Por meio de nota pública, a Reitoria da Uesb esclarece os motivos que fizeram a Universidade não aderir ao processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.1, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

O documento informa que a pandemia da Covid-19 acarretou muitos impactos na vida acadêmica, como o adiamento ou suspensão de seleções. No entanto, reafirma o compromisso com a sociedade, confirmando a realização do processo seletivo 2021 para o ingresso nos cursos regulares de graduação, conforme decisão do seu Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Com relação ao Sisu 2021.1, a nota explica que a Uesb ofertou 1.186 vagas no Vestibular e 1.006 no Sisu, para o ano de 2020. Atualmente, a Universidade segue, em modalidade de Ensino Remoto, com o semestre letivo 2020.1 e tem previsão de encerramento do semestre letivo 2020.2 em novembro deste ano. Os estudantes ingressantes em 2020.1 e 2020.2 já foram selecionados, preenchendo essas vagas ofertadas.

Diante desse fato e da necessidade de adequação do Calendário Acadêmico da Universidade, impactado, sobretudo, pela pandemia, a Uesb optou por não aderir ao Sisu 2021.1, já que não tem como garantir o ingresso dos candidatos aprovados antes de novembro.

A Uesb reforça seus esforços para assegurar o direito da população ao ensino público de qualidade, principalmente, a milhares de jovens da região que só tem a Uesb como opção de ingresso no Ensino Superior.

Confira aqui a nota na íntegra