O governador Rui Costa informou na live transmitida nesta quarta-feira (20) que irá adiantar o horário de início do toque de recolher da cidade de Jequié para às 18h. A medida começa a valer já nesta quinta-feira (21).
A alteração se dá, de acordo com o gestor, devido ao aumento da taxa de infecção do novo coronavirus (Covid-19) no município. Na live, ele ainda fez um apelo: “Peço a compreensão da população de Jequié, não podemos continuar com essa taxa de crescimento”.
Conforme explicou Rui, existem condições para que dez novos leitos sejam abertos para reforçar a rede de atenção médica para o atendimento de pacientes acometidos pela doença, mas a iniciativa estaria dependendo da disponibilidade de novos médicos.
A prefeitura municipal de Jequié informou nesta segunda-feira (18), que o total de casos confirmados de Covid-19 chegaram a 162 nesta segunda-feira. Segundo informações da secretaria de saúde, são 712 casos suspeitos. 162 casos foram confirmados, destes 82 pacientes foram recuperados e houveram até o momento 3 óbitos.
Confira os dados da secretaria de saúde:

O governador Rui Costa anunciou hoje (13) que vai estender o decreto de restrição de circulação de pessoas para a cidade de Jequié, do mesmo modo que ocorreu em Alagoinhas, Itabuna e Ipiaú.
A medida é para conter a propagação do coronavírus. O anúncio foi feito em pronunciamento nas redes sociais. Rui determinou o toque de recolher após o município registrar 128 casos de coronavírus.
“Há a necesisdade de mudar padrão de medidas, diminuir a circulação de pessoas. Em dois dias apenas, Jequié e Lauro de Freitas, se continuar assim, vão ultrapassar Feira de Santana em número de casos”, disse Rui.
O médico Ramon Barbosa 43, que trabalhava na linha de frente da sala de emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié morreu neste domingo (10) após ser diagnosticado com a Covid-19, na cidade de Jequié. A informação foi divulgada pelo secretário de saúde Fábio Vilas-Boas.
Nas redes sociais, Fábio Vilas-Boas lamentou a morte de Ramon Barbosa, que segundo ele, trabalhava na linha de frente da sala de emergência do Hospital Prado Valadares, em Jequié.
A direção do Hospital Geral Prado Prado Valadares-HGRP divulgou Nota de Pesar, na manhã neste domingo (10), em sua página oficial no Facebook, pelo falecimento do médico.

De acordo com a nota, o profissional estava atuando na Sala de Estabilização (vermelha) do hospital, tendo apresentado os sintomas da Covid-19, no sábado (9), quando recebeu atendimento. foi entubado e, internado na UTI da unidade pública. Diante do agravamento do seu quadro, ainda na manhã deste domingo (10) foi providenciada a sua remoção por via área para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, tendo o paciente evoluído a óbito, ainda no início do percurso.
Até a noite deste domingo, a Bahia já registrava mais de 5.500 casos e ultrapassou mais de 200 morte, segundo o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e demais secretarias, departamentos e órgãos municipais, informa que vem seguindo, criteriosamente, os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no atendimento de saúde e das estratégias de enfrentamento ao Covid-19. E nesta segunda-feira, 27, foram registrados mais cinco novos casos positivos da doença, na cidade. Três desses novos casos, os resultados chegaram na noite desta segunda.
A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a importância fundamental para que a população siga, corretamente, todas as medidas preventivas, redobrando o cuidado com a higienização das mãos, evitando tocar na boca, nariz e olhos, além da manutenção do distanciamento social e do uso obrigatório da máscara, quando houver verdadeira necessidade de saírem de casa.
De acordo com as informações apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de Vigilância Epidemiológica e Assistência à Saúde, os bairros com casos confirmados de coronavírus, em Jequié, são: Jequiezinho (10 casos); Curral Novo (8 casos); KM 3 (3 casos); Centro (3); São Judas Tadeu (4); Pompílio Sampaio (1); Joaquim Romão (6); Loteamento Jardim Tropical (5). Os três novos casos confirmados, na noite desta segunda-feira, ainda não têm a identificação da localidade/bairro onde ocorreram.
Informações: Blog do Rodrigo.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, informa, neste domingo, 19, a ocorrência de mais sete casos positivos de Covid-19, no município, sendo três homens (de 9; 32; e de 58 anos) e quatro mulheres (de 25; de 31; 37; e de 44 anos).
Todos tiveram seus materiais coletados na sexta feira, 17, e receberam o resultado enviados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), em Salvador. Foram mais 7 casos somente neste domingo, e um total de 19 casos positivos de Covid-19 na cidade, desde o começo da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que os casos deste domingo foram originados pelo contato com uma das profissionais de saúde que testou positivo nos últimos dias.
Como todos apresentaram sintomas leves da doença, não foram encaminhadas para a internação hospitalar, permanecendo em isolamento domiciliar desde que surgiu a suspeita devido ao contato, conforme protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando todos os casos suspeitos e os que estão em isolamento domiciliar, assim como vem mapeando os casos confirmados, para que qualquer indivíduo que teve contato com pessoas contaminadas sejam acompanhadas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica e da Assistência à Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas, sobretudo ao público jovem, que evitem aglomerações, mesmo entre amigos e conhecidos que, nos últimos dias, têm se reunido nas próprias residências para acompanhar a transmissão de shows via internet. Esse tipo de encontro também é um canal de disseminação do vírus entre a população, por conta da existência de casos assintomáticos da doença.
A pessoa que tiver dúvida sobre a doença ou apresentar os sintomas do coronavírus, devem acionar o Disque Covid Jequié, através dos telefones (73) 98866 2779 ou (73) 98866 2164.
Informações: Rodrigo Ferraz
O Comitê Emergencial para Acompanhamento das Atividades Acadêmicas e Administrativas da Uesb, instituído por deliberação do Conselho Universitário (Consu), decidiu, nesta quarta-feira, 15, pela prorrogação, por mais 30 dias, a contar do dia 19 de abril, do período de suspensão das atividades presenciais de ensino de graduação, pós-graduação e extensão nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.
A decisão do Comitê Emergencial levou em conta um diagnóstico da expansão da Covid-19 na Bahia e nos municípios dos Territórios de Identidade no qual a Uesb está inserida, além de características do perfil do corpo discente da Universidade, e, ainda, medidas que estão sendo adotadas, tanto no âmbito do Estado da Bahia como no de diferentes municípios do Sudoeste, que estabelecem restrições para a mobilidade de pessoas como estratégia de enfrentamento da pandemia provocada pelo assim chamado “novo coronavírus”.
A íntegra da decisão tomada pelo Comitê Emergencial da Uesb, bem como as suas justificativas podem ser conferidas aqui.
Informações: Site oficial da UESB.
É com pesar que o Blog do Rodrigo Ferraz informa o falecimento do Pastor Rommhell Almeida, aos 52 anos.
Bispo, Conferencista e escritor, atualmente ele Pastoreava na Igreja Batista Colheita, em Jequié. O pastor foi vítima de infarto fulminante em sua residência, na cidade de Vitória da Conquista. Deixa esposa e filho.
Informações: Blog do Rodrigo Ferraz
Em Jequié, uma aglomeração de pessoas chamou a atenção de quem foi no Assaí Atacadista, isso porque, muitos clientes estão correndo para os supermercados com a intenção de estocar mantimentos durante a pandemia do coronavírus. Esta situação vem acontecendo também em Vitória da Conquista, onde é possível notar nos supermercados a aglomeração de pessoas comprando mantimentos para estocar durante a pandemia.
Para evitar qualquer tipo de tumulto uma viatura da PM foi colocada para garantir a segurança das pessoas no local, segundo o Coronel Gondim, a situação está sobre controle no Assaí Atacadista, que está liberando a entrada de 200 clientes por vez para evitar no interior da loja da Avenida Cesar Borges, em Jequié.
Informações: Blog do Rodrigo Ferraz.
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informa que nesta segunda-feira (24) o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, admitiu uma paciente com sintomas respiratórios e história de viagem recente ao norte da Itália (Siena), zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19, no último dia 14 de fevereiro, seguida de aparecimento de quadro gripal em 20 fevereiro. A paciente permanece em isolamento de precaução, desde seu atendimento na emergência, tendo sido confirmado pelo LACEN-BA infeção pelo vírus da influenza A, excluindo portanto infecção por COVID-19.
Já em Itabuna, no Hospital Manoel Novaes, uma criança, de 01 ano que esteve em viagem na Europa com passagem pela Itália, chegou há 12 dias no município, está internada em isolamento com sintomas respiratórios, tendo sido coletadas amostras de secreção respiratória para a realização de exames específicos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), conforme orientação do Ministério da Saúde.
Os exames serão processados conforme Protocolo internacional, através de exame PCR para Influenza e outros vírus respiratórios. As amostras negativas serão enviadas ao Laboratório de Referência Estadual (FIOCRUZ – RJ) para identificação do Coronavírus.
A Sesab, através do LACEN-BA, é um dos três únicos laboratórios públicos estaduais que vem disponibilizando um teste rápido PCR multiplex que identifica 21 tipos de vírus respiratórios em um período inferior a duas horas.
Os pacientes encontram-se estáveis, em isolamento (respiratório/contato) dentro das unidades, não ocasionando riscos para nenhum outro paciente internado na instituição, bem como para nenhum de seus colaboradores. A vigilância epidemiológica está monitorando os contatos dos pacientes e adotando as medidas de precaução cabíveis até que o diagnóstico seja definido.
A Divep e técnicos do Núcleo Regional de Saúde Sul estão investigando e acompanhando os casos e seus respectivos contatos.