O desenvolvimento econômico e social do Sudoeste da Bahia deve-se muito à UNIVERSIDADE ESTADUAL, disso ninguém tem dúvidas, no dia 27 de maio deste ano a UESB completou quarenta anos de relevantes serviços prestados à Bahia e em especial a nossa Vitória da Conquista.
Com a vinda de tantas faculdades particulares, tantos Ensinos à Distância os EADs transformou esta cidade como o maior polo de convergência educacional do interior baiano.
Sob o manto de manter elevada a qualidade do ensino, vem dificultando e até impedindo que milhares de alunos ingressem na UESB através de transferência externa, pois a forma de acesso por essa modalidade está fora da realidade da atualidade.
Sabemos que as Universidades públicas passam por uma crise, existem quem defendem que os ricos, paguem pelo ensino nas Universidades Públicas; outros são contra a qualquer tipo de quotas, que tanta oportunidade deu àqueles que jamais teriam acesso às universidades de qualidade, lembrando que muitos desses quotistas tem se destacados como exímios alunos, sobressaindo inclusive como bons profissionais no mercado.
Para fazer jus à matrícula externa o requisito primordial é que esteja cursando numa faculdade autorizada pelo Ministério da Educação, entende-se que se cursa numa faculdade, o aluno já foi selecionado no vestibular, daí ser muito preciosismo exigir nota sete pra ter direito, pois o correto seria a classificação por nota, priorizando os melhores, permitindo ao máximo que mais alunos TENHAM ACESSO ÀS VAGAS NÃO PREENCHIDAS e AQUELAS ORIUNDAS DAS EVASÕES.
Quantos grandes talentos ficam sem acesso ao ensino superior, exatamente pela falta de oportunidade da escola pública gratuita, quantos pais e quantas mães lastimam a falta de condições de pagar uma faculdade particular e que desistem dos seus sonhos. Quantas e quantas famílias se sacrificam para pagar as faculdades particulares e desistem no meio do caminho por falta de recursos.
O que é mais triste é que o acesso nas faculdades e universidades públicas é tão difícil que se igualam as provas de mestrados e doutorados, a UESB no no último edital 175/2019 de 24 de setembro de 2019, mais de mil vagas foram disponibilizadas, equivalente às vagas do vestibular 2020, mas no item 41.1 deste edital, exigiu que as notas das provas de conhecimentos básicos para ter acesso as vagas, fossem de no mínimo 7 (sete) excluindo todos e quaisquer que atingissem notas inferiores, deixando as vagas inacessíveis, além de cobrar pela inscrição, ainda que valor irrisório, mas que de certa forma inibe o acesso, defendemos que seja o preenchimento pela classificação.
O que é mais deprimente ainda é saber que o ESTADO paga toda estrutura física, administrativa e docente para uma quantidade de alunos e é comum salas com capacidade para 40 alunos ter apenas 10 discentes, teríamos aqui que escrever um livro para enumerar o quanto isso é grave.
Espero que nosso Reitor, juntamente com o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE, o Conselho Universitário – CONSU e outros conselhos repensem e faça nossa UESB cada vez maior
Espero que nos convença que estejam certos, mas como leigos não admitimos que o professor pago para 40 alunos continue dando aulas para uma quantidade menor.
Continuo defendendo a UESB, continuo achando que a UESB poderá duplicar sua força através da inovação, pois a UESB é a primeira e a número UM.
*JOSE MARIA CAIRES – Empresário. fundador do movimento Conquista pode voar mais alto e do movimento Duplica Sudoeste.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 5 quilos de maconha na manhã desta sexta-feira (11) em Jequié (BA), durante fiscalização ostensiva da PRF, no Km 677 da BR 116, em Jequié (BA). Dupla foi presa suspeita de tráfico de drogas.
A maconha era transportada em um automóvel locado e foi abordado por volta de 11h30, em frente a unidade operacional policial (UOP).
Inicialmente foi dada ordem de parada ao veículo, com placas de Belo Horizonte (BA). Os PRFs solicitaram os documentos pessoais e do veículo para consulta nos sistemas da polícia, foi quando perceberam um certo nervosismo por parte do condutor.
Os agentes federais começaram uma fiscalização mais detalhada no interior do veículo, foi quando encontraram os pacotes de maconha escondidos em compartimento oculto do Sandero.
O motorista, de 28 anos de idade, e o carona, de 29 anos, foram presos em flagrante por tráfico de drogas, com base no art. 33 da Lei 11.343/2006.
Aos policiais, o condutor informou não saber da existência da maconha dentro do carro e que seguiam de Porto Seguro e pretendiam chegar em Salvador.
A PRF registrou a ocorrência na Delegacia da Polícia Civil em Jequié (BA). O crime de tráfico de drogas tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.
