Analu Sampaio chamou a atenção na estreia da quinta temporada do The Voice Kids, no último domingo, por ter interpretado Madalena, clássico nas vozes de Ivan Lins e Elis Regina, e pela postura no palco, como se fosse adulta com apenas 11 anos. A criação familiar e a experiência de quatro anos no SBT explicam o desempenho da cantora mirim na Globo.

O UOL procurou a família de Analu para entender o comportamento da pequena artista, mas se surpreendeu quando a própria cantora atendeu ao telefonema. A reportagem pediu que ela chamasse os pais, para que eles autorizassem a entrevista, porém apenas a Globo poderia liberar. Como uma artista profissional, a menina conta agora com a assessoria do programa.

Nas redes sociais, Analu já é conhecida pelas aparições no Programa Raul Gil, como pontuou o colunista Mauricio Stycer, do UOL. Com mais de 78 mil seguidores, o perfil no Instagram tem cuidado com a parte gráfica e até contato de uma “assessoria”, que são os pais da cantora, Diego Áquila e Lily Sampaio.

“Achei engraçado que uma pessoa escreveu que ela tinha contratado uma empresa para administrar o Instagram dela. Poxa, estou com a bola toda!”, brinca o pai de Analu, que trabalha como designer gráfico e tem um estúdio fotográfico com a mulher. Em tempo: ele explicou que a filha só atendeu ao telefonema do UOL por estar próxima ao celular.

Analu Sampaio e Raul Gil no SBT Imagem: Rodrigo Belentani/SBT

“Acho que Analu se comunica bem e se porta dessa forma porque se interessa muito em ler. Ela cantou quando começou a falar. Eu toco violão todos os dias, para mim é uma terapia. A mãe estudou piano. A família toda é muito musical”, explica o designer.

A reverência a Elis Regina, chamada de “diva” por Analu no The Voice Kids, surpreendeu o público que a conheceu pela Globo, mas não quem a assistiu no SBT. Durante quase quatro anos, a pequena integrou o elenco do Programa Raul Gil. O apresentador chegou a chamá-la de “mini Elis” e “reencarnação” da cantora, que morreu em janeiro de 1982.

“Ela assistia ao programa com o avô e falava: ‘Queria participar do Raul Gil!’. Publicamos um vídeo dela cantando, o pessoal compartilhou e um produtor do programa entrou em contato. O Raul Gil gostou muito dela e a manteve no programa. A repercussão no The Voice Kids foi simplesmente fantástica. Em um dia, percebemos o quanto a Globo tem um poder incrível de alcance”, compara o pai de Analu.

 

Analu Sampaio cantou no Programa Raul Gil com Toquinho, Ivete Sangalo e Tiago Iorc Imagem: Montagem/UOL.

No Programa Raul Gil, Analu também dividiu o palco com artistas consagrados como Ivete Sangalo, Toquinho, Baby do Brasil, Daniel, Sandra de Sá e Tiago Iorc. Já tocou piano e se fantasiou de Carmen Miranda, e também foi convidada para os programas de Eliana, também no SBT, e Ronnie Von, então na Gazeta.

“Ela escuta outros tipos de música, gosta de pop e cantores internacionais, mas foi a MPB que a gente achou mais bacana, até pela valorização da música nacional”, afirma Diego Áquila, que se revezou nos últimos anos em Vitória da Conquista (interior da Bahia, onde Analu mora) e os estúdios do SBT, em Osasco (Grande São Paulo).

No SBT, aliás, Analu conheceu sua futura técnica. Em 2015, Claudia Leitte realizou o sonho de outra criança do programa que queria conhecê-la e, por alguns instantes, dividiu o palco com aquela que a encantaria cinco anos depois, no The Voice Kids.

Analu Sampaio conheceu Claudia Leitte em 2015, no Programa Raul Gil (SBT) Imagem: Reprodução/SBT.

Paulo Pacheco
Do UOL, em São Paulo