GOVERNO DO ESTADO - EMBASA
GOVERNO DO ESTADO - AÇÕES
VickPark 1
CORTINA E CIA COLCHÕES

Neste domingo, a Avenida Integração foi tomada de verde, amarelo, azul e branco, cores que representam a diversidade do Brasil no tradicional Desfile Cívico do Sete de Setembro. Divididos em alas, os participantes homenagearam os 203 anos de independência do país, em iniciativa organizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), com o tema “Mulheres de ontem e de hoje: Construindo o futuro de Vitória da Conquista”.

De acordo com a prefeita Sheila Lemos, o desfile é de suma importância porque reforça a importância da independência do Brasil, da alegria de um país livre. “É muito importante mostrar às nossas crianças o amor que a gente tem pelo nosso país, essa alegria, esse cuidado e carinho que nós temos com a nossa pátria. Estamos presentes com 18 escolas municipais em homenagem às mulheres conquistenses que fizeram essa cidade, mulheres de ontem e de hoje que contribuem para construir o futuro de Conquista. Nós também homenageamos àquelas mulheres anônimas, que acordam todo dia cedo, vão trabalhar para colocar alimento nas mesas das famílias. Ou seja, todas as mulheres que constroem Vitória da Conquista”, disse a gestora.

Sentimento compartilhado com o vice-prefeito, Aloisio Alan. “Muito feliz por confraternizar e participar desse momento cívico tão importante para o nosso país. Aproveito para parabenizar as mulheres que fizeram e fazem de Conquista uma cidade cada vez melhor para se viver”, afirmou.

Este ano, cerca de 1800 alunos das escolas do município e de 20 entidades civis participaram do desfile cívico, que teve início, após a revista da tropa da Guarda Municipal feita pela prefeita Sheila Lemos e pelo vice Aloisio Alan, com a Associação dos Ex-Comandantes do Brasil, seguidos do Tiro de Guerra 06/006, Colégio da Polícia Militar Eraldo Tinôco, Núcleo de Veteranos da PM e mais oito alas representando os grupamentos militares. Posteriormente, foi a vez do 7º Batalhão de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel (Samu 192).

O momento da Smed no desfile, com 14 alas, chamou a atenção da comunidade devido à quantidade de obras representativas e o multicolorido artístico. A primeira ala (oficial) apresentou o brasão do município e o carro alegórico com um rosto tridimensional de uma mulher representando o tema. A segunda ala denominada “Mãe Terra” tratou sobre a natureza, por meio da Reserva Florestal do Poço Escuro. As alas 3 e 4 foram denominadas de “Mulheres na Antiguidade” e “Mulher na Independência”. A ala 5, por sua vez,  fez uma homenagem à “Mulher na Educação”. Teve as alas 6 (Esporte),  7 (Mulheres na Política), 8 (Mulheres na Saúde), 9 (Mulheres Empreendedoras), 10 (Mulheres Negras Inspiradoras), 11 (Mulheres Indígenas), 12 (Mulheres na Justiça), 13 (Mulher: Lutas e conquistas) e, a última, Mulheres Artistas e Literatas. A prefeita Sheila Lemos, vereadoras, secretárias municipais e juristas foram algumas das homenageadas.

|Segundo o secretário da Smed, Edgard Larry, o desfile cívico é mais um momento histórico em Vitória da Conquista, uma oportunidade única de exercer o patriotismo. “Este ano, conforme orientação da prefeita Sheila Lemos, estamos trazendo para a avenida um novo tema referente ao município, as mulheres que fizeram e fazem história, construindo o futuro de Vitória da Conquista, seja na área da política, da educação, no empreendedorismo, entre outras áreas. É muito importante essa comemoração, essa grande homenagem”, disse Larry.

Irma Lemos, Edgard Larry, Sheila Lemos, Ivan Cordeiro e Aloisio Lan

O presidente da Câmara de Vereadores, Ivan Cordeiro, demonstrou orgulho de participar dos festejos do Sete de Setembro. “Trata-se de uma data de celebração nacional que estamos muito orgulhosos de comemorar aqui em Vitória da Conquista nesse importante evento organizado pela Prefeitura. Ainda mais este ano que a homenagem está sendo direcionada às mulheres. A Câmara, portanto, fica muito feliz de participar desse momento simbólico”, comemora.

BLOG DO REDAÇÃO - INSTAGRAM
Novo Paraiso