Após 15 dias internado, sendo 12 em Unidade de Tratamento Intensivo, Nelson Ramos dos Santos, que tem 100 anos, está curado da Covid-19. O idoso recebeu alta do Hospital São Vicente, em Jequié, na manhã desta segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil.
Natural de Ubatã, o idoso tinha sido atendido inicialmente no Hospital Geral de Ipiaú e foi transferido assim que teve o quadro clínico agravado. “Quero agradecer, sensibilizado, a profunda dedicação dos profissionais de saúde, em todos os níveis de atuação. Cada paciente recuperado é uma imensa alegria para todos”, afirma o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
O Hospital São Vicente é uma das dezenas de unidades contratadas pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para ofertar leitos clínicos e de Terapia Intensiva ao Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, estão disponíveis na unidade 50 leitos, sendo 40 de enfermaria e 10 de UTI.
Durante o último fim de semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois motoristas em Jequié (BA). Os homens foram abordados durante fiscalização da equipe de agentes federais realizada em trechos baianos das Brs 116 e 330.
O primeiro flagrante, foi registrado por volta das 15h de sexta-feia (28), no KM 677 da BR 116, quando os PRFs abordaram um veículo Scania tracionando um SR Rondomix para verificação.
Durante os procedimentos, a equipe notou indícios de adulteração nos elementos identificadores do semirreboque e, constatou através dos sistemas divergências no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) apresentado pelo condutor, confirmando as suspeitas e configurando o crime do art. 311 do Código Penal (Adulteração de sinal identificador de veículo automotor).
Já no dia 30, por volta das 17h, os policiais atuavam no KM 790 da BR 330, quando abordaram um Fiat/Strada para fiscalização e, durante as verificações pessoais do condutor constataram que o homem possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto pelo não pagamento de pensão alimentícia. O documento foi expedido em março de 2019 na cidade de Ipiaú (BA) e possui validade até 2028.
Além disso, após analisar o veículo, a equipe verificou que a Strada possuía indícios de adulteração nos seus sinais identificatórios. O que reforça a tese de se tratar de fraude veicular.
Diante dos fatos, os dois homens foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Judiciária local onde serão adotadas as medidas cabíveis.
A Polícia Rodoviária Federal na Bahia flagrou no último sábado (29) mais um crime de sonegação fiscal. Desta vez, um caminhão carregado com 44.744 (quarenta e quatro mil e setecentos e quarenta e quatro litros) de álcool hidratado foi apreendido sem nota fiscal comprobatória, pelos agentes federais.
O flagrante foi registrado por volta das 11h, quando a equipe fiscalizava o KM 677 da BR 116, trecho de Jequié (BA) e abordaram uma combinação de veículos para verificação. Durante os procedimentos, foi solicitado ao condutor os documentos de porte obrigatória e a nota fiscal da carga. O homem apresentou uma nota cujo destino era o município de Campos dos Goytacazes/RJ, contudo entrou em contradições diversas vezes sobre o destino final de entrega do combustível.
Após alguns minutos de conversa, o motorista relatou que foi contratado para seguir com a carga ate Maceió (AL), porém o proprietário do material havia entrado em contato para que ele seguisse para Feira de Santana (BA), trocasse a nota fiscal e continuasse a viajem com destino a São Luiz (MA).
Diante dos fatos, a combinação de veículos e a carga foram apreendidas e estão à disposição da Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ-BA) para adoção das medidas cabíveis.
Prefeitura Municipal de Jequié publica Decreto Municipal nº 20.731 que suspende o toque de recolher e, de acordo com os protocolos de funcionamento, anexos ao Decreto, permite a retomada das atividades econômicas seguindo, criteriosamente, o que está disposto em casa protocolo de funcionamento, autorizando a reabertura dos seguintes estabelecimentos comerciais:
-bares e restaurantes, (de acordo com protocolo de funcionamento anexo);
-academias de ginástica e artes marciais (de acordo com protocolo de funcionamento anexo);
-clubes sociais, recreativos e desportivos (de acordo com protocolo de funcionamento anexo); e práticas desportivas em geral (de acordo com protocolo de funcionamento anexo).
Fonte: Prefeitura
Onze aves silvestres foram resgatadas, um veículo roubado apreendido e dois homens foram presos durante a Operação Notívagos II, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-116, trecho da cidade de Jequié.
De acordo com a PRF, as ações foram distintas, mas todas ocorreram no KM 677 da rodovia, quando os agentes federais fiscalizavam o trecho. Segundo o G1, a polícia detalhou que os 11 pássaros silvestres resgatados são da espécie trinca-ferros.
