Um passageiro de ônibus de turismo foi preso após ser flagrado transportando cerca de 25kg de maconha na BR-116, em Jequié, no centro-sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (28).
A prisão aconteceu durante fiscalização com foco no combate ao narcotráfico da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A abordagem ocorreu por volta das 17h, no km 677 da rodovia, quando uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF interceptou um ônibus de turismo que fazia o trajeto de São Paulo (SP) até Coruripe (AL).
Durante inspeção no compartimento inferior de bagagens, os policiais localizaram duas malas contendo diversos tabletes de substância com odor e características de maconha.
A equipe conseguiu identificar o passageiro responsável pelas bagagens, que também carregava mais tabletes da droga em uma mochila guardada no bagageiro superior. Ao todo, foram encontrados 40 tabletes da substância, pesando aproximadamente 25 quilos.
Questionado, o homem confessou que havia saído de São Paulo com destino à rodoviária de Maceió (AL), onde entregaria a droga a um contato que ainda não conhecia, em troca de R$ 2 mil pelo serviço.
O passageiro foi preso em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado, juntamente com o entorpecente, para a Delegacia da Polícia Civil de Jequié, onde serão adotadas as providências cabíveis.
PRF em ação na Bahia – Foto: Divulgação
O cantor sertanejo Gusttavo Lima será a “grande atração” do São João de Jequié. A festa junina da Cidade Sol será oficialmente lançada na próxima segunda-feira (12), quando o anúncio da vinda do Embaixador deve ocorrer. Conforme apurado pela reportagem, o cachê do artista será bancado por um grupo de empresários locais.
O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), confirmou a informação da contratação de Gusttavo Lima e indicou que o cachê será patrocinado por empresários do município. Vale lembrar que o show do Embaixador foi o mais caro do São João baiano no ano passado, recebendo cerca de R$ 1,1 milhão.
“Estamos viabilizando o nosso São João, o melhor da Bahia, por meio de patrocínios do setor privado e apoio do governo do Estado. Já temos nove atrações confirmadas. Na segunda, apresentaremos mais dez. Essa é uma festa importante, porque gera emprego e receita para nosso município”, afirmou o prefeito. Matéria: Bahia Notícias.
A Polícia Civil da Bahia, por meio de ações coordenadas com a Secretaria da Segurança Pública, reduziu de forma significativa os índices de violência na cidade de Jequié. No mês de abril deste ano, o município atingiu um marco importante: 30 dias consecutivos sem registros de homicídios. Além disso, houve uma redução de, aproximadamente, 24% no número de mortes violentas.
Para fortalecer o combate à criminalidade, foi implantado o Serviço de Investigação de Local de Crime (Silc), que garante atendimento imediato às ocorrências de homicídio. Este conta com uma equipe de delegados e investigadores. Houve também a criação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), a qual investiga as organizações criminosas responsáveis pela maior parte deste delito na região.
Por meio deste trabalho integrado, a Polícia Civil elucidou, aproximadamente, 70% dos homicídios ocorridos na região e prendeu oito suspeitos de envolvimento nesses crimes. Também foram realizadas ações que resultaram na apreensão de armas de fogo e entorpecentes, promovendo mais segurança ao município de Jequié.
Tudo pronto para a 44ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié – Expo Jequié 2025, que acontece de 24 de maio a 1º de junho, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. O evento com duração de nove dias, reúne diversos participantes, incluindo produtores rurais, empresas, instituições financeiras, representantes do governo e da sociedade civil. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira (11) e contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues.
“É uma honra estar aqui, hoje. Primeira vez na história de Jequié, que um governador participa da abertura de uma exposição, para interagir, para se aproximar e dar mais para o produtor e a nossa cidade”, afirmou o prefeito Zé Cocá.
Com uma área total de 23 hectares, o parque será palco de uma ampla oferta de produtos e serviços. Destacam-se a exibição de equipamentos agrícolas e pecuários, insumos como sementes e fertilizantes, além de tecnologias voltadas para irrigação e manejo de solo. Os visitantes também poderão apreciar produtos alimentícios, como carnes, laticínios e frutas, bem como artesanato local e serviços financeiros e de consultoria.
“A Secretaria de Agricultura está à disposição de vocês nessa parceria do Estado com a sociedade, com a cidade de Jequié. Não é só um momento de negócio. É importante para o agricultor ou para o comerciante que vem vender o seu produto, é o momento das famílias se encontrarem”, indicou o secretário da Agricultura, Pablo Barrozo.
A exposição tem a parceria da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e conta com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), Superintendência Baiana Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Bahia Pesca com estandes, onde vão apresentar tecnologias e produtos voltados para o homem do campo.
_*Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA*_
A organização do São João de Jequié 2025 confirmou novos nomes para a festa junina, que acontece de 14 a 24 de junho. Entre as atrações anunciadas estão Ana Castela, Wesley Safadão, Adelmário Coelho, Natanzinho Lima, Calcinha Preta, Henry Freitas, Dorgival Dantas, Flávio José e Iguinho & Lulinha.
Os shows serão distribuídos entre a Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, e a Cidade do Forró, na Praça da Bandeira. Além disso, uma ampla praça de alimentação será montada nas ruas Félix Gaspar e Alves Pereira para receber o público.
Os shows serão distribuídos entre a Vila Junina, na Praça Rui Barbosa, e a Cidade do Forró, na Praça da Bandeira. Além disso, uma ampla praça de alimentação será montada nas ruas Félix Gaspar e Alves Pereira para receber o público.
