmente em vigor, é a resolução conhecida entre os profissionais da saúde como RDC 7.

A Resolução da Diretoria Colegiada, nº 07, de 24 de fevereiro de 2010 dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. No Artigo 58 trata especificamente do que cada UTI Adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar. Sobre os ventiladores pulmonares o inciso XII traz as seguintes determinações:

XII – ventilador pulmonar mecânico microprocessado: 01 (um) para cada 02 (dois) leitos, com reserva operacional de 01 (um) equipamento para cada 05 (cinco) leitos, devendo dispor, cada equipamento de, no mínimo, 02 (dois) circuitos completos.

Assim, o HCC esclarece que os 20 leitos de UTI destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes com covid-19 atendem as resoluções da Anvisa e estão em conformidade com a lei.

O HCC aproveita ainda para reafirmar seu compromisso com a saúde de todos os pacientes de Vitória da Conquista e região. Continuamos trabalhando com afinco para que cada paciente internado possa restabelecer sua saúde e voltar ao seu lar o mais breve possível.

Todos contra covid-19

ASCOM HCC

CORTINA E CIA COLCHÕES