A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deve realizar uma audiência pública para discutir o resgate do teatro amador no município. A iniciativa está sendo articulada pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro.
A proposta do vereador Ivan Cordeiro (PL) tem como foco estimular a retomada de grupos teatrais e ampliar o espaço para atividades culturais na cidade, com participação de artistas, produtores e representantes da sociedade civil.
O debate deve inserir a pauta cultural em um contexto mais amplo de valorização das manifestações artísticas locais, especialmente aquelas ligadas ao teatro independente, que ao longo dos anos perdeu parte de sua estrutura e visibilidade.
A audiência pública ainda não tem data definida, mas deve ser organizada pela Câmara Municipal nas próximas semanas.
A expectativa é de que o encontro reúna diferentes setores ligados à cultura para discutir possíveis caminhos de incentivo e fortalecimento do teatro amador em Vitória da Conquista.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou por unanimidade, no dia 6 de fevereiro de 2026, a indicação de autoria da Mesa Diretora que propõe a destinação de R$ 30 milhões para a construção de moradias populares no município. O valor deverá ser reservado dentro do empréstimo de até R$ 400 milhões autorizado pela Lei nº 3.088, de 15 de dezembro de 2025, pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A proposta contou com votos favoráveis de vereadores da situação e da oposição, evidenciando convergência política em torno da pauta habitacional.
Na sessão da última sexta-feira (20), o tema voltou a ser debatido pelos parlamentares. Presidente da Câmara, Ivan Cordeiro afirmou que o papel do Legislativo é técnico e institucional, mas sobretudo político. “A análise deste projeto pela Câmara é um dever institucional de extrema relevância. É obrigação desta Casa garantir que a lei ofereça soluções reais para o déficit habitacional, com total transparência e dentro da responsabilidade fiscal exigida pelo cargo que ocupamos”.
A vereadora Cris Rocha (MDB) destacou a relevância da pauta e relatou reunião com o arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Vitor Agnaldo, ao lado do presidente Ivan Cordeiro e outros parlamentares. O encontro tratou da Campanha da Fraternidade de 2026, que terá como tema Fraternidade e Moradia.
“Tivemos um importante encontro com o nosso arcebispo metropolitano, Dom Vitor, onde discutimos a questão da moradia, que é um tema urgente e extremamente sensível em nossa cidade. Levamos ao conhecimento do arcebispo a indicação desta Casa para que, dentro dos R$ 400 milhões do empréstimo aprovado, R$ 30 milhões sejam destinados à construção de casas populares. Hoje temos um déficit habitacional estimado em cerca de 10 mil pessoas sem acesso à moradia digna”, afirmou.
A vereadora também ressaltou o caráter social da proposta. “Moradia não é favor para ninguém, moradia é direito. Investir com recursos próprios em habitação pode transformar Vitória da Conquista em referência no nosso Estado”. Cris Rocha ainda defendeu prioridade para mulheres em situação de violência doméstica.
“Ao priorizar a titularidade feminina nos contratos e assegurar vagas para mulheres em situação de violência, não estamos apenas entregando chaves. Estamos oferecendo a segurança necessária para que elas possam romper ciclos de abuso e ter um teto seguro para si e para seus filhos. É uma obrigação institucional reconhecer a moradia como o primeiro degrau para a dignidade e a independência da mulher”.
O vereador Alexandre Xandó (PT) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa e chamou atenção para a dimensão do déficit habitacional no município. “Quero parabenizar a Presidência da Mesa Diretora, em nome de toda a Câmara, pela destinação de R$ 30 milhões para a construção de casas populares. Vitória da Conquista enfrenta um déficit habitacional que chega a cerca de 10 mil famílias. O governo do presidente Lula já está construindo 1.644 unidades pelo Minha Casa, Minha Vida no município, com mais 700 casas autorizadas. Vamos ultrapassar 2.200 unidades, mas ainda existe uma demanda muito grande”, afirmou.
Xandó também defendeu que parte dos recursos contemple a reforma de moradias já existentes. “Além da construção de novas unidades, precisamos olhar para a reforma de casas. Muitas famílias vivem em imóveis condenados, com rachaduras ou atingidos por incêndios e outros desastres, e não têm condições de arcar com os custos da recuperação. O Plano Municipal de Habitação já prevê melhoria habitacional, e vários municípios destinam recursos, inclusive com apoio da Defesa Civil, para esse tipo de intervenção. É importante que parte desses R$ 30 milhões possa contemplar também a reforma de casas”, destacou.