Eles eram transportados irregularmente no bagageiro de um carro de passeio. Os responsáveis afirmaram que tinham saído de Carira, cidade de Sergipe e pegaram os animais em Manoel Vitorino, no sudoeste da Bahia, onde pagaram a quantia de R$ 500. Eles não tinham autorização do órgão ambiental para criação das aves.
A polícia não detalhou se os homens foram presos, só informou que as aves foram retiradas dos suspeitos. O outro caso de flagrante na rodovia foi de um veículo roubado. O carro tinha documento falso e estava sendo transportado em um caminhão-cegonha. A polícia não detalhou o que o motorista do caminhão relatou sobre o único carro roubado na cegonha, como o adquiriu, nem para onde ele estava sendo levado.
O veículo foi recuperado pelos policiais. Além dessas duas ocorrências, ainda na BR-116, dois homens com passagens criminais por roubo, homicídio e tráfico de drogas, foram presos ao serem encontrados com dois revólveres. Uma arma tinha seis munições e a outro três.
As armas e munições estavam escondidas no compartimento de um carro de passeio e a dupla não tinha autorização para posse, nem transporte dos revólveres. Eles foram presos e encaminhados para a Delegacia de Jequié.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na tarde desta terça-feira (18), um casal por tráfico de drogas. A ocorrência se deu em frente a unidade policial da PRF, localizada no Km 677 da BR 116, em Jequié (BA). A dupla transportava quase 54 Kg de maconha escondidos em compartimento secreto de um carro.
Passava das 14h30, quando policiais rodoviários federais deram ordem de parada a um Chevrolet/Class, com placas de Natal (RN). Ao solicitar documentação do motorista e passageira do veículo, os policiais perceberam que o casal aparentava nervosismo.
Desconfiados, os policiais decidiram fazer uma busca no carro e acabaram encontrando 60 tijolos de maconha escondidos, secretamente, sobre o banco do condutor. Após pesagem os tabletes totalizaram 54 quilos.
O impacto financeiro no crime organizado com esta apreensão se aproxima de 60.000 reais.
Dada às circunstâncias, o casal foi preso em flagrante delito por tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006) e foi apresentado à autoridade policial de plantão da Delegacia de Polícia Civil, para formalização dos procedimentos cabíveis.
Policiais rodoviários federais flagraram na tarde deste sábado (15), na BR 116 em Jequié, um caminhão FORD/F 4000 com os números de identificação adulterados. A ação aconteceu em frente a unidade operacional policial (UOP), localizada no quilômetro 677 da BR 116, no sudoeste baiano.
fiscalização detalhada, os agentes verificaram os documentos apresentados pelo condutor de 32 anos. Após vistoria nos caracteres de identificação veicular, os PRFs constataram que o número do chassi estava adulterado e foi regravado com o VIN que pertence a uma ambulância do Batalhão do Exército Brasileiro sediada no estado do Maranhão, situação confirmada após contato com aquela unidade militar.
O passageiro, de 31 anos, identificou-se como proprietário do veículo de carga e disse desconhecer às irregularidades apresentadas. Relatou ainda que adquiriu o caminhão no ano de 2015, na cidade de Taperoá (BA) e pagou 90.000 reais.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Jequié. O caminhão vai passar por perícia, a fim de descobrir a procedência e confirmar se é produto de crimes como furto ou roubo.
A prefeitura de Jequié publicou novo na sexta-feira (7), flexibilizando ainda mais o funcionamento do comércio na cidade do sudoeste baiano.
O decreto entrou em vigor no dia da publicação e é válido até 17 de agosto, podendo ser renovado ou revogado. Estão autorizadas a funcionar revendas e concessionárias de veículos, escritórios de contabilidade e de advocacia.
Além disso, o toque de recolher que começava às 18h foi alterado. Agora as restrições começam às 21h e seguem até 5h. Nesse período, os moradores não devem circular pelas ruas ou permanecer em via pública. Somente estão liberadas pessoas em casa de urgência ou que precisam sair para trabalhar.
No final do mês de julho, a prefeitura de Jequié já havia publicado um decreto com renovação do toque de recolher e flexibilização do comércio. Na ocasião, foi permitida a reabertura dos estabelecimentos de artigos esportivos; tecidos, armarinhos e afins; centros de formação de condutores; salões de beleza, barbearias e similares; clubes de serviços; igrejas e templos religiosos e museu.
As missas e cultos podem ocorrer desde que para menores de 60 anos e pessoas sem comorbidades. Nos templos religiosos deve ser observado o limite de 20% da capacidade do local, com distância mínima de dois metros entre os participantes.
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, na noite de sexta-feira, Jequié registra 3.485 casos de pacientes com Covid-19, 2.257 recuperados e 94 mortes. G1