A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, realizada na manhã desta sexta-feira, 16, através do Sistema de Deliberação Remota (SDT, teve início com um minuto de silêncio pelo falecimento do senhor José Pithon, irmão do vereador Álvaro Pithon, ocorrido nesta quinta-feira, 15, em Salvador, onde se encontrava em tratamento médico.

Educação – O Dia do Professor, celebrado no último dia 15, foi lembrado pelos vereadores. Eles ressaltaram o momento difícil que os profissionais de educação vêm enfrentando nesse período de pandemia, lembrando que eles têm que se reinventar a cada momento para continuar atuando na formação de novos cidadãos. Disseram ainda que os professores municipais não têm tido motivos para comemorar o Dia do Professor por estarem sendo vítimas de perseguições, cortes salariais e falta de respeito por parte do Governo Municipal. Eles destacaram ainda que os monitores de creche, em sua maioria, não concordam com a aprovação do Projeto de Lei Ordinária do Executivo Nº 015/2020, em tramitação na Casa, e que a Bancada de Oposição deverá avaliar a possibilidade de votar contra a proposta.

Investimentos no município – Os vereadores discutiram a ausência de investimentos na revitalização da Lagoa das Bateias e na Zona Oeste de Vitória da Conquista nos últimos anos e a chegada de outros recursos para diversas localidades do município através do Finisa – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. Cobraram a finalização das obras da Avenida J. Pedral, que segundo eles, só foi feito 2,2km de um total de 12km de extensão. A troca de lâmpadas na Lagoa das Bateias e em diversos distritos foi comemorada por parlamentares que agradeceram ao Governo Municipal. Os edis apresentaram também uma série de cobranças de demandas da população conquistense, a exemplo de duplicação, construção de viadutos pela Via Bahia na BR-116, ações do Governo Municipal na Zona Oeste, prestação de contas dos recursos federais destinados à cidade para o combate à Covid-19 e a construção de um hospital público veterinário para amenizar o sofrimento dos animais de rua de Vitória da Conquista.

Água na zona rural – A falta d’água na zona rural voltou a ser assunto na sessão. Os parlamentares cobraram o fornecimento de água para a zona rural com destaque para a região de Poço de Aninha, Muritiba, Lagoa de Maria Clemência e Riacho de Teófilo, cujos moradores estão sofrendo com a falta de água, uma vez que nos últimos anos houve grande redução na oferta de carros-pipa para abastecer as comunidades rurais. Foi feito agradecimento ao Governo do Estado da Bahia pela garantia de atendimento de demanda para abastecimento de água no povoado de Cachoeira das Araras, além de outras regiões, como: Ribeirão, Forquia e Morro dos Macacos.

Via Bahia – A reunião realizada na tarde de quinta-feira, 15, de forma virtual, entre vereadores, representantes da ANTT, PRF, Ministério dos Transportes, Via Bahia e diversas entidades representativas, para discutir ações da Via Bahia na região de Vitória da Conquista, também foi relatada pelos parlamentares. Eles lembraram que há muito tempo vêm cobrando da empresa ações que visam a melhoria da BR-116, trecho que corta a cidade, e que existe muita promessa mas que até o momento nada foi feito de forma efetiva.

Estrada do Iguá –  Também foi parabenizada a Secretaria de Infraestrutura da Bahia pela garantia da publicação de licitação para início das obras na Estrada do Iguá e recapeamento da Estrada da Limeira (BA-639).

Eleições – Houve ainda o destaque para a aproximação das eleições, quando surgem as mentiras no horário eleitoral, com o objetivo de enganar a população. Os parlamentares disseram esperar que as respostas para esse tipo de comportamento de alguns candidatos ocorram nas urnas.

Insalubridade para profissionais de Saúde –Foi destacado ainda que a Promotora Guiomar Miranda, do Ministério Público da Bahia, acatou pedido de representação contra a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista para elevação de grau máximo do adicional de insalubridade, devido à pandemia da Covid-19.

Fonte: Site Oficial CMVC.