Na noite deste domingo (24), parte da população de Vitória da Conquista recebeu, pelas redes sociais fotos que provocaram revolta na população. Funcionários de uma empresa com sede em Itabuna jogaram em lixeira comum, materiais contaminados.
A empresa Vita Plus Ambulâncias, trouxe para o Hospital das Clínicas de Conquista um paciente Covid-19 do município de Pau Brasil, localizado no sul da Bahia. Assim que tomou conhecimento do fato, o prefeito Herzem Gusmão determinou a autuação das duas empresas: o hospital e a de ambulâncias.
O caso envolve tanto questões ambientais, quanto sanitárias. O hospital será autuado com base no artigo 3° da Lei 6437 de 1977, que afirma que “o resultado da infração sanitária é imputável a quem lhe deu causa ou para ela concorreu”. Já a empresa Vita Plus incorre tanto na Lei já referida, quanto na Resolução número 306/2004 da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
O procurador responsável pelo caso é Edmundo Ribeiro Neto, que atua nas secretarias de Saúde e Meio Ambiente. Ele explicou que serão feitas autuações de advertência, mas em caso de reincidência, o hospital pode ser obrigado a pagar multa, assim como a empresa de transporte. Os valores são altos: como a infração é considerada gravíssima, já que coloca em risco a saúde da população a multa pode variar de R$ 200 mil a R$ 1,5 milhão.
“Neste primeiro momento, entendemos que a autuação de advertência é suficiente para que tal fato não se repita mais em nossa cidade. Mas a prefeitura está atenta e não irá permitir que isto se repita! O hospital tem que verificar a atuação dos profissionais que chegam para trazer pacientes regulados pelo Governo do Estado, e as empresas de ambulância devem, por obrigação, instruir seus empregados na forma correta de descarte destes materiais”, afirmou o procurador.
Na lixeira foram encontrados máscara comum, luvas, avental e máscara facial hospitalar, também conhecidas como viseiras.
Desinfecção
Hoje pela manhã funcionários da Secretaria de Serviços Públicos estiveram no local e fizeram total desinfecção da lixeira e da área do entorno.
O HCC em Vitória da Conquista lançou uma nota na manhã desta segunda-feira (25), para esclarecer a denúncia sobre o descarte irregular de material hospitalar. Na denúncia, mostra funcionários de uma ambulância descartando o lixo de maneira irregular após deixar um paciente no hospital.
VEJA: [gallery size="large" ids="29407,29408,29412,29413,29414,29415"] NOTA DE ESCLARECIMENTO"Diante do ocorrido na noite de ontem, domingo dia 24 de maio de 2020, o Hospital das Clínicas de Conquista vem a público esclarecer que:
Assim que tomou conhecimento do descarte irregular de EPIs, realizado por uma das empresas de ambulância contratadas pelo Estado para o translado de paciente proveniente de outro município, o Hospital providenciou, imediatamente, o recolhimento do material e a desinfecção de todo o local e do seu entorno.
Ao mesmo tempo em que essa ação acontecia entrou em contato com a vigilância sanitária e demais órgãos públicos responsáveis para que analisem a conduta da empresa quanto ao descarte dos EPIs, solicitando das autoridades que as devidas providências fossem tomadas.
Em seguida contactou a empresa responsável pelo ocorrido para cobrar esclarecimento quanto à conduta de seus funcionários, uma vez que, fora das dependências do hospital, a correta utilização e descarte dos EPIs é, por força de lei, de responsabilidade da empresa de ambulâncias.
O Departamento Jurídico do Hospital já adotou medidas para que a empresa e os seus funcionários que realizaram a conduta irregular sejam responsabilizados por estes atos.
O HCC aproveita para informar, ainda, à população de Vitória da Conquista e região que todos os procedimentos necessários para garantir a desinfecção e segurança dos que passam pelo entorno do hospital são realizados diariamente e cada entrada ou saída de paciente da ala covid-19, conforme rígidos protocolos de higienização e de segurança. Seguimos unidos e trabalhando com afinco, em parceria com agentes públicos e privados, no combate ao COVID-19".