O vereador Edjaime Rosa, Bibia (União Brasil), também defendeu que a proposta considere a melhoria habitacional e citou experiências adotadas em outras cidades. “Salvador desenvolveu projetos importantes de recuperação de moradias populares, especialmente em áreas de encosta, transformando comunidades inteiras. Em Vitória da Conquista, bairros como Alto Maron, Vila Elisa, Bruno Bacelar e a parte alta do Aparecida enfrentam situações semelhantes, que poderiam ser incluídas nesse projeto da Mesa Diretora”, afirmou.
Segundo Bibia, incluir a reforma de casas no investimento amplia o alcance social da medida. “A construção é fundamental, mas a recuperação de moradias em situação precária também é necessária. Muitas famílias vivem em áreas vulneráveis e precisam dessa atenção do poder público”, completou.
O vereador Fernando Jacaré também destacou a importância da indicação aprovada por unanimidade. “A Câmara de Vereadores, de forma ousada e corajosa, sai na frente e indica que parte do empréstimo seja destinada à moradia popular. Não importa o formato — se é construção ou reforma — o que importa é o projeto, a ideia e a indicação desta Casa. Esse recurso só vai existir porque os vereadores aprovaram”, declarou.
Estruturação de nova política municipal – Além da indicação, a Câmara deu início à tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 46/2025, que propõe a criação de uma nova Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). A iniciativa busca atualizar o marco legal do município, substituindo legislações anteriores e alinhando a política local às diretrizes federais.
Entre os mecanismos previstos estão a criação de um Conselho Municipal e de um Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, além de quatro linhas estratégicas: provisão habitacional (construção e requalificação de unidades), intervenção em assentamentos, melhoria habitacional e assistência técnica às famílias beneficiadas.
O projeto também prevê instrumentos como Benefício de Locação Social e Bolsa Moradia, destinados a famílias com renda mensal bruta de até três salários mínimos, com prioridade para mulheres em situação de violência doméstica, idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de risco.
Recursos autorizados – Após aprovação da Câmara de Vereadores, a Lei nº 3.088 foi sancionada pela prefeita Sheila Lemos e autoriza o município a contratar operações de crédito de até R$ 400 milhões junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, públicas ou privadas, incluindo organismos multilaterais e agências de fomento. A contratação poderá ocorrer até o último dia útil de maio de 2028.
O debate travado no Legislativo insere a moradia popular no centro da discussão sobre planejamento urbano e desenvolvimento social do município, cabendo agora ao Executivo avaliar a viabilidade da proposta dentro das diretrizes do planejamento municipal e das normas de responsabilidade fiscal.
O direito à moradia é previsto na Constituição Federal como direito social fundamental e está diretamente relacionado à dignidade da pessoa humana. Especialistas apontam que o déficit habitacional não se resume à ausência de casas, mas também envolve moradias em condições inadequadas, famílias que vivem em situação de superlotação e aquelas que comprometem parcela significativa da renda com aluguel.
A precariedade habitacional impacta múltiplas áreas da vida social. Estudos indicam que a falta de moradia adequada está associada a maiores índices de vulnerabilidade social, dificuldades no acesso à educação e à saúde, insegurança alimentar e instabilidade financeira. A moradia é considerada base estruturante para a inclusão social e para a redução das desigualdades.
Em Vitória da Conquista, a demanda por habitação popular é reconhecida como um desafio histórico. Durante os debates em plenário, foi citado um déficit estimado em cerca de 10 mil pessoas sem acesso à moradia digna no município. Diante desse cenário, e considerando a possibilidade de captação de recursos por meio do financiamento autorizado, a Câmara apresentou a indicação com o objetivo de inserir a política habitacional entre as prioridades do planejamento municipal.
Por Samara Dias
O presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, iniciou nesta sexta-feira (20) a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 46/2025, que propõe a criação de uma nova Política Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS). A proposta substitui legislações antigas, de 1991 e 2003, e busca adequar o município às diretrizes federais, como o Estatuto da Cidade e o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social.
