Na sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (26), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), o vereador Valdemir Dias (PT) cobrou da Prefeitura Municipal uma posição sobre a distribuição de kits de alimentação para alunos da rede municipal de educação. O parlamentar frisou que a resolução nº 2/2020 do Ministério da Educação traz as orientações para a distribuição de alimentos adquiridos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A legislação federal garante a alimentação das famílias dos estudantes da rede pública que estão com as aulas suspensas em razão da pandemia do coronavírus.  Valdemir alertou para a situação local: “Acontece que a prefeitura de Vitória da Conquista não está garantindo isso”.

Ele denunciou que o kit foi entregue apenas uma vez, mesmo o PNAE mantendo regular o envio de recursos para o município. “Que ela [prefeitura] cumpra o seu dever. Que ela cumpra a resolução nº 2 do MEC”, cobrou Dias. Ele ressaltou que o kit é fundamental para a segurança alimentar desses alunos, pois muitos são de famílias que vivem em situação precária, que piorou ainda mais com a pandemia. O edil falou que “esse governo não cuida das pessoas”, especialmente das que mais precisam.

Em sua fala, Valdemir também criticou a ausência de representantes da prefeitura nos debates propostos pela Câmara como reuniões e audiências. “A gente chama para o debate e, simplesmente, a prefeitura não aparece”, reclamou. Ele disse que o diálogo com a Casa traz a oportunidade do contraditório, quando todas as partes são ouvidas e se pode chegar a uma solução com discussão coletiva. Ele ilustrou sua defesa ao relatar reunião entre a Câmara e o secretário de Administração, Kairan Rocha, ocorrida nessa quinta-feira (25), para discutir a Guarda Municipal. Valdemir frisou que o gestor foi recebido com educação, pois o que os vereadores querem é informações e resolução de problemas.

O vereador também lamentou a morte de Robério Santos, morador do Quilombo São Joaquim de Paulo. Dias falou de sua relação de amizade e militância com Roberto e ressaltou que sua morte é uma grande perda.
FONTE: Ascom/ CMVC.