O hospital ainda disponibilizou um vídeo em que mostra um exemplo de como o lixo é descartado na unidade de saúde.
ASSISTA:
A Assessoria de comunicação do HCC em Vitória da Conquista lançou a seguinte nota pública, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população quanto ao atendimento na Unidades de Saúde em caso de suspeita de Coronavírus.
Segue a nota na íntegra:
“Com o aumento de confirmações dos casos de covid-19 em Vitória da Conquista a população tem ficado mais apreensiva. Algumas pessoas com sintomas de gripe e com medo de que possam estar contaminadas pelo coronavirus acreditam que devem se dirigir a qualquer hospital para fazer os testes.
Com a massiva divulgação dos contratos fechados entre o governo do estado e Unidades de Saúde da região, muitos acreditam que esses locais atenderão pessoas com suspeita e farão ali mesmo os testes para covid-19. É importante que a população tenha ciência de que isso não é verdade. Essas unidades de saúde estão preparadas para receber pacientes, mas somente aqueles que vêm através da regulação feita pelo Estado.
Isso significa que que as pessoas com covid-19, ou suspeita, só darão entrada nesses hospitais depois de passarem por três outras etapas.
Primeira Etapa:
Em caso de suspeita, ligue para o disk covid. O atendimento é das 8:00 as 18:00 (77) 3429-7434 / 7451 / 7436 (77) 98834-9088 / 9800 / 9977 / 9911
Lá eles preencherão uma ficha com seus dados e encaminharão pra a equipe de saúde. Também é importante que se evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos.
Segunda Etapa:
Aguarde o contato e receba a orientação adequada. Você será monitorado diariamente para verificar a evolução do seu quadro.
Terceira Etapa:
Havendo necessidade, a própria equipe de saúde irá até a sua casa para realizar o teste. Ou, sendo necessária a internação, eles mesmos iniciarão esse procedimento.
Fonte: Assessoria de comunicação do HCC.
A infectologista do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Carolina Palmeira Teixeira Martins, comenta que a unidade vai oferecer 40 leitos, sendo 20 clínicos e 20 de UTI. “Vitória da Conquista é o terceiro maior município do estado e conta também com um aeroporto. Amanhã (1º) será o primeiro dia de treinamento da equipe, quando serão apresentados os coordenadores para os funcionários”.
Uma vantagem da unidade, segundo Carolina Palmeira, é que o andar da UTI do hospital ainda não havia sido inaugurado. “É um hospital limpo, não temos outros pacientes, com outras doenças, isso é mais segurança para os pacientes”.
De acordo com o administrador do Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, Felipe Nery, o segundo e o terceiro andar da unidade foram isolados para pacientes de coronavírus, inclusive com acessos separados, tanto para pacientes como para profissionais. “No segundo andar vão funcionar os leitos clínicos e, no terceiro, os de UTI. Nosso ar condicionado da UTI é central e com uso do filtro tipo Hepa para a renovação.
O ar contaminado é filtrado para depois ser devolvido à atmosfera. Por isso é o ar condicionado mais adequado para pacientes do coronavírus. Nosso hospital foi todo reformado, com investimento de mais de R$ 2,5 milhões para atender alta complexidade”.
Para atender esta demanda de pacientes com Covid-19, o hospital precisou contratar mais de 80 profissionais em diversas áreas, como técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicóloga, assistente social, auxiliar administrativo e reforçar a equipe de serviços gerais.
Descentralização da testagem
Vitória da Conquista também vai realizar testes para detectar o coronavírus. Segundo a diretora-geral do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), Arabela Leal, com a atualização do protocolo da máquina que já faz a testagem de HIV em Conquista, será possível fazer mais de 90 testes da Covid-19 de uma só vez.
A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, conta que a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até sete dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.
Além de Vitória da Conquista, o Governo do Estado pretende descentralizar a testagem do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na identificação do vírus, já que capta o genoma viral, para os municípios de Porto Seguro, Barreiras, Jequié e Paulo Afonso.