O projeto prevê a criação de um Conselho e de um Fundo Municipal de Habitação, além de quatro linhas estratégicas: provisão de novas moradias, urbanização e regularização de assentamentos, melhoria habitacional e assistência técnica às famílias beneficiadas.
Entre as novidades estão o Benefício de Locação Social, com subsídio para aluguel, e o Bolsa Moradia, auxílio temporário para famílias em situação de risco. O público prioritário será formado por famílias com renda de até três salários mínimos, com atenção especial a mulheres vítimas de violência, idosos, pessoas com deficiência e famílias em vulnerabilidade, além da priorização da titularidade feminina nos contratos.
Segundo Ivan Cordeiro, cabe ao Legislativo analisar a viabilidade técnica e orçamentária da proposta, garantindo segurança jurídica, transparência e responsabilidade fiscal para enfrentar o déficit habitacional no município.
Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (4), o presidente Ivan Cordeiro realizou uma prestação de contas enfática de seu primeiro ano de mandato à frente da Casa. Classificando 2025 como o “ano da palavra cumprida”, o parlamentar afirmou ter atingido a totalidade dos compromissos firmados no início da sua presidência.
Em seu discurso, acompanhado pela prefeita Sheila Lemos e demais autoridades, Cordeiro destacou a pacificação política do Legislativo e o respeito à oposição como pilares de sua condução. Entre os marcos citados, o presidente deu relevo à institucionalização da Bancada Feminina — com estrutura física e cargos próprios — e à autonomia da Câmara frente ao Executivo.
Para 2026, Ivan anunciou a realização do I Fórum da Indústria, Comércio e Logística em março, sinalizando o foco no desenvolvimento econômico. O parlamentar encerrou a sessão agradecendo ao esforço coletivo de servidores e colegas, reafirmando o papel fiscalizador da Casa.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista reabrirá oficialmente nesta quarta-feira (4), os trabalhos legislativos em sessão solene no plenário da Casa, às 9h. A retomada das atividades contará com uma mensagem da prefeita Sheila Lemos (União), marcando o início do ano legislativo de 2026.
De acordo com o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro (PL), a expectativa é de um ano intenso, com debates e projetos voltados ao desenvolvimento do município. Dentre as pautas que começarão tramitando, estão a redução de 50% da taxa de esgoto na conta de água, a isenção do transporte coletivo para pessoas a partir de 60 anos, IPTU zero para as ruas não asfaltadas e fortalecimento da política habitacional, com a indicação da Mesa Diretora do investimento de R$30 milhões advindos do empréstimo de R$400 milhões, autorizado pela Câmara em 15 de dezembro de 2025.
A sessão será aberta ao público e marca o início do ciclo de 2026 no Poder Legislativo de Vitória da Conquista.
Confira a fala de Ivan Cordeiro sobre a reabertura da Câmara:
O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro, afirmou que pretende levar para votação no Legislativo municipal um projeto que prevê a isenção do IPTU para imóveis localizados em ruas sem pavimentação asfáltica.
Segundo Ivan, a proposta deve tramitar pela Mesa Diretora da Câmara e ele espera contar com amplo apoio dos vereadores,.
A iniciativa segue a mesma lógica de um projeto recentemente anunciado em Cuiabá (MT), onde o prefeito propôs suspender a cobrança do IPTU em ruas de terra, condicionando o imposto à entrega da pavimentação.
O vereador explicou que que pretende antes fazer uma avaliação jurídica para verificar se a isenção pode ser apresentada diretamente pelo Legislativo ou se exigirá participação do Executivo municipal.
Ainda assim, Ivan reforça que a posição política está definida e que o tema será levado ao debate público:
Caso a análise jurídica confirme a viabilidade, a expectativa é que o projeto entre na pauta da Câmara ainda neste período legislativo.
A proposta tem potencial para se tornar um dos principais temas do Legislativo conquistense do ano e um provável embate entre Prefeitura e Câmara.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL), afirmou que a ampliação e a maior acessibilidade dos voos entre o município do sudoeste baiano e São Paulo têm consolidado uma nova dinâmica econômica e social para a região. Em declaração recente, o parlamentar classificou a conexão aérea como uma “ponte de oportunidades” entre a cidade e a maior capital do país.
Segundo Ivan Cordeiro, atualmente é mais fácil e viável viajar de avião de Vitória da Conquista para São Paulo do que para Salvador. De acordo com ele, a oferta de voos mais frequentes e com valores considerados mais acessíveis tem impulsionado um novo comportamento na relação do interior baiano com a capital paulista, especialmente para a população do sudoeste do estado.
O presidente da Câmara destacou que São Paulo tem se consolidado como uma rota estratégica para mais de 2 milhões de baianos que vivem na região, funcionando como um polo de oportunidades econômicas e culturais. Para Cordeiro, essa ponte aérea aproxima o interior da Bahia de um ambiente favorável ao crescimento, ao empreendedorismo e ao intercâmbio profissional.
Na avaliação do edil, Vitória da Conquista, com mais de 400 mil habitantes, vem se fortalecendo como a principal referência do interior baiano. Ele ressaltou o papel do município como polo logístico, apoiado por sua infraestrutura viária e pela oferta de serviços nas áreas de saúde e educação, além da qualidade de vida da população.
Ivan Cordeiro também apontou que a intensificação da ligação com São Paulo projeta um cenário de maior desenvolvimento para a cidade e para a região, diante do que classificou como um distanciamento histórico em relação à capital baiana. Segundo ele, a consolidação dessa rota aérea diária contribui para a construção de novos laços econômicos e institucionais, reforçando a posição de Vitória da Conquista como “capital do interior” e ampliando suas perspectivas de progresso.
Os dados mais recentes do Produto Interno Bruto (PIB) dos Municípios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colocaram Vitória da Conquista entre as cidades brasileiras que mais ampliaram participação na economia nacional entre 2022 e 2023. O resultado motivou manifestação do presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), que celebrou o desempenho e ressaltou o papel estratégico do município no desenvolvimento da Bahia.
De acordo com o IBGE, Vitória da Conquista registrou ganho de 0,02 ponto percentual na participação no PIB do país, mantendo 0,1% do total nacional, desempenho que garantiu ao município a 16ª posição no ranking nacional. O resultado é o melhor entre as cidades do interior baiano no período analisado.
Para Ivan Cordeiro, os números confirmam a força econômica da cidade e sua consolidação como polo regional.
“Vitória da Conquista vem se firmando como uma das cidades mais importantes do interior do Nordeste. Esses dados mostram que a nossa economia é forte, diversificada e que a cidade segue crescendo mesmo em um cenário nacional desafiador”, afirmou.
O presidente da Câmara ressaltou que o avanço é reflexo do dinamismo do comércio, do setor de serviços e da capacidade empreendedora da população. “Aqui nós temos uma economia viva, que gera emprego, renda e atrai pessoas de toda a região. Conquista hoje é referência em saúde, educação, comércio e prestação de serviços”, destacou.
A permanência do vereador e presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, no Partido Liberal é tratada internamente como encerrada, após a direção estadual decidir afastá-lo do comando municipal. A medida foi tomada depois de o parlamentar articular, sem autorização da cúpula, apoio à candidatura de Carlos Muniz Filho para deputado federal em 2026.
A crise se intensificou quando o vereador declarou que não apoiaria nenhum candidato indicado pela cúpula do partido e que já não respondia pelo diretório do PL em Vitória da Conquista. Nos bastidores, lideranças afirmam que Ivan Cordeiro vinha mantendo movimentações paralelas, contrariando decisões da direção estadual.
A situação atingiu o ápice quando o presidente do PL na Bahia, João Roma, decidiu retirá-lo da direção do partido no município. A decisão foi anunciada após uma reunião do vereador com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) que ocorreu em outubro deste ano.
O PL já articula a formação de um novo grupo político na região. Na última terça-feira (02), João Roma convidou Wagner Lemos, advogado e marido da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), para se filiar ao partido e disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nas eleições de 2026.
Com o convite, Wagner Lemos passa a ser visto como uma aposta para fortalecer a presença liberal no sudoeste da Bahia. A possível filiação, no entanto, incomoda setores do PSDB e do União Brasil. Isso porque o deputado estadual e líder da oposição na ALBA, Tiago Correia (PSDB), considera Vitória da Conquista como um de seus principais redutos eleitorais.