O São João de Jequié é um dos mais tradicionais da Bahia e promete movimentar a cidade com muita música e forró durante os dez dias de festa.*blog do Caíque Santos
Por volta das 17h30 deste sábado (15), por determinação do Cicom, guarnições da 6ª Cia/PM deslocaram-se até o bairro Mandacaru, na cidade de Jequié, após denúncia de que um homem estaria portando uma arma de fogo nas proximidades de um supermercado.
Ao chegar ao local, dois indivíduos, ao perceberem a aproximação das viaturas, dispensaram uma sacola. Diante da atitude suspeita, foi realizada uma busca no perímetro, onde foi localizada a sacola contendo 18 buchas de substância análoga à maconha, 92 pinos de substância análoga à cocaína, 14 pedras análogas ao crack, uma peteca de substância análoga à cocaína, um celular Samsung azul e um celular Samsung prata.
Os indivíduos, juntamente com todo o material apreendido, foram apresentados na 9ª Coorpin para adoção das medidas cabíveis.
*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*
*Fonte: ASCOM CPR-SO | 19º BPM/Jequié*
Durante patrulhamento, na madrugada do dia 15/03, na via de acesso ao Jardim Eldorado, em Jequié, as guarnições visualizaram um individuo conduzindo uma motocicleta em atitude suspeita. De imediato foi feito o acompanhamento, dado a determinação de parada ao condutor sendo feita a abordagem e busca pessoal. Ao realizar a vistoria no veículo foi constatado que o chassi e a placa policial estava com adulteração. Diante do flagrante delito, o condutor juntamente com a motocicleta foram conduzidos à Delegacia Territorial de Jequié para adoção das medidas cabivéis.
*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*
*Fonte:* *ASCOM CPRSO* | *CIPT-SO – JEQUIÉ*
O corpo de um homem identificado pela alcunha de ‘’Gazo’’ foi morto a tiros na noite desta quarta-feira de Cinzas em Jequié, no Médio Rio de Contas.
O crime aconteceu por volta das 22h em uma via pública do bairro KM 03 e os autores dos disparos fugiram após terem deflagrado os tiros, cujos estampidos chamaram a atenção dos moradores, mas ninguém informou sobre o caso.
Equipes das polícias Civil, Militar e Técnica foram acionadas e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, após realização dos serviços periciais no local. *blog do Léo Santos.
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Homicídios de Jequié – 9ª Coorpin de Jequié , com apoio da Dirpin Sudoeste/Sul e 10ª Coorpin de Vitória da Conquista deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11) a Operação Espinha Dorsal, ação que com o objetivo cumprir 11 mandados busca e apreensão, bem como de prisão de investigados relacionados a homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro no município de Jequié. Segundo à polícia, as investigações do Núcleo de Homicídios apontaram uma série de alvos vinculados à determinadas facções que seriam responsáveis por homicídios em Jequié.
A operação contou com aproximadamente 80 policias civis e logrou êxito em efetuar a prisão temporária de 04 investigados, 01 prisão em flagrante, além de apreensão de acessórios de arma de fogo, 06 celulares, 21 cartões de crédito, máquina de cartão de crédito, R$ 19.080,00 (dezenove mil e oitenta reais) em espécie, dinheiro, montante de moeda carimbado sem valor monetário; 07 folhas de cheque em branco e 07 canhotos de cheques preenchidos no total de R$ 9.600,00; 26 (vinte e seis); notas promissórias no total de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), moeda estrangeira e aproximadamente 2kg de drogas
”As investigações continuam no sentido de alcançar e prender os outros envolvidos em homicídios em Jequié, ressaltando que a Operação Espinha Dorsal reforça o compromisso da Polícia Civil da Bahia no combate aos homicídios, ao tráfico de drogas e a organizações criminosas”, diz à Polícia Civil.
Hoje, às 16h, no auditório do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, o Coronel PM Paulo Guimarães, Comandante do CPR-SO, recepcionou o Coronel PM Mattos, Comandante de Inteligência da PMBA, o Delegado Flávio Macio Albergaria Silva, Superintendente Regional da Polícia Federal, o Delegado Eduardo Badaró, Coordenador da FICCO na Bahia, além do Delegado Rômulo Sossai Berger, da Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, Delegado Rodrigo Motta, Delegado Regional de Polícia Judiciária e Delegado Roberto Júnior, Diretor Regional da Polícia Civil do Interior da Bahia.
O encontro teve como objetivo discutir estratégias e ações voltadas à ampliação da FICCO/BA (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), com foco na implantação de uma extensão em Jequié, considerando os recentes índices de criminalidade registrados na região. O planejamento busca promover uma atuação conjunta e integrada entre as forças de segurança, como a Polícia Federal, a Polícia Militar, Polícia Civil e as demais instituições envolvidas, reforçando o combate ao crime organizado no estado. Essa iniciativa visa ampliar a presença da FICCO/BA, fortalecendo a segurança pública no município e destacando a importância da união entre os órgãos para proteger a população e garantir maior eficiência no enfrentamento da criminalidade.
O apoio decisivo do Excelentíssimo Senhor Cel PM Paulo Coutinho, Comandante-Geral da PMBA, reforça o compromisso da Corporação com a Segurança Pública e a proteção da sociedade baiana, evidenciando sua dedicação em promover ações integradas e estratégicas para enfrentar o crime organizado.
*PMBA, uma Força a serviço do cidadão!*