O prefeito da cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, tomou posse da presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), em cerimônia virtual realizada na manhã desta quarta-feira (10).
O mandato de Zenildo Brandão (PP), conhecido como Zé Cocá, é de 2021 a 2022. A solenidade e posse da nova diretoria executiva e do conselho fiscal da entidade foram feitas de forma restrita, por causa da pandemia.
O evento também é transmitido pela UPB. Após o ato de posse, Zé Cocá, fará uma reunião virtual com todos os prefeitos baianos. *G1 Bahia
Os ocupantes do veículo tentaram enganar os policiais afirmando que haviam saído de Maceió (AL) para Uberlândia(MG) afim de realizar um teste no veículo, no entanto foram descobertos e presos pela equipe.
Dois homens foram presos por tráfico de drogas na manhã de hoje (08). Eles foram abordados por policiais rodoviários federais no KM 677 da BR 116, trecho de Jequié(BA).
Durante fiscalização na rodovia, os PRFs abordaram um Ford/Ka para fiscalização e, desconfiaram do nervosismo dos seus ocupantes. Diante das suspeitas, a equipe aprofundou a averiguação e, encontrou no tanque do combustível do veículo 10,35 Kg (dez quilos, trezentos e cinquenta gramas)de pasta base de cocaína.
Com esta apreensão, o impacto financeiro no crime é de mais R$ 1 milhão.
Indagado, o motorista do veículo relatou que receberia a quantia de R$8.000,00 pelo transporte da droga.
Eles foram presos em flagrante pelo crime do art. 33 da Lei 11.343/2006 e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Um surto de Covid-19 atingiu detentos do Conjunto Penal de Jequié. Ao todo, 51 internos testaram positivo para doença.
O primeiro caso na unidade foi detectado em 14 de fevereiro e, a partir daí, outros internos foram sendo sendo testados, e a quantidade de infectados aumentou.
Entre os detentos que testaram positivo, está um idoso de 71 anos, que precisou ser internado no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Ele está com 20% do pulmão comprometido.
Segundo informações do major João Henrique, diretor da unidade prisional, os detentos com Covid-19 estão em ala separada dos demais, recebendo acompanhamento médico e sendo monitorados.
Petroleiros realizam na manhã desta quinta-feira (18), um protesto em uma refinaria da Petrobras localizada próximo a cidade de Jequié.
A informação foi confirmada pelo senhor Renato que é um dos coordenadores de vendas de combustíveis no município; a reivindicação é motivada pela venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) pela metade do valor que poderia receber.
Segundo os cálculos do Ineep, a Rlam está avaliada entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões. Na semana passada, a Petrobras anunciou que o grupo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes venceu a disputa pela refinaria com uma oferta de apenas US$ 1,65 bilhão.
Além disso, a Petrobras anunciou mais um aumento no valor da gasolina, que começa a valer a partir desta sexta-feira (19).
De acordo com informações da nossa equipe de reportagem, devido ao protesto, alguns caminhões que estão indo até a refinaria não conseguem abastecer.
Há qualquer momentos novas informações.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jequié e Região informou, nesta quinta-feira (21), que foi aprovada pelos presentes uma paralisação das atividades pelo período de 48 horas, em protesto pelo não recebimento do salário do mês de dezembro de 2020, problema herdado pela gestão atual deixado pelo ex-prefeito Sérgio da Gameleira (PSB).
“A situação é preocupante, porque nós não sabemos o dia em que serão pagos os salários. Recebemos várias informações, mas não existe uma decisão do Governo Municipal. É um absurdo! Os servidores estão desesperados sem seus salários. Tem servidor que não tem dinheiro para pegar transporte ou colocar gasolina na moto, no carro para ir trabalhar. Vimos aqui na assembléia, servidores fazendo vaquinha para comprar mantimentos e tentar pagar algumas contas que estão atrasadas. É um desrespeito, um descaso com os servidores e servidoras”, relatou diretores do SINSERV.
Na nota, o Sindicato informa que, semana passada, o presidente da entidade, Venício Lucena mostrou valores que entraram na conta da Prefeitura de Jequié. A nota diz que os recursos são suficientes para pagar a folha de dezembro/2020. ”O município já recebeu R$ 5 milhões e 400 mil do FPM no dia 10 de janeiro e já tinha em caixa R$ 3 milhões. Com os R$ 2.719,749,99 mi, que foram desbloqueados pelo Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, já tem disponível o valor da folha de dezembro/2020. Então, R$ 3.000.000,00 + R$ 5.400.000,00 (FPM) + R$ 2.719.748,99 é igual a R$ 11.119,749,00 mi. É o valor que tem em caixa, suficiente para pagar os servidores. O que está faltando é boa vontade pra resolver esse problema. Vale lembrar que as dívidas herdadas da Gestão passada é do município e não do Gestor que passou”, acrescentou.
A prefeitura de Jequié emitiu uma nota na quarta-feira (20), em que se manifesta sobre o salário dos servidores e anuncia ”para o mais breve possível” a quitação da dividida com aqueles que foram excluídos da folha pela gestão Gameleira.
