O Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, na região sudoeste da Bahia, informou nesta quinta-feira (09) que foram ocupados todos os leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com sintomas da Covi-19. O HGPV conta com 21 leitos para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, sendo nove de UTI.
Com o hospital atingindo o limite, a saída é buscar alternativas em instituições de saúde privada, outras cidades ou contratações e ampliação por parte do estado de outros leitos. Para piorar, Jequié não para de bater recorde de casos, nesta quinta-feira, o boletim epidemiológico registrou mais 91 casos positivos, um triste recorde no número de pessoas confirmadas com a doença, de um dia para o outro, perfazendo um total de 1495 casos positivos, segundo o Blog do Marcus Cangussu.
Destes, 523 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 753 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença. Os que estão em quarentena somam 3591 pessoas.
Já nessa sexta-feira (10), serão definidas medidas mais duras de restrição para diversas cidades baianas que vêm apresentando um crescimento acentuado no número de casos da Covid-19, nos últimos dias. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, no início da noite desta quinta-feira (09), durante uma transmissão ao vivo para atualizar os números da doença no estado.
Fazem parte da relação de cidades que passarão a ter medidas mais duras de circulação de pessoas municípios como Jequié e Jaguaquara. Nesta sexta-feira (10), o governador irá fazer uma nova reunião de alinhamento com os prefeitos restantes.
O boletim epidemiológico do coronavírus em Jequié atualizado nesta quarta-feira-feira (8), registrou mais um óbito, sendo uma mulher, de 72 anos, moradora do bairro Curral Novo, portadora de hipertensão arterial sistêmica, e que estava internada no Hospital Geral Prado Valadares.
O Boletim Epidemiológico traz, também, o registro de mais 82 pessoas confirmadas com a doença, perfazendo um total de 1404 casos positivos.
Total de mortes em Jequié somam 40. A taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade chegou a 89,5 %
VEJA:

Após permanecer afastado por cinco dias do cargo, por determinação do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), o prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), retornou na manhã desta terça-feira (07) às atividades no gabinete da prefeitura. As informações são do portal Jequié Repórter.
O vice-prefeito Hassan Iossef, que foi empossado pelo presidente da Câmara Municipal, Emanuel Campos (Tinho), no cargo de prefeito interino, esteve nas funções até o final do expediente na segunda-feira (06). A expectativa é no sentido de verificar qual será o comportamento de Sérgio, em relação aos decretos assinados pelo seu substituto.
O prefeito interino assinou decretos renovando medidas para funcionamento da atividade comercial em Jequié e uma ementa estabelecendo medidas de controle e redução de despesas com pessoal e outros gastos de custeio, no âmbito da administração pública municipal.
Entre essas medidas, a de maior repercussão foi a de reduzir no percentual de 25%, no período de 1º de julho a 31 de dezembro deste ano, exclusivamente, os salários do prefeito e vice-prefeito de Jequié.
O cumprimento do calendário, já estabelecido pela Secretaria Municipal da Fazenda, para o pagamento dos salários dos servidores ativos e inativos, também está na relação das maiores expectativas de manutenção ou mudança por parte do prefeito.
Na madrugada de hoje (08), policiais rodoviários federais apreenderam cerca de 6m³ de madeiras transportadas irregularmente. O material, conhecido popularmente como vinhático, não possuía documentação fiscal comprobatória tampouco autorização ambiental do órgão competente.
A madeira estava na carroceria de um caminhão, modelo Ford/F4000, o qual foi fiscalizado pelos agentes federais por volta das 00h, no KM 677 da BR 116.
Questionado pelos PRFs, o homem de 55 anos que conduzia o veículo afirmou que havia sido contratado para retirar a carga em uma fazenda localizada no povoado de Oriente Novo e transportá-la até uma serraria na cidade de Jequié (BA), onde receberia a quantia de R$ 300,00 pelo frete.
Diante do exposto, a ocorrência foi encaminhada ao Instituto Do Meio Ambiente E Recursos Hídricos (Inema) local para adoção das medidas cabíveis.
Quarenta quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira (07), em Jequié. O flagrante ocorreu durante fiscalização de combate a criminalidade no KM 677 da BR 116.
Inicialmente, foi dada ordem de parada ao veículo que seguia de São Paulo (SP) com destino a capital Recife (PE). Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, os agentes decidiram aprofundar a fiscalização no ônibus.
Durante os procedimentos de vistoria no compartimento externo do ônibus, foram encontrados 27 (vinte e sete) tabletes de maconha prensada, escondidos em uma mochila e uma mala. Após checagem dos tíquetes das bagagens, a passageira de 26 anos, foi identificada como responsável pelo transporte da droga.
Aos policiais, ela relatou que a droga foi entregue em um hotel localizado em São Paulo (SP). Disse ainda que ganharia 1.500 reais para realizar o transporte da maconha até Igarassu (PE).
Estima-se que a droga no mercado possa valer quase 50.000 reais.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante e a mulher e o produto apreendido foram apresentados a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA). Inicialmente, ela responderá pelo crime previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que tem pena prevista de 5 a 15 anos.
O combate à criminalidade faz parte da rotina PRF, desde as abordagens no serviço ordinário à operações temáticas nacionais e regionais. Ao apostar na estratégia de orientar o policiamento com informações de inteligência policial, a instituição vem acompanhando a crescente estatística de apreensões de drogas. A ideia é enfraquecer a estrutura logística e financeira do crime organizado.
