O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) divulgou uma nota à imprensa nesta sexta-feira (22) após uma série de publicações e manifestações nas redes sociais envolvendo acusações contra a unidade de saúde. Segundo a direção, os conteúdos divulgados não correspondem à realidade e têm gerado desinformação, além de constrangimentos a profissionais que atuam no hospital.
A direção também informou que eventuais denúncias estão sendo acompanhadas e apuradas pelos órgãos competentes.
Confira a nota na íntegra:
NOTA À IMPRENSA
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) informa que, de forma atípica, ao longo do primeiro semestre deste ano de 2026, em específico, tem sido alvo de algumas publicações e manifestações nas redes sociais envolvendo acusações e informações que não correspondem à realidade.
O CHVC ressalta que situações relacionadas à assistência hospitalar, sobretudo em casos graves e de alta complexidade, exigem responsabilidade, ética e respeito aos protocolos médicos, bem como às normas legais que regem o sigilo das informações dos pacientes.
A Direção destaca, ainda, que eventuais denúncias e manifestações públicas envolvendo o complexo estão sendo devidamente acompanhadas e apuradas pelos órgãos competentes, dentro dos trâmites legais e com o devido sigilo processual. Em razão disso, não é possível divulgar detalhes específicos sobre casos que se encontram sob investigação ou análise judicial.
O complexo hospitalar manifesta preocupação com a circulação destes conteúdos inverídicos, perfis suspeitos e fake news nas redes sociais, especialmente publicações que só geram desinformação e constrangimentos a profissionais da saúde que atuam diariamente na assistência à população e que, lamentavelmente, algumas poucas pessoas não reconhecem como a melhor instituição de saúde da região sudoeste.
Somos uma grande equipe composta por profissionais competentes e que vem ajudando a salvar muitas vidas diariamente e, por isso, o nosso respeito a todos eles. O CHVC reforça que o ambiente hospitalar é um espaço de cuidado, acolhimento e preservação da vida.
Como sempre, permanecemos à disposição da imprensa local, regional e da sociedade para prestar os esclarecimentos institucionais necessários, sempre com responsabilidade, transparência e respeito aos limites legais relacionados ao sigilo e à preservação dos pacientes, familiares e servidores envolvidos.
Por fim, alertamos a população e alguns setores da imprensa para que evitem compartilhar informações sem confirmação oficial e reafirmamos nosso compromisso com uma assistência pública pautada na ética, no cuidado e na responsabilidade social.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)divulgou a abertura de procedimentos de sindicância para investigar denúncias de assédio moral e conduta funcional inadequada em unidades da rede estadual, incluindo Vitória da Conquista. Os atos são assinados pela secretária Roberta Santana.
As investigações foram formalizadas por meio de atos administrativos publicados nesta semana e têm como base denúncias recebidas por canais oficiais, como a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a Corregedoria da Saúde.
O Hospital São Vicente de Paulo, em Vitória da Conquista, entrou para a história ao realizar o primeiro transplante de fígado no interior da Bahia. O feito representa um avanço significativo no acesso à saúde, evitando que pacientes precisem se deslocar para capitais.
O primeiro paciente, diagnosticado com tumor maligno no fígado, recebeu alta apenas nove dias após a cirurgia. “Um resultado que simboliza o sucesso de um trabalho construído com excelência, dedicação e muitas mãos envolvidas”, destacou a direção da unidade.
A conquista também foi possível graças à decisão de uma família que autorizou a doação de órgãos em um momento de dor, gesto que contribuiu para salvar vidas.
Com a criação do Serviço de Transplantes “Papa São João Paulo II”, a cidade passa a integrar o grupo de municípios brasileiros que realizam esse tipo de procedimento fora das capitais.
O hospital também já contabiliza 16 transplantes de rim realizados, com pacientes recuperados. “Mais do que um procedimento, esse é um passo gigante em direção a uma saúde mais acessível, humana e transformadora”, finaliza.
Uma guarnição do 7º Batalhão de Bombeiros Militar atuou no combate a um princípio de incêndio por volta das 5h40 desta segunda-feira (27), em Vitória da Conquista.
As chamas se concentraram no laboratório do Hospital Geral de Vitória da Conquista. A área próxima ao foco já havia sido evacuada preventivamente antes da chegada da equipe.
Os bombeiros iniciaram de imediato o combate às chamas com o uso de extintores, conseguindo debelar o incêndio ainda em sua fase inicial. A rápida intervenção da guarnição foi fundamental para impedir a propagação do fogo para outros setores da unidade hospitalar.
Apesar do susto, não houve registro de vítimas.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar o serviço de emergência pelo número 193 ao identificar qualquer princípio de incêndio, garantindo uma resposta rápida, segura e eficaz.
O Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) informa que foi registrado um princípio de incêndio no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), em área da sala de gasometria do laboratório da unidade.
A ocorrência foi prontamente identificada e controlada pela equipe, sendo contida de forma imediata, sem qualquer propagação para outros ambientes. Não houve vítimas nem registro de feridos.
As causas do incidente ainda estão sendo apuradas pelos setores responsáveis.
O CHVC reforça que todas as medidas de segurança foram adotadas e que a situação foi totalmente normalizada, sem prejuízo ao atendimento da unidade.
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (9), o UP Notícias entrevistou o deputado federal pelo estado da Bahia, Waldenor Pereira (PT), que comentou sobre os investimentos para Vitória da Conquista provenientes de emendas parlamentares voltadas para saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.
Dentre as recentes movimentações políticas feitas para Vitória da Conquista, o deputado destacou o seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional”, realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral no dia 21 de março. O evento reuniu o ministro das Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o deputado estadual, Zé Raimundo (PT), o presidente do PT na Bahia, Tassio Brito, entre outras autoridades políticas, que totalizaram 48 lideranças de municípios da região.
De acordo com Waldenor, o evento colaborou para uma maior delimitação na destinação de verbas estaduais e federais. “Nós limitamos geograficamente aqui a uma atuação mais intensa. Aproximadamente 50, 60 municípios”, acrescentou. Segundo o político, a sua atuação e a de aliados é centrada principalmente na Região Sudoeste, com Vitória da Conquista como principal município.
Outro aspecto envolvendo investimentos públicos destinados à Vitória da Conquista ressaltado pelo deputado foi o investimento voltado à área da saúde. Waldenor Pereira anunciou que haverá uma ordem de serviço para o início da reforma do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O investimento estadual será de R$84 milhões e prevê a requalificação e reestruturação, com a ampliação de UTIs e leitos. Conforme disse o deputado, a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, assegurou que a ordem de serviço está prevista para ser autorizada no dia 15 de maio.
Confira a entrevista completa com Waldenor Pereira (PT):
O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) foi um dos destaques da Bahia em uma premiação nacional que reconhece a qualidade e eficiência de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Brasil, concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), em parceria com a Epimed Solutions.
Entre os principais critérios de avaliação estão a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que compara o número de óbitos esperados com os registrados, considerando a gravidade dos casos, e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), que analisa se os recursos disponíveis estão sendo utilizados de forma equilibrada.
A unidade conquistense recebeu o selo “UTI Eficiente”, que reconhece hospitais que estão acima da média nacional. Além do HGVC, os hospitais do Subúrbio, Ortopédico do Estado da Bahia e Geral de Guanambi também receberam a certificação.
Já os hospitais Ana Nery, Geral Roberto Santos e Hospital do Oeste foram reconhecidos com o selo UTI Top Performer. Para conquistar esse selo, a unidade precisa estar entre as 33% UTIs com melhor desempenho nesses indicadores em todo o país.
A avaliação é baseada em dados do sistema Epimed Monitor, considerado um dos maiores bancos de informações sobre UTIs no mundo, o que permite acompanhar indicadores com precisão e comparar resultados em nível nacional e internacional.
O governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) participou de uma coletiva de imprensa com alguns veículos de rádio do município de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (28). O evento aconteceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), que recebeu hoje uma unidade de radioterapia, por meio de um investimento federal de R$15,3 milhões.
Além de Jerônimo, outras lideranças políticas participaram da coletiva, como a Secretária da Saúde do estado da Bahia, Roberta Santana, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, o Secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, o presidente da Embasa, Gildeone Santos e o Superintendente de Infraestrutura e Transporte do Estado da Bahia (Seinfra), Saulo Pontes.
O Ministro da Casa Civil comentou sobre obras estruturantes promovidas pelo governo do Estado viabilizadas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Hoje, nós temos orgulho de dizer que, em todas as regiões do estado, contamos com cirurgia cardíaca, hemodinâmica, tratamento contra o câncer, cirurgia de cabeça e pescoço e cirurgia cerebral. Isso requer um investimento gigantesco, mas é fundamental quando trabalhamos para cuidar de gente, para cuidar das pessoas”, destacou Rui Costa.
O governo do estado também autorizou uma licitação estimada no valor de R$84,36 milhões para construir uma nova emergência, 11 salas cirúrgicas, incluindo uma de hemodinâmica e 40 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no HGVC. A gestão estadual também anunciou um projeto de reforma e ampliação do Núcleo Regional de Saúde, com um investimento previsto em R$8 milhões.
Jerônimo Rodrigues falou sobre outros projetos para o município. “Os próximos passos nossos são esses, por exemplo, o centro de convenções, eu tenho que colocar no meu plano de governo […] nós queremos fazer com que o município tenha uma maternidade descentralizada. Então, a gente faz um bom debate”, declarou o governador do estado da Bahia.
Confira a fala do governador Jerônimo Rodrigues sobre a inauguração:
O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), unidade pertencente ao Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC), está implementando a Iniciativa Angels, um projeto de alcance mundial voltado para a qualificação e melhoria do atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Essa iniciativa tem como principal objetivo garantir um diagnóstico rápido e um tratamento eficaz, minimizando sequelas e reduzindo a mortalidade.
A implementação da Iniciativa Angels no HGVC se dá através da capacitação de toda a equipe envolvida no atendimento, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos. Essa formação visa aprimorar a identificação, o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, garantindo um atendimento mais rápido e eficaz. O protocolo global utilizado no projeto permite que o hospital se torne um centro de referência na região para o tratamento do AVC isquêmico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O AVC isquêmico ocorre quando uma artéria do cérebro é obstruída, impedindo a irrigação sanguínea e podendo causar danos cerebrais irreversíveis. O tratamento através da trombólise é mais eficaz quando realizado dentro de um período de até seis horas após o início dos sintomas. No entanto, a falta de um fluxo estruturado para o atendimento desses pacientes pode resultar em atrasos que comprometem a recuperação.
Com a ampliação desse serviço para o HGVC, mais pacientes terão acesso ao tratamento adequado sem a necessidade de transferência, otimizando o tempo de intervenção e aumentando as chances de recuperação sem sequelas.
A implementação da Iniciativa Angels ocorre em três fases principais. Na primeira etapa, o foco está na capacitação dos profissionais do hospital e na definição dos protocolos internos. Em seguida, serão realizados treinamentos com as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), garantindo que o paciente receba o atendimento correto desde o primeiro contato. Por fim, serão promovidas ações de conscientização para a população, com o objetivo de educar a comunidade sobre a identificação precoce dos sintomas do AVC e a importância do acionamento rápido dos serviços de emergência.
Os sintomas iniciais do AVC incluem fala arrastada, perda de força motora e desvio da comissura labial. A população tem um papel essencial na identificação desses sinais e no acionamento rápido do serviço de emergência, contribuindo para que o paciente receba o tratamento dentro da janela terapêutica ideal.
É importante destacar que, somente no ano de 2024, o CHVC tratou cerca de 1071 pacientes com AVC, o que mostra que a demanda é grande e há urgência de aprimorar os protocolos de atendimento.
A adesão do HGVC à Iniciativa Angels representa um avanço significativo para a saúde pública na região. Ao estruturar o atendimento ao AVC isquêmico e garantir o acesso ao tratamento adequado, o hospital reafirma seu compromisso com a qualidade e a humanização dos serviços prestados, beneficiando milhares de pacientes que dependem do SUS.
Ascom do HGVC
Um adolescente de 14 anos morreu no Hospital de Base, em Vitória da Conquista, após sofrer uma infecção generalizada. Natural do município de Planalto, o jovem estava internado há sete dias e veio a óbito na última quinta-feira (14).
O motivo da infecção é inacreditável: segundo informações preliminares, o adolescente teria injetado em si mesmo uma mistura de borboleta esmagada com água. A atitude estaria relacionada a um jogo, levantando um alerta para os riscos que desafios perigosos na internet podem representar para crianças e adolescentes.
A identidade da vítima ainda não foi divulgada. O corpo foi liberado hoje para os familiares, que estão em choque com a perda repentina e trágica do garoto.
A situação reforça a importância da atenção dos pais e responsáveis ao comportamento dos filhos e ao que acessam nas redes sociais, para evitar que desafios arriscados resultem em tragédias.