Postado por Redação Brasil em 21 de maio de 2019
Universo Diverso: Saiba sobre machismo, violência contra a mulher e Internet
No Universo Diverso desta terça-feira (21), a jornalista Luciana Nery trouxe a segunda parte da entrevista com o mestrando em Ciências da Computação pela Faculdade Fernando Pessoa, em Portugal, Carlos Nascimento. Ele foi questionado sobre a prática recorrente de mulheres exibirem-se nas redes sociais com ‘biquinhos’ e poses sensuais de biquíni e o quanto esta postura pode fortalecer o pensamento machista.
Carlos Nascimento argumentou que as mulheres detêm o direito de apresentar-se como bem entenderem nas redes sociais, inclusive com poses sensuais, mas que é preciso pensar sobre o conteúdo desta postura. A mulher precisa enxergar-se e saber como ela se projeta ao universo machista. “No mundo real ela se vê daquela forma?”, indaga o estudioso.
Na visão do mestrando, há nesta prática elementos como vaidade, ideia de autovalorização e do sentir-se desejada. “Mas quando essas pessoas se encontram com a pessoa real qual o choque da realidade para-além do mundo da self”. Indagado sobre o quanto essas imagens podem estimular o machismo, Carlso Nascimento afirmou que, de fato, há o risco de fortalecer o discurso da mulher sensual, “dada ao sexo”.