“A Bahia estação primeira do Brasil”, o verso de Caetano Veloso traduz o melhor do batuque baiano e também mostra o quanto o nosso samba se alastrou pelo território nacional, este que é um dos ritmos mais tradicionais do Brasil e está na origem daquilo que é mais tocado em nosso carnaval: o axé, o samba-reggae e o pagode baiano.

Aqui na Bahia, alguns dos nomes que levaram o nosso samba para o destaque brasileiro, foram Riachão, Gordurinha, Batatinha, Tião Motorista, Walmir Lima, Panela, Nelson Rufino, Edil Pacheco, Roque Ferreira e Ederaldo Gentil, dentre outros. Sambistas que vão ser homenageados no projeto Samba da Bahia Pra Toda a Bahia, um espetáculo, em formato de live, que acontece no dia 09 de abril, às 20h00.

“É importante destacar que, por conta da infinidade de ramificações dentro do próprio samba da Bahia, o nosso trabalho vai se debruçar exclusivamente sobre a obra dos compositores homenageados, destacando as canções que marcaram a trajetória de cada um. A exemplo de ‘Ilha de Maré’, Walmir Lima; ‘Chiclete com Banana’, de Gordurinha; ‘Samba Pras Moças, de Roque Ferreira e ‘Não deixe o samba morrer’, de Aloísio Silva, entre outros sucessos”, explica o músico e cantor João Luiz, coordenador do projeto.

Para a realização do espetáculo, vai ser montada uma estrutura de palco com som, iluminação e cenários que remetem à cultura do samba da Bahia. Além disto, no início da transmissão, serão exibidos alguns depoimentos de personalidades ligadas ao samba, para evidenciar a nobreza do nosso samba e também para destacar a importância do legado cultural deixado pelos homenageados.

“A pesquisa está sendo um elemento crucial deste trabalho, um papel importantíssimo, porque além do levantamento histórico, cultural e social do contexto em que o samba da Bahia está inserido, o que vai permitir reconhecer e situar essas pessoas ao longo de todo processo, a célula ritma marcante do samba baiano também vai estar em evidência”, pontua João Luiz.

Mas, antes do dia da apresentação, o público vai poder conhecer um pouco mais sobre a história do samba e dos sambistas da Bahia por meio de uma série especial de entrevistas, que vão ser transmitidas on-line, com historiadores, comunicadores, músicos e personalidades com vivência na cultura do samba, como Perfilino Neto, Paulo Pires, Luanda Lemos, André Carvalho, dentre outros convidados. Estas entrevistas vão acontecer, ao vivo, nos dias 05, 12, 19 e 26 de março e a última será no dia 02 de abril.

Para João Luiz, a expectativa é que “as pessoas de gerações diferentes possam entrar em contato com um pouco da história de sambistas como Batatinha, Riachão, Panela, por exemplo, e perceber que ainda existe na Bahia um movimento que preza pela continuação dessa vertente tão rica do nosso samba”, revela.

O projeto Samba da Bahia Pra Toda Bahia conta também com os músicos João Omar, Gabriela Mello, Emílio Bazé, Petrônio Joabe e Rafael Barreto, todos de Vitória da Conquista, “para mostrar que o sertão também ama o samba”, brinca João Luiz.

As ações do Samba da Bahia Pra Toda Bahia tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), graças à iniciativa do Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

 

SERVIÇO

Samba da Bahia pra Toda Bahia
Apresentação musical gratuita e online
Dia 09 de abril, às 20h30

Entrevistas especiais com personalidades
05, 12, 19 e 26 de março e 02 de abril, às 20h00

Contatos:

João Luiz : (77) 98873-9099
e-mail: jotaluiz.lima@gmail.com
Instagram: @joaoluiz.lisant

Dayse Maria : (77) 99182-3727