A oftalmopediatria é uma especialidade oftalmológica destinada a diagnosticar e tratar problemas oculares detectados em crianças e adolescentes, desde o nascimento até a formação completa de sua visão.

De acordo com a oftalmopediatra Laís Porto, “o desenvolvimento da visão das crianças pode ocorrer até os nove anos de idade”. Isso torna imprescindível o acompanhamento oftalmológico, pois, durante este período, ou até mesmo logo após o nascimento, a qualidade visual está passível de sofrer alterações, mediante a evolução de doenças congênitas, ou o aparecimento de outras que possivelmente tenha se desenvolvido com a influência de fatores externos.

Alguns erros do sistema visual, se não tratados de maneira precoce, podem ser irreparáveis, afirma Laís. Desta forma, a primeira consulta deve ser realizada ainda nos primeiros seis meses de vida e, após isso, o retorno deve ser anual. Os problemas comuns são de origem refracional, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Todavia, é possível o desenvolvimento de outras doenças como catarata congênita, ambliopia, glaucoma congênito e até mesmo retinoblastoma, que diz respeito a um tumor maligno que pode trazer conseqüências potencialmente graves à vida da criança.

As alterações visuais têm interferência direta nas relações da criança com a sociedade. Na escola, por exemplo, é perceptível a dificuldade de alinhamento ao perfil de outros colegas que tem a visão normal. Nesta perspectiva, o rendimento escolar sofrerá oscilação negativa, proporcionalmente à dificuldade de concentração nas aulas. Diante disso, o quanto antes for detectado o problema, maiores serão as possibilidades de correção. A visão, por ser um dos principais sentidos do corpo humano, necessita de uma atenção especial, pois é ela que nos permite ver a beleza do mundo e de tudo que o compõe.

*Dra. Laís Porto – oftalmopediatra 
Clínica Agnus Dei – Rua Otávio Santos 381 – 6º Andar – Recreio, Vitória da Conquista
Telefone: (77) 2101-5555

Texto: Cíntia Gonçalves