No documento, as Secretarias de Administração e da Fazenda informam que os valores bloqueados pela Justiça referentes aos processos de terceirizados ligados à empresa Ativacop ainda não foram desbloqueados em sua totalidade, e o valor desbloqueado ainda não se encontra disponível nas contas da prefeitura.
Coloca que parte destes valores pertence a contas vinculadas e isso impossibilita a sua utilização para pagamento da folha de salários e, ainda que fosse possível, o montante bloqueado é inferior a totalidade da folha de pagamento referente ao mês de dezembro, irresponsavelmente deixada em aberto e sem saldo para quitação pela gestão anterior.
“Mesmo diante da situação de caos financeiro encontrada, a administração municipal, mais uma vez, reafirma seu compromisso com os servidores e vem trabalhando, por meio das equipes técnicas das Secretarias da Fazenda e Administração, para o mais breve possível efetuar o pagamento desses salários”, finaliza. *Bahia Notícias.
Um homem foi preso em flagrante no sábado (16) no bairro de Alto da Bela Vista, em Jequié.
Com ele, foram apreendidos um fuzil e uma submetralhadora, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA).
De acordo com a Polícia Militar (PM), o flagrante aconteceu durante uma ronda na localidade conhecida como Inferninho, região rural do município, quando encontraram um grupo de homens armados. Não há informações sobre a quantidade de suspeitos.
Ainda segundo a polícia, houve confronto e parte do grupo conseguiu escapar. No entanto, um homem de 20 anos, que não teve identidade revelada, foi preso.
No local, os PMs também encontraram carregadores, munições, porções de maconha, cocaína e crack, além de um celular e 200 reais. G1.Bahia.
Ao interceptar um ônibus em Jequié, na manhã dessa quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 38 unidades de munição. O material estava dentro de uma meia, guardada em uma caixa com medicamentos diversos.
Segundo a corporação, o veículo seguia de São Paulo (SP) com destino a Chorrochó, no interior da Bahia. O motorista responsável pelo transporte apresentou a documentação da mercadoria aos agentes, que identificaram que ela havia sido despachada por um homem na capital paulista e possuía como destinatária uma mulher, na cidade de Olindina, também no interior baiano.
A PRF-BA ressalta que as medicações estavam com as caixas corrompidas e sem bula, o que pode caracterizar crime contra a saúde pública, mesmo que possuam nota fiscal. Com isso, todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária local para adoção das medidas cabíveis.
Foi registrado na manhã deste domingo (29), um grave na BR-116, no trecho que liga a cidade de Jequié a Manoel Vitorino.
Segundo informações, um carro colidiu com caminhão cegonha, que transportava dez carros. Com o impacto da batida, o carro ficou debaixo do caminhão e pegou fogo. Os dois ocupantes do veiculo morreram na hora.
Foto: blog do sena.
A desembargadora Maria do Carmo Cardoso, em decisão monocrática no início da tarde desta quarta-feira (28), revogou a decisão que afastava do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira (PSB), do cargo e o impedia de ingressar nas dependências dos prédios públicos municipais. Com isso, Hassan Iossef (Podemos) volta a ocupar a vice-prefeitura.
“As medidas cautelares necessárias à investigação das infrações penais imputadas ao investigado, quanto ao seu cumprimento, lograram, portanto, bom êxito. Sem demonstração de que está, no momento, valendo-se do cargo para delinquir ou impedir a atividade persecutória criminal estatal, deve preponderar, além da presunção de inocência, a vontade popular que o elegeu como prefeito da municipalidade”, argumentou a magistrada, para revogar o afastamento.
Por outro lado, Sérgio da Gameleira segue proibido de manter contato, por meio de qualquer tipo de comunicação, com os demais investigados. Na decisão, a desembargadora afirmou que, caso o prefeito descumpra tal determinação, ele pode ser novamente afastado do cargo ou até ter sua prisão preventiva decretada.
O advogado do gestor, João Daniel de Carvalho, afirmou que a expectativa é que Gameleira reassuma o poder executivo de Jequié ainda nesta quarta. “A defesa sempre acreditou que a reversão do afastamento seria questão de tempo. Sequer há denúncia formalizada contra Sérgio. Não há razão para retirá-lo do mandato, para o qual foi eleito democraticamente”, comentou.
O prefeito é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de improbidade administrativa, por causar prejuízos aos cofres públicos em aproximadamente R$ 4,9 milhões.
Foi registrado na manhã de hoje (26), um grave acidente que envolveu 4 veículos, com duas vitimas leves encaminhadas ao Hospital em Jequié.
Segundo informações da PRF, houve derramamento de carga sobre que a pista que esteve totalmente interditada ate este momento.
O transito começou a fluir lentamente, porém existe cerca de 30km de engarrafamento em ambos os lados exigindo cuidado redobrado na condução.
O acidente ocorreu no Km 727 da BR 116, sobre uma ponte no local conhecido por Posto 58, municipio Boa Nova. A causa ainda esta sendo avaliada.
VEJA: