A Polícia Federal juntamente com a Controladoria Geral da União deflagrou na manhã desta quinta-feira (2), a operação OLD SCHOOL, que visa combater fraudes em licitações e desvios de verbas públicas na cidade de Jequié.

As investigações tiveram início no final de 2018, a partir de representação formulada em Jequié, relatando que uma empresa estaria vencendo diversas licitações no município.

Na Operação Old School, a PF cumpre 17 mandados de busca e apreensão e seis medidas cautelares contra servidores públicos e empresas. O prefeito Sérgio da Gameleira será afastado do cargo.

São mais de 80 homens da PF e da Controladoria-Geral da União (CGU) envolvidos no cumprimento dos mandados e medidas cautelares. A operação policial resulta de investigações iniciadas em 2018, a partir de denúncia de vereadores.

Conforme a denúncia, uma empresa vencia todas as licitações do município. Numa delas, para reforma de 82 escolas, porém as obras eram “insatisfatórias”. O material usado nas reformas era de baixíssima qualidade.

O contrato “vencido” pela empresa, que não teve o nome divulgado, teve valor de R$ 8.853.846,66, pagos com recursos do Fundef. Do total de escolas que deveriam ser reformadas, apenas 23 passaram por obras, porém insatisfatórias, depois de três meses.

VEJA: 

Release Operação OLD SCHOOL