Informações: Ascom/ PRF.
O presidente da Câmara Municipal de Jequié, Emanuel Campos, declarou nesta segunda-feira (6), que testou positivo para o novo coronavírus. Segundo o Blog do Marcos Frahm, Tinho, como o presidente é conhecido, disse que na sexta-feira (3) teve dificuldades para respirar, redução de paladar, além de febre, cansaço e dores no corpo e na cabeça.
Desde então passou a ficar em isolamento domiciliar. O vereador afirmou que um dia depois, no sábado (4), foi no centro de atendimento à Covid-19 da cidade onde foi atendido.
O estado de saúde é considerado estável, sem agravamento. Segundo último boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Jequié tem 1.252 casos e 36 mortes pela doença.
O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, atualizado às 19h, de domingo (05), registrou mais dois óbitos em Jequié. Uma mulher, moradora do bairro Joaquim Romão, hipertensa e outra paciente, de 36 anos, moradora na Cidade Nova, diagnosticada com obesidade.
Ambas estavam internadas na UTI do Hospital Geral Prado Valadares. O boletim registrou, também, mais 45 pessoas confirmadas com a doença, perfazendo um total de 1172 casos positivos. Destes, 463 foram diagnosticados por meio do método laboratorial RT-PCR. 683 pacientes encontram-se recuperados e não apresentam mais os sintomas da doença.
A taxa de ocupação da UTI adulto para Covid-19, no Hospital Geral Prado Valadares, até o meio dia de domingo (05), 89,5%. Com informações do Jequié Repórter.
Policiais rodoviários federais apreenderam no início da tarde de hoje (05), em Jequié (BA), aproximadamente 110 Kg de maconha. A droga estava escondida em compartimento oculto de uma caminhonete FIAT/Strada, com placas de Belo Horizonte (BA). Um homem foi preso.
A equipe fiscalizava em frente a unidade policial da PRF, em Jequié (BA), localizada no km 677 da BR-116, quando foi dada ordem de parada ao automóvel, conduzido por um homem, de 38 anos.
Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório para consulta nos sistemas informatizados da polícia.
Os agentes federais perceberam um certo desconforto do motorista com a ação policial e decidiram vistoriar a carroceria da caminhonete, quando foram localizados os tabletes da droga, que totalizaram 110 kg de maconha. Parte da droga também foi localizada no pneu estepe.
O homem foi preso em flagrante delito e encaminhado, juntamente com o veículo e a droga apreendida, para a Delegacia de Polícia Civil local, para formalização do flagrante com base no art. 33 da Lei 11.343/2006, que tem pena prevista de 5 a 15 anos de prisão.
Mesmo em tempos da COVID-19, a PRF alerta que continua com seus procedimentos de fiscalização a fim de garantir a segurança nas rodovias federais em todo país e também intensificou ações para evitar assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículo roubado, contrabando e tráfico de entorpecentes.
A Polícia Federal juntamente com a Controladoria Geral da União deflagrou na manhã desta quinta-feira (2), a operação OLD SCHOOL, que visa combater fraudes em licitações e desvios de verbas públicas na cidade de Jequié. Saiba mais aqui.
O então prefeito de Jequié Sério da Gameleira foi afastado do cargo sob acusações de envolvimento nas fraudes de licitações anunciadas pela operação Old School.
Sérgio da Gameleira já havia sido afastado do cargo pela Câmera de Vereadores no último dia 16 de junho sob fortes acusações de desvio de dinheiro. Saiba mais aqui.
Entre às 16h e às 18h30 desta quarta-feira (16), equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou 2 ocorrências criminais, de natureza distinta. As ações aconteceram em trecho da Unidade Operacional da PRF, na BR-116, em Jequié (BA), Região Sudoeste da Bahia.
A primeira ocorrência foi registrada às 16h00 no Km 672 da rodovia, quando os policiais visualizaram um caminhão estacionado nas proximidades de uma oficina mecânica e resolveram aprofundar a fiscalização no veículo.
Foi identificado o responsável pelo caminhão e solicitado os documentos de porte obrigatório, porém, o homem relatou que não portava o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Durante a fiscalização no M.Benz/L 1620, foram encontradas indícios de adulterações nos elementos identificadores, como a supressão e regravação de caracteres.
Aos policiais, o atual possuidor do caminhão informou que comprou o carro há apenas dois dias atrás. A aquisição foi feita mediante o pagamento de 90.000 reais na cidade de Jaguarari (BA).
Já por volta das 18h23, na altura do quilômetro 677 da BR 116, a equipe resolveu abordar um automóvel FIAT/ Uno Mille, com placas de Pombal (PB).
Na fiscalização, os agentes perceberam um certo nervosismo e conversas desencontradas por parte do ocupante. Em consulta ao banco de dados e sistemas policiais utilizados pela PRF, foi constatado que o homem de 32 anos, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto decorrente de processo pelo não pagamento de pensão alimentícia, expedido pela Terceira Vara Mista de Pombal (PB).
As duas ocorrências foram apresentadas à autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Judiciária local, para os procedimentos cabíveis.
Fonte: Ascom PRF.