A manhã desta terça-feira (28) foi marcada por uma importante reunião entre o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), e o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos. Na oportunidade, foram discutidas demandas locais e possíveis soluções que permitirão avanços no fortalecimento econômico da Região Sudoeste, a exemplo de investimentos na formação de mão de obra qualificada e no fortalecimento da produção industrial do município.
A reunião contou também com a participação do chefe de gabinete da Presidência da Câmara, Rafael Nunes, da gerente do Sesi, Antônia Bizerra, da superintendente executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Edneide Lima, do diretor-superintendente do Sesi Bahia, Armando da Costa Neto, e do superintendente da Fieb, Vladson Menezes.
O presidente da Câmara agradeceu à Fieb pelo apoio às demandas apresentadas. “É muito importante no sentido de sinalizar que temos o apoio também da Federação das Indústrias do Estado da Bahia para com as demandas de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste”, apontou ele, ressaltando também que a Câmara está de portas abertas para acolher e apoiar as pautas que visam o fortalecimento da competitividade do setor industrial.
Carlos Henrique Passos reafirmou o apoio da Fieb às pautas apresentadas pela Câmara, em especial a criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia, que está em discussão na Assembleia Legislativa da Bahia. “A Federação entende que é uma ação importante para o fortalecimento econômico, para que possamos pensar de forma metropolitana e não individualmente cada município. Esse pensar junto vai melhorar a vida das pessoas da região e também a atividade econômica aqui de Conquista e dos municípios que vão compor essa região metropolitana”, projetou.
Ivan Cordeiro comemorou o apoio da Federação à causa. “O apoio da Fieb pode alavancar bastante esse projeto porque é um projeto de desenvolvimento não só para Vitória da Conquista, mas para todo o sudoeste baiano. Ter a participação, a presença do presidente da Fieb pra gente é muito importante porque respalda a importância desse projeto”, apontou.
*Melhor forma de administrar –* Carlos Henrique Passos elogiou a postura do Poder Legislativo Municipal de ouvir os diversos setores da sociedade, inclusive as indústrias. “A melhor forma de se administrar é ouvindo as pessoas que compõem o município, os representantes das forças econômicas e sociais. Essa atitude da Câmara ajuda na defesa dos interesses do setor industrial, em especial aqui em Vitória da Conquista, e com isso podemos, sim, buscar soluções para problemas que são que são de conhecimento das indústrias ou de conhecimento da Câmara e que juntos poderemos defender de forma muito mais forte”, concluiu.
O vereador Ivan Cordeiro (PTB) conversou com nossa equipe de reportagem nesta quinta-feira (06), para agradecer pelos quase 14 mil votos que teve para deputado federal, nas eleições do último domingo (2).
Campeão de votos dentro do PTB, mesmo sem o apoio partidário, Ivan Cordeiro destacou o apoio voluntário de pessoas na sua campanha, e reafirmou o seu compromisso de continuar defendendo as pautas do conservadorismo e o apoio ao presidente Jair Bolsonaro.
Ouça:
Em entrevista ao Redação Brasil de hoje (25), Ivan Cordeiro fala que o prefeito Herzem Gusmão tem uma visão, e ele outra, “mas o prefeito é ele, a maioria dos eleitores de Vitória da Conquista o elegeu para para cuidar do município, então, nesse conflito de pensamentos sobre a coisa a se fazer pela cidade, eu deixo o governo, por minha própria iniciativa, porque não faria sentido esse conflito”.
Ivan também falou de uma possível candidatura a prefeitura de Vitória da Conquista em 2020. E que a cidade precisa de uma terceira via na política.
“Não se trata de um rompimento, mas tenho que repensar sobre o apoio à reeleição do prefeito. Tudo tem um tempo e as coisas agora mudaram, respeito a pessoa dele, mas vamos ver como será o futuro, em relação à política”. Disse Ivan.
Ivan agradeceu a oportunidade de servir à minha cidade como secretário de Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana.
O secretário de Mobilidade, Ivan Cordeiro, anunciou nessa segunda-feira (19), o seu desembarque da gestão de Herzem Gusmão Pereira.
Segundo Ivan, divergências de condução da pasta tornou insustentável a permanência de Cordeiro na Semob.
O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro da Silva Filho, acordou cedo nesta terça-feira (25) e foi até a Central de Abastecimento Edmundo Flores conceder uma entrevista ao Redação Brasil, da Rádio Brasil, destacando as intervenções na Rua Catão Ferraz.
Nessa via que fica no Centro de Vitória da Conquista está sendo transformada com novas regras para o tráfego de veículos pesados, como ônibus e caminhões. De acordo com Ivan Cordeiro, carga e descarga será das 19 às 7 horas e o embarque e desembarque de passageiros passarão para a Rua da Misericórdia.
Cordeiro anuncia a instalação de um Gabinete Civil no Centro Glauber Rocha, juntamente com a Coordenação do Transportes e outros setores da Prefeitura de Vitória da Conquista. Ele não descarta a transferência dos ônibus e vans dos Transportes Rural e Intermunicipal que atualmente realizam embarque e desembarque no Centro da Capital do Sudoeste Baiano ao Centro Glauber Rocha.
O Secretário de Mobilidade Urbana Ivan Cordeiro falou ao programa Redaçao Brasil de hoje (11). Na entrevista ele falou da mudança no cruzamento da Av. Jorge Teixeira com Av. Brasil.
“O aumento do fluxo de trânsito nas avenidas fez elevar também o número de acidentes. Para minimiza-los, serão proibidas conversões à esquerda, com isso teremos maior segurança e uma melhora na fluidez”, disse o Secretário da pasta, Ivan Cordeiro.

Ainda na entrevista Ivan fala que haverá mais mudanças no trânsito da cidade. Inclusive na Av. Frei Benjamin.
A Secretaria de Mobilidade Urbana anuncia no site da PMVC, que 10 novos ônibus da Viação Cidade Verde, vão chegar no próximo domingo (29) para aumentar a oferta de veículos com o problema grave com a frota da Viação Vitória.
A Prefeitura na quarta-feira passada (18), que a Cidade Verde já opera emergencialmente em linhas antes destinadas à Viação Vitória.
A Prefeitura vem trabalhando para que o transporte público volte logo à normalidade.
Na manhã desta sexta-feira (20) estiveram em reunião no gabinete da Secretaria de mobilidade, o Secretário da pasta Ivan Cordeiro, coordenador Jackson e o diretor da Viação Cidade Verde Sérgio Hübner, entre os assuntos e ajustes da operação emergencial foram tratados também a logística e estratégias para a chegada de mais 40 ônibus para completar a operação.
A novidade é que dentro da política de renovação de frota do grupo em que a Viação cidade Verde pertence, encontram-se dezenas de unidades na linha de produção na fábrica da Marcopolo, estas para renovação de frota de outras empresas, e estes ônibus deverão ser desviados para Vitória da Conquista. Muitos ônibus estão ainda no alumínio sem pinturas e outros já pintadas no padrão das empresas que as receberiam.
Estas empresas sofreram um retardo na renovação para salvaguardar Vitória da Conquista. Ainda segundo o blog TV Sudoeste Digital, o Secretário Ivan em nome do prefeito Herzem Gusmão pede celeridade visando resgatar o conforto dos passageiros desassistidos e em especial que os funcionários da Viação Vitória sejam absorvidos o quanto antes a fim de que em 15 dias de trabalho já possam receber suas quinzenas salariais e tickets alimentação.
Neste momento, representantes da prefeitura estão na sede do Ministério Público Estadual, onde discutem com os promotores a possibilidade de a Cidade Verde assumir as linhas em que Viação Vitória não pode atuar por falta de ônibus. Na madrugada desta terça-feira, uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início a uma fiscalização de soltura (quando os ônibus são vistoriados antes de começarem a rodar) na garagem da empresa e como resultado 74 veículos foram lacrados e impedidos de circular. Os 74 carros correspondem a 96% da frota que atende ao lote 1, vencido pela empresa há quatro anos.
No meio da tarde, o Blog do Giorlando Lima flagrou ônibus da Cidade Verde rodando em roteiro incomum, como um veículo da linha D09, que passou pela Avenida Brasil, com destino ao centro da cidade, às 16h18. Com a falta dos ônibus da Viação Vitória, cujos reparos para se adequar as determinações da fiscalização da prefeitura devem demorar mais de dois dias, as vans, que operam clandestinamente na cidade, viajam com lotações completas. Segundo o seretário da Semob, Ivan Cordeiro, que estava no MPE, juntamente com o coordenador de Transporte Público, Jackson Yoshiura e dois procuradores municipais, a prefeitura quer diminuir o máximo o prejuízo da população, assegurando um número de ônibus suficiente para atender à maior parte demanda prejudicada com a ausência dos veículos da Viação Vitória.
É bom lembrar que no dia 29 de junho, o prefeito Herzem Gusmão mandou publicar no Diário Oficial do Município um decreto ordenando que a Procuradoria Jurídica e a Secretaria de Mobilidade Urbana providenciem, em caráter de urgência a licitação para contratação de uma nova empresa que vai explorar o lote onde hoje atua a Cidade Verde. A ação do prefeito foi em cumprimento a decisão, expedida em liminar, pelo juiz Ricardo Frederico Campos, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Vitória da Conquista, determinando o cancelamento da outorga do lote 2 da Concorrência Pública 004/2011 (transporte coletivo), vencido pela Viação Cidade Verde, por considerar que foi lesiva ao Município e determinou que a prefeitura realize nova licitação em 180 dias. A decisão do juiz foi publicada no Diário de Justiça do Estado da Bahia no dia 31 de maio deste ano.
Falando de transporte coletivo em Vitória da Conquista, o secretário de mobilidade urbana Ivan Cordeiro, falou ao programa Redação Brasil de hoje (17).
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que nesta terça-feira (17) a Coordenação de Transporte Público, seguindo cronograma do segundo semestre de 2018, faz fiscalização de soltura em veículos destinados ao transporte coletivo urbano de passageiros na cidade, antes de iniciarem a operação diária. 30 veículos da Viação Vitória já foram lacrados.
Ainda na entrevista Ivan Cordeiro afirma que vai ter fiscalização no transporte